sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Você sabe o que é Global Sul?


Global Sul é um novo termo, usado pelos estudiosos em missiologia e crescimento da Igreja, para referir-se ao assombroso crescimento da Igreja na America Latina, África e Ásia, ao mesmo tempo em que o cristianismo está se enfraquecendo em países antes considerados o berço do Cristianismo (Europa e EUA).
Os EUA e a Europa indiscutivelmente ainda possuem um papel importante no cumprimento da Grande Comissão no planeta, o número de conversões e o crescimento da Igreja é, estatisticamente comprovado, muito maior nos países do Global Sul.
Curiosamente há hoje um grande fluxo de missionários latino-americanos, africanos e asiáticos saindo de seus países para evangelizar nos EUA e na Europa, retornando assim a graça que nos foi concedida por Deus por meio de missionários americanos e europeus no século passado.
Nos EUA, as chamadas “igrejas étnicas” (igrejas fundadas e/ou compostas por imigrantes – sobretudo latinos e africanos) são o seguimento que mais cresce nas principais denominações pentecostais americanas como a Igreja de Deus, a Igreja do Evangelho Quadrangular e a Assembléia de Deus.
Eis alguns dados interessantes coletados em uma pesquisa realizada pelo irmão John Piper:
No início do século XX, aproximadamente 71% dos cristãos professos viviam na Europa. No final do século XX, este número caiu a 28%. 43% dos cristãos viviam então na América Latina e na África.
No ano 1900, a África tinha 10 milhões de cristãos, equivalente a 10% da população. No ano 2000, o número de cristãos era de 360 milhões, equivalente à metade da população do continente. Esta é provavelmente a maior mudança em termos de afiliação religiosa já ocorrida na história.
A Igreja Anglicana possui 17 milhões de membros batizados na Nigéria, comparado com 2.8 milhões nos EUA.
Neste domingo passado, mas anglicanos foram ao culto no Quênia, na África do Sul, na Tanzania e em Uganda do que na Grã-Bretanha, Canada e Episcopais nos EUA combinados.
Neste domingo passado, mais cristãos foram ao culto na China do que na chamada “Europa Cristã”.
Há mais pessoas nas igrejas quenianas aos domingos do que no Canadá.
Mais missionários do Brasil estão ativamente envolvidos em ministério transcultural fora de seu país do que da Grã Bretanha e do Canadá. Em outras palavras, as igrejas do Global Sul estão enviando cada vez mais obreiros ao campo missionário.
No último domingo, mais presbiterianos estiveram na igreja em Gana do que na Escócia.
Na semana passada, pelo menos 15 mil missionários estrangeiros estiveram trabalhando duro e evangelizando na Grã Bretanha. A maioria destes missionários são da África e da Ásia.
Ao que parece, a nuvem está se movendo do chamado “primeiro mundo” para o chamado “terceiro mundo”.
var addthis_pub = 'paoevinho';
var addthis_language = 'pt';var addthis_options = 'email, favorites, digg, delicious, myspace, google, facebook, reddit, live, more';

por Hugo


2 comentários:

  1. Complexo... Ha o que se comentar acerca desses fenomenos.

    ResponderExcluir
  2. “Não importando como se possa interpretar as instruções de Paulo sobre os dons espirituais, há um ponto importante com o qual todos temos que concordar: É que a reunião de Atos 2 foi totalmente dirigida pelo Espírito Santo. Aquela igreja recém-nascida não tinha ainda aprendido o suficiente para querer controlar a Deus. Os crentes não tinham ainda desenvolvido preconceitos sobre que práticas seriam aceitáveis e quais não seriam aceitáveis. Eles não tinham uma base na Bíblia e nem na experiência para entender o que estava acontecendo.
    Observemos as características deste culto dirigido pelo Espírito Santo:
    1 – Estavam orando;
    2 – Estavam em unidade;
    3 – Todos falavam em línguas;
    4 – Incrédulos ouviram aquelas línguas;
    5 – Pessoas foram salvas.”

    Livro: “Quando os céus invadem a terra”

    ResponderExcluir