quarta-feira, 11 de novembro de 2009

A VIDA DA IGREJA QUE FAZ A DIFERÊNÇA. Parte 1


Introdução
“E perseveravam na, doutrina dos apóstolos, na comunhão, no partir do pão e nas orações.” At. 2:42

Muitos irmãos, doutores, pastores, teólogos, pessoas sem instrução acadêmica, quando se deparam com o livro de Atos ficam incomodados com a vida da igreja que é revelada ali. Creio que se formos honestos, admitiremos que a Igreja revelada nestas páginas é muito diferente das ou dá que conhecemos.
Uma Igreja que em pouco tempo colocou o mundo conhecido da época de cabeça para baixo, fez um impacto transformador por onde ela se manifestou quer seja com dois, ou com grupos maiores.
A pergunta que constantemente tenho feito é onde esta poderosa Igreja falhou para que o mesmo poder e vida não permanecessem conosco até hoje? Ou o que aconteceu para nos distanciarmos tanto da vida bíblica da Igreja, e substituirmos a simplicidade de Jesus por fórmulas, conceitos denominacionais, regras e estratégias de homens?
Penso que nestes pequenos escritos poderemos identificar algumas coisas primordiais que faziam parte desta poderosa Igreja, e que está escasso em nosso meio hoje em dia. Quem sabe o Deus vivo nos restaure completamente para vivermos na plenitude de sua vontade como Igreja?!
Gostaria de começar essa discursão questionando sobre o que é igreja na bíblia? Como Deus instituiu a Sua Igreja? Quais os propósitos principais da igreja? Quais ferramentas Deus forneceu a ela para a sua atuação neste mundo tenebroso e sombrio?
É claro de que como não é meu propósito expor desta vez o que é igreja, vou apenas dar uma passada superficial naquilo que entendo ser igreja nos moldes bíblicos.
A palavra grega para igreja é “Ekclésia” , que pode ser traduzida como assembléia, e esta palavra é a junção das seguintes palavras gregas: “ek”, para fora de; e klésis chamado; ou seja, chamados para fora. Aqui já começamos a visualizar uma controvérsia da igreja atual que insiste em permanecer dentro de templos, de seus conceitos, de suas estruturas “seguras”, etc., quando na verdade Deus tem nos chamado a nos envolver com as pessoas que estão sofrendo no mundo, do lado de fora. Esse termo, era usado pelos gregos para descrever um corpo de cidadãos “reunidos” com a finalidade de discutir assuntos do estado (At.19:39). Tem duas aplicações ao grupo de cristãos: a) ao grupo inteiro dos redimidos ao longo de toda a era atual, o grupo acerca do qual Cristo disse : “Eu edificarei a minha Igreja”, e que mais tarde é descrito como a igreja que é o seu corpo; b) no singular, refere-se a um grupo de crentes professos , e no plural diz respeito a igrejas de um distrito.
A igreja jamais foi identificada com local físico, desde a afirmação de Jesus a samaritana, nunca mais ninguém se referiu a igreja como um local físico específico.
A igreja de Jesus é fundamentada baseada em uma revelação que vem do Pai (MT. 16:17-19), jamais alguém faz parte do precioso corpo de Cristo, sem que antes seus olhos sejam abertos pelo Pai celestial .
Sem a revelação da pessoa de Jesus, sem termos intimidade com o Seu nome, não podemos afirmar jamais que fazemos parte de Sua igreja. Não é de se admirar que muitos hoje pleiteiam por suas instituições, por seus conceitos denominacionais; isso porque não se submetem a revelação da Pessoa de Jesus, que é dada pelo Pai somente aos humildes de coração, somente a quem o Pai quiser revelar.
Só existe uma igreja de Jesus, ela é unida pelos que estão com o Senhor e por nós que aqui estamos em Cristo, pois nEle todas as coisas são uma ; portanto qualquer outro ser que reclame autoridade sobre a Igreja de Jesus deve ser repreendido imediatamente, quer seja apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres, a Igreja só tem um dono, e este é Jesus, as demais partes devem ser comandadas pela cabeça, caso não suceder desta forma, esta pessoa não faz parte do corpo de Cristo.
Esta igreja de que estamos vendo acima, era uma comunidade, assembléia de irmãos que não eram limitados nem no tempo ou no espaço, e eles tinham um poder incrível para crescerem a tal ponto de fazerem com que as bases firmes do império romano. Um império que a ninguém temeu, a todos enfrentava com poder e sem misericórdia, por mais valentes e armados os exércitos viessem contra ele, este império sempre os enfrentava; mas um grupo minúsculo, de pessoas “desarmadas”, iletrados e sem treinamentos táticos de batalha, começa a ameaçar o seu império, a sua força, e com um reproduzir incrível, cresce de maneira epidêmica, a tal ponto de fazer com que este império os persiga atacando-os com grande violência. Mas como dizia alguém “o tiro saiu pela culatra”, a cada morte de um cristão na arena, outros tantos se convertiam. Até um imperador, surtou diante deste grupo, desta assembléia, desta igreja poderosa!
Onde estava o segredo? O que eles faziam? Porque as autoridades corruptas, e maldosas não se sentem ameaçados com a nossa presença? Pelo contrário, se sentem atraídos por nossos encontros políticos.
Esta igreja tinha um estilo de vida, e este é o que desejo apresentar a todos vocês neste momento.

Continua...


Luciano Couto

Nenhum comentário:

Postar um comentário