sábado, 7 de novembro de 2009

A Igreja que não existe mais (parte 1)



Por: Ariovaldo Ramos"Todos os que criam estavam unidos e tinham tudo em comum. E vendiam suas propriedades e bens e os repartiam por todos, segundo a necessidade de cada um. E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam com alegria e singeleza de coração, louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E cada dia acrescentava-lhes o Senhor os que iam sendo salvos." At 2:43-47Na época do surgimento da Igreja do Novo Testamento, a palavra igreja significava, apenas, uma reunião qualquer de um grupo organizado ou não. Assim, o texto nos revela que havia um grupo organizado em torno de sua fé (Todos os que criam estavam unidos) – todos acreditavam em Cristo. Segundo o texto, os participantes do grupo do Cristo não tinham propriedade pessoal, tudo era de todos (tinham tudo em comum) – os membros desse grupo vendiam suas propriedades e bens e repartiam por todos – e isso era administrado a partir da necessidade de cada um; e se reuniam todos os dias no templo; e pensavam todos do mesmo jeito, primando pelo mesmo padrão de vida (unânimes); e comiam juntos todos os dias, repartidos em casas, que, agora, eram de todos, uma vez que não havia mais propriedade particular; e eram alegres e de coração simples; e viviam a louvar a Deus; e todo o povo gostava deles, e o grupo crescia diariamente. Diariamente, portanto, havia gente acreditando em Cristo, se unindo ao grupo, abrindo mão de suas propriedades e bens e colocando tudo à disposição de todos.Essa Igreja era a Comunhão dos santos – chamados e trazidos para fora do império das trevas, para servirem ao Criador, no Reino da Luz.Essa Igreja não precisava orar por necessidades materiais e sociais, bastava contar para os irmãos, que a comunidade resolvia a necessidade deles. Deus havia respondido, a prioridade, todas as orações por necessidades materiais e sociais, fazendo surgir uma comunidade solidária. O pedido: "O pão nosso de cada dia, dá-nos hoje." (Mt 6.9) estava respondido, e diariamente.Então, para haver o "pão nosso" não pode haver o pão, o bem ou a propriedade minha, todos os bens e propriedades têm de ser de todos. Mais tarde, eles elegeram um grupo de pessoas, chamadas de diáconos – garçons, para cuidar disso (At 6.3). Então, diante de qualquer necessidade, bastava procurar os garçons, que a comunidade cuidava de tudo. Era o princípio do direito: se alguém tinha uma necessidade, a comunidade tinha um dever.Essa Igreja não existe mais!Continua...





Fontes: http://www.ariovaldoramos.com.br/





http://www.lideranca.org/cgi-bin/mods/apage/apage.cgi?f=igreja.html&apdir=destaques

CONTINUA!

2 comentários:

  1. Olá, já li este texto, ele é uma porção extraída de algum livro, mas não me recordo qual,o fato é que ainda que a igreja mencionada(bíblica) não seja tão expressiva nos dias de hoje, ela ainda existe, nunca deixou de existir, a questão é que aquilo que a maioria tem por igreja nunca foi a igreja de fato. Acredito que no mundo hoje existam milhares de pequenas comunidades compartilhando de um viver cristão, simples e em amor, sem toda esta religiosidade, falsa aparência e hipocrisia. O mais importante é que devemos ter uma consciência de que não basta ter olhos para apontar os erros da "igreja moderna", precisamos nos sujeitar a mudança e este é um processo de morte diária e tenho visto poucos dispostos a tirar os camelos dos próprios olhos, antes de apontar o cisco no olho dos demais.Por exemplo, a comunidade da igreja primitiva tinha tudo em comum, o que significa que não se prendiam de forma alguma a bens materiais, ou seja o que for, logo pergunto você é preso a estas coisas? Colocaria o seu carro, sua casa, seu alimento, seu serviço a disposição de todos pelo bem comum? Você realmente estaria disposto a assumir a responsabilidade de administrar este "tudo em comum"? Pelas suas respostas, você já deve ter percebido que aqueles homens e mulheres realmente entenderam o que Jesus quis dizer quando disse que não pertencemos a este mundo. Resolvi comentar aqui por que tenho visto muita gente engrossando a voz para falar da igreja moderna, mas no fundo não tem quase nenhuma atitude para realmente mudar, no final só conseguiu construir um tipo sistema particular onde ele mesmo diz o que é certo ou errado. Espero no Senhor, que você não seja um destes, mas se for que pelo menos possa refletir sobre o assunto. Deus abençoe.
    www.missoes2020.org

    ResponderExcluir
  2. com certeza, concordo... é preciso refletir e agir sempre! fazer a nossa parte é importante... Deus está vendo as intenções e disposição de cada um pelo Seu Reino de Amor!! é preciso mudança na mentalidade dos líderes! é preciso atitudes relevantes de cada filho de Deus por causa do que Cristo fez, do amor incondicional!!

    ResponderExcluir