sexta-feira, 13 de novembro de 2009

CONSIDERAÇÕES DE ENCONTROS DA ASSEMBLÉIA (EKKLESIA). Parte I




No ano Passado, tive em um retiro de uma semana para buscar a Deus e estudar a Palavra. Decedi no meu espírito, não levar livro algum, a não ser a Palavra de Deus e um dicionário bíblico.

Fui muito edificado pelo que estudei ali e gostaria de compartilhar algumas coisas, algumas considerações sobre a Igreja.

Desejo que Deus te abençoe!


O termo ekklésia é definido como chamados para fora, e biblicamente indica uma assembléia, ou um corpo de cidadãos reunidos com a finalidade de discutir os assuntos do reino com o objetivo de obedecer e cumprir as ordens e orientações do Rei.
PARTICIPANTES DESTE ENCONTRO.
Além de seus oficiais, tais como apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres, presbíteros, bispos, anciãos, os demais membros com os seus dons variados, deveriam participar ativamente.
É difícil definirmos uma quantidade específica para uma atuação eficaz. Por exemplo, Jesus tratou com 12 pessoas, e apesar de atos 2 existirem 120 reunidos, as assembléias podem ter acontecido com menos pessoas, como no caso de Paulo com os doze de Éfeso.
O que é importante ressaltar é que todos têm o seu devido valor e lugar quando se trata de um corpo saudável.
Em I Pe. 2:5, lemos sobre o fato de sermos (lithos zontes) pedras viventes, ou pedras com vida. O significado tem haver com pedras do chão, lápides, pedras de construção. Quando essas pedras são agrupadas e ajustadas elas são utilizadas na construção, na edificação de um edifício, uma casa espiritual. (pneumáticos), ou uma casa apropriada para o Espírito, um ambiente, um corpo propício para receber as manifestações do Espírito. O Espírito fará toda a diferença. Somente assim poderemos exercer o nosso (hierateuma) ou sacerdócio que na verdade só pode ser realizado em um grupo ou corpo de sacerdotes (2:9). Um ofício, qualidade, grau e serviço sacerdotal, ou ao Senhor. Sendo que o propósito é oferecer sacrifícios espirituais aceitáveis a Deus por Jesus Cristo.
A palavra grega para o termo “oferecer” é (anaflero) primariamente levar, conduzir, ou levar completamente, diz respeito ao sacrifício de Jesus por nós, que foi um sacrifício levado até o fim.
Então oferecemos ( thusia pneumáticas) sacrifício espirituais, procedentes de um ambiente espiritual. O termo pneumátikos sempre conota as idéias de invisibilidade e de poder. É uma palavra pós- pentecostes. Coisas que são originadas em Deus. Estão em harmonia com Seu caráter, como Sua Lei está. São espirituais, que é anteposto ou contrário ao tipo material. Coisas do céu, só podem ser oferecidas por quem possui uma mente espiritual, só podem ser comparadas com coisas espirituais.
Quando Efésios 5:19; Colossenses 3:16 fala de cânticos espirituais, são estes cujo os estribilhos são as coisas reveladas pelo Espírito. E sabedoria e inteligência espiritual, são sobre coisas espirituais (Cl. 1:9)
Por isso em João 4:23, afirma-se que Deus só recebe adoração de pessoas espirituais, que conseguem ir além do comum, do material e adentram níveis espirituais, que seja em línguas comuns como estranhas. São sacrifícios que consistem de louvor e ação de graças, caridade e mútuo compartilhar, e que são inspirados pelo Espírito Santo.
Só este tipo de louvor é aceitável e agradável a Deus, e isso quando é oferecido por meio de Jesus.
Esta congregação de pedras vivas é que nos referimos em I Pe. 2:9 (genos) é traduzido por linhagem, tornar-se descendência. Não significa país, a palavra aqui significa ascendência ( um judeu mudava para outro canto ou lugar, mesmo assim seus filhos eram judeus.). uma geração origem ou nascimento.
Só que uma linhagem escolhida, planejada, eleita (eklektos) escolhido eleito por Deus. Na qualidade de eleitos para serem posto especialmente elevado em associação administrativa com Deus ou com Seus mensageiros aos seres humanos. Essa fonte de eleição é a graça de Deus, não a vontade humana.
Basiléia é reino, um corpo de sacerdotes que reinam, uma casa real onde Deus governa. Um grupo de reis que exercem um sacerdócio. (ex. Moisés, Davi, Saul não entendeu.)
Ethnos, uma multidão separada. Um povo peculiar.
O propósito deste povo é anunciar anagelhõ, declarar, anunciar para cima, é usado especificamente para aludir as mensagens divinas. A palavra freqüentemente tem a força adicional de declarar coisas desconhecidas.
Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário