sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Vocês serão postos `a prova TRAZENDO CORAÇÕES AO ARREPENDIMENTO‏


LEITURA DE 21 de Janeiro - Gênesis 42:18-43:34 Mateus 13:47-14:12 Salmo ~ ~ ~ Provérbios 18:16-36 4:7-10

Gênesis narra a história de como José se torna o Salvador do seu povo. A história de sua vida aponta Ao Maior José, Jesus de Nazaré, Que é o verdadeiro e duradouro, eterno Salvador do mundo (João 4:41, 1 João 4:14).

Lembre-se dos paralelos observáveis entre as vidas de José e Jesus, conforme registrado nas Escrituras:

José era o bem-amado de seu pai, sua posição provocou a inveja dos seus irmãos, e eles queriam matá-lo. Foi enviado pelo pai com uma mensagem `a seus irmãos, mas eles desprezaram-o. Foi despido de suas vestes e punido injustamente e entregue à morte provável. Ele é vendido por vinte moedas de prata. Foi entregue `as mãos dos Gentios. Tornou-se servo. Ele foi tentado, mas sem pecar. Foi falsamente acusado. Ele não faz nenhuma defesa. Foi levado como um cordeiro para o abate. Foi contado com os transgressores. Ele seria o salvador de um (o copeiro do rei), e juiz de outro (o padeiro do rei). Ele, corretamente, interpreta a história antes que aconteça. Foi exaltado à mão direita da Majestade ao Trono (Faraó). Ele é dado um novo nome e uma noiva.

Os irmãos de José se aproximaram dele porque precisavam de alimentação. José lhes reconhece, porém eles não o reconheceram. Muitos vêm a Jesus somente porque precisam de pão (João 6:2-14; 26). Ele pode alimentar multidões, mas Ele é muito mais do que um Alimentador. Ele é o Pão da Vida (João 6:35). E, como Jesus deixou claro, aqueles que vêm a Ele devem vir em Seus termos, e não nos seus próprios (João 6:34-58).

José esclarece os termos pelos quais seus irmãos devem lhe recorrer, se quiserem receber sua petição e rever seu rosto novamente. Ao fazer isso, José prova ser o salvador deles.

Assim como Jesus fala da necessidade de uma conversão genuína dizendo, “Mas se não se arrependerem, todos vocês também perecerão”(Lucas 13:05, Atos 17:3), José entende que seus irmãos precisam chegar até a realização de sua necessidade de enxergar sua carência por uma redenção, devido aos seus pecados, e de uma reconciliação verdadeira. Eles devem reconhecer ambos: Os seus pecados e seu salvador.

José demonstra a sabedoria de Deus, e lhes dá o presente do arrependimento. De início, entrega a seus irmãos alguns ditos difíceis. Deve haver algum reconhecimento de como o pecado deles tem entristecido o seu pai, e como eles ainda continuam a caminhar nas trevas. Quando José os questiona, de início se defendem, como sendo "homens honestos" (Gn 42:11). No entanto, eles continuam "encobrindo" a história, mentindo descaradamente `aquele que tinham espancado, ferido, abandonado num poço e vendido como escravo. José lhes faz um pedido difícil, que eles voltem ao seu pai e tragam seu irmão mais novo, Benjamim, com eles para o Egito. A menos que assim procedam, eles nunca mais veriam o rosto de José, e a esperança de salvação estaria perdida.

Em Gênesis 42:15, José diz, "Vocês serão postos `a prova.” Devemos estar dispostos a provar que amamos a luz mais do que a escuridão, através de nossa ida até a luz.

Efésios 5:13-14 (NVI)
“Mas tudo que é exposto pela luz, torna-se visível, pois a luz torna visíveis todas as coisas. Por isso é que foi dito: "Desperta, ó tu que dormes, levanta-te dentre os mortos, e Cristo respladecerá sobre ti."

João 3:19 "Este é o julgamento: A luz veio ao mundo, mas os homens amaram as trevas, e não a luz, porque as suas obras eram más.”

José precisa ajudar seus irmãos a se entristecerem e lametarem por seus pecados, vendo como seus pecado o afetaram. Precisamos ver o que os nossos pecados fizeram `a Jesus. Os nossos pecados colocaram Jesus na cruz.

Hebreus 12:7-10 (NVI)
“Suportem as dificuldades, recebendo-as como disciplina; Deus os trata como filhos. Ora, qual o filho que não é disciplinado por seu pai? Se vocês não são disciplinados, e a disciplina é para todos os filhos, então vocês não são filhos legítimos, mas sim ilegítimos. Além disso, tínhamos pais humanos que nos disciplinavam, e nós os respeitávamos. Quanto mais devemos submeter-nos ao Pai dos espíritos, para assim vivermos! Nossos pais nos disciplinavam por curto período, segundo lhes parecia melhor; mas Deus nos disciplina para o nosso bem, para que participemos da Sua santidade.”

José põe seus irmãos na prisão por três dias, uma pequena amostra do que José sofreu por muitos anos, o que, em última análise, foi por suas mãos.

2 Coríntios 7:9-10 (NVI)
“Agora, porém, me alegro, não porque vocês foram entristecidos, mas porque a tristeza os levou ao arrependimento. Pois vocês se entristeceram como Deus desejava, e de forma alguma foram prejudicados por nossa causa. A tristeza segundo Deus não produz remorso, mas sim um arrependimento que leva à salvação, e a tristeza segundo o mundo produz morte.“

José revê seu plano e se determina a manter um preso, e que o restante volte ao seu pai com o trigo, e que tragam seu irmão mais novo, Benjamim, ao Egito.

