quarta-feira, 7 de outubro de 2009

O Que Definirá Uma Igreja Orgânica nos Próximos Anos – Parte 3


Na terceira e última parte desta série de artigos sobre a Igreja Orgânica, abordaremos alguns pontos cujo entendimento é fundamental para a manifestação de uma Igreja que opere de forma orgânica, como um organismo, e não como uma organização. O correto entendimento e uso dos dons espirituais que o Senhor deixou à sua Igreja são cruciais para que os membros do Corpo de Cristo operem sinergeticamente, edificando-se uns aos outros mutuamente e manifestando a Glória do Filho de Deus na terra.
Como esclareci no início desta série, não proponho mudança aos modelos eclesiásticos já estabelecidos. Estas estruturas sempre estarão entre nós, até o momento em que Cristo voltar para nos resgatar deste mundo. Não obstante, creio que ao lado das estruturas religiosas nas quais muitos de nós nascemos, haverá uma Igreja que emergirá com as características que procurei descrever nestes artigos, além de outras que talvez não foram abordadas aqui. Esta Igreja surgirá às margens do institucionalismo religioso. Será reconhecida por muitos como um mover genuíno de Deus e rechaçada por muitos outros.
O Ensino das Escrituras Dividirá Espaço com Outros Dons Espirituais
Igrejas orgânicas serão carismáticas em sua essência. Elas valorizarão o ensino das Escrituras, mas suas reuniões não se darão somente em torno do estudo da Bíblia. A exemplo daquilo que Paulo nos descreve em 1 Cor. 14:26, os encontros da Ekklesia serão dinâmicos e voltados ao livre exercício de cada membro do Corpo de Cristo, e não somente aquele que ensina ministrará. Haverá uma grande expectativa em torno dos encontros da Ekklesia, porque o Cristo ressurreto se manifestará ali, pelo livre fluir dos dons espirituais que cada individuo traz para o ajuntamento. A mentalidade entre os membros maduros não será somente a de receber sua bênção (ouvir uma boa palavra ou receber uma oração), mas a de edificar o Corpo de Cristo com o dom espiritual que traz, seja doutrina, seja linguas, seja intepretação, seja revelação. O Espírito Santo será derramado de tal maneira que visões e profecias serão algo constante, até mesmo entre nossos filhos (Joel 2:28-29). Igrejas orgânicas serão ricas no dom de profecia (1 Cor. 14:1) e usarão este dom para trazer muitos pecadores ao arrependimento (1 Cor. 14:25-26). Salmos ou cânticos proféticos (Lucas 1:46-55, Lucas 1:67-79), uma manifestação rara nos dias atuais, se tornarão mais comuns.
Desmistificação e Redescobrimento dos Ministérios Apostólico e Profético
Igrejas orgânicas entenderão o funcionamento do apostolado e do ministério profético na Ekklesia. Apóstolos e profetas não serão papas no pináculo de alguma organização religiosa. Serão servidores e, muito provavelmente, se recusarão serem chamados de “apóstolos” ou “profetas” devido à degradação destes termos nos dias atuais. Apóstolos e profetas na Igreja orgânica serão pais espirituais, cuja tarefa principal será gerar filhos em Cristo e criá-los, para que cheguem à maturidade e se tornem colunas na Casa de Deus. Não trarão nova doutrina ou “adicionarão novos textos à Bíblia”. Não trazem nova revelação, mas nos levam de volta à revelação que os primeiros apóstolos e profetas tiveram e experimentaram. Serão homens dotados de divina revelação quanto ao funcionamento orgânico do Corpo de Cristo. Eles nos apresentam o mesmo Fundamento que os primeiros apóstolos e profetas nos revelaram, e que foi encoberto por milênios de institucionalismo clerical na Igreja. Apóstolos e profetas serão catalisadores do Espírito para que a Igreja manifeste a realidade para a qual aponta a Palavra Escrita: Cristo Vivo sendo manifestado nos membros, por meio de um batismo no Espírito Santo coletivo, que fará com que os membros trabalhem sinergeticamente entre si, por meio de seus dons espirituais. Este é o Fundamento apostólico-profético (Ef 2:20), a revelação ao vivo e em cores do mistério entre Cristo e a Igreja (Efésios 5:32).
O Ressurgimento das Equipes Intinerantes
Equipes intinerantes irão de casa em casa, em cada cidade, para dar apoio às comunidades orgânicas que se formarão. Elas terão o propósito de fortalecer a Ekklesia em diferentes localidades, complementando-a com seus dons espirituais e, por palavra profética e imposição de mãos, estabelecendo outros dons e ministérios na congregação local (Atos 6:6, Romanos 1:11, 1 Tim 4:14, 2 Tim 1:6).
♦ ♦ ♦
Hoje, por todo o Brasil e afora, já existem comunidades que iniciaram sua jornada rumo a uma expressão mais orgânica do Corpo de Cristo. Muitas já manifestam alguns dos elementos aqui citados. Que o Senhor nos leve de retorno à simplicidade de Cristo, e à glória uma vez manifestada entre os santos, em preparação para uma Igreja Gloriosa (Efesios 5:27), a qual nosso Amado vem buscar.
var addthis_pub = 'paoevinho';
var addthis_language = 'pt';var addthis_options = 'email, favorites, digg, delicious, myspace, google, facebook, reddit, live, more';

Nenhum comentário:

Postar um comentário