Ao conversarem na prisão, seus irmãos começam a sentir o pesar da condenação,

Gênesis 42:21-22 (NVI)
“Eles se prontificaram a fazer isso e disseram uns aos outros: ‘Certamente estamos sendo punidos pelo que fizemos a nosso irmão. Vimos como ele estava angustiado, quando nos implorava por sua vida, mas não lhe demos ouvidos; por isso nos sobreveio esta angústia. Rúben respondeu: ‘Eu não lhes disse que não maltratassem o menino? Mas vocês não quiseram me ouvir! Agora teremos que prestar contas do seu sangue."

José testa a honestidade deles mais além. Secretamente coloca o dinheiro que eles usaram para comprar o trigo no Egito de volta em seus sacos. Será que iria parecer que eles tiraram algo sem pagar? (No fim o seu suprimento alimentar - sua salvação - seria visto como que acrecentado a eles como uma dádiva - pela Graça).

Quando seus irmãos voltam a Jacó com o trigo, mais uma vez, eles testemunham a tristeza causada ao seu pai por meio dos seus pecados contra José. Devido a esta tristeza, seu pai é resistente à idéia deles levarem Benjamim com eles, a fim fazer o pedido de alimentos `a José.

Quando eles caem na realidade e vêem, mais uma vez, que seu suprimento alimentar está se esgotando e que todos eles estão condenados a perecer, Jacó libera Benjamim, tendo Judá se oferecido `a assumir responsabilidade total pela segurança de Benjamim. Pois todos reconhecem que só podem se achegar ao Trono e receber a Graça, a qual irá socorrer nessa hora de carência, se eles se aproximassem pelas condições lhes enunciadas por José (Veja Hebreus 4:15-16).

Os riscos aumentam quando os irmãos aparecem no Egito, pois José arma uma situação, na qual parece que Benjamim roubou sua taça de prata. Porém este cálice é, de fato, o meio de trazer `a tona uma confissão sólida dos irmãos.

Quando ouvem que um copo foi roubado da casa de José, um dos irmãos diz: "Longe dos seus servos fazer tal coisa!,” como se estivessem com os seus corações-acertados em todos os sentidos! Eles acrescentam, "Se algum dos seus servos for encontrado com ela, morrerá; e nós, os demais, seremos escravos do meu senhor."

José diz que só o homem com quem o copo for achado será seu escravo. Quando a taça de prata é encontrada no saco de Benjamim, isto provoca um sofrimento incalculável entre eles, e eles devem, agora, confessar sua culpa e vergonha.

Gênesis 44:16 (NVI)
“Respondeu Judá: ‘O que diremos a meu senhor? Que podemos falar? Como podemos provar nossa inocência? Deus trouxe `a luz a culpa dos teus servos. Agora somos escravos do meu senhor, como também aquele que foi encontrado com a taça."

José está prestes a se fazer conhecido por seus irmãos como seu senhor e salvador.

LEITURA NO NOVO TESTAMENTO: Mateus 13:47-14:12

Warren Wiersbe oferece este esclarecimento sobre os Herodes do Novo Testamento, e eu pensei que seria um complemento útil `a leitura de hoje:

A família de Herodes se agiganta nos quatro Evangelhos e no Livro de Atos, e é fácil confundir os vários governantes.

Herodes, o Grande, fundou a dinastia e reinou de 37 aC a 4 aC. Ele não era um verdadeiro judeu por nascimento, mas era um Edomita, descendente de Esaú. "Ele era um pagão ... na prática, e um monstro em caráter" (Dicionário da Bíblia de Unger). Ele tinha nove esposas, (alguns dizem que dez), e para ele não era nada de mais matar seus próprios filhos ou esposas, se estes atrapalhassem seus planos. Foi ele quem aniquilou os bebês em Belém (Mt 2:13-1.8).

Herodes Antipas, O Herodes deste capítulo, era filho de Herodes, o Grande. Seu título era "tetrarca", que significa "governante sobre a quarta parte do reino." Ele governou de 4 aC a AD 39, e seu governar era enganoso e egoísta. Ele amava luxo e tinha a ambição de se tornar um grande governante.

Herodes Agripa, é o Herodes que aprisionou Pedro e matou Tiago (Atos 12) (Acts 12). Ele era neto de Herodes, o Grande.

Herodes Agripa II, foi o Herodes que julgou Paulo (Atos 25:13 ss) (Acts 25:13ff). Ele era filho de Agripa I.

Todos os Herodes tinham sangue Edomita, e, como seu antepassado Esaú, eram hostis aos judeus (Gênesis 25:19) (
Gen. 25:19ff). Eles praticavam a religião judaica quando essa ajudava-os a cumprir seus planos de obter mais poder e riqueza.

Herodes Antipas era culpado de pecado grave: Ele tinha fugido com Herodias, a esposa de seu irmão-por-criação, Filipe I, divorciando-se de sua própria esposa e enviando-a ao seu pai, o rei de Petra (Levítico 18:16, 20:21 ) (Lev. 18:16;20:21). Herodes ouviu a voz da tentação e mergulhou num pecado terrível.

Em Mateus 14, percebemos que Herodes foi avisado pelas seguintes vozes:

A voz de João Batista
João Batista, corajosamente, advertiu Herodes, e chamou-o ao arrependimento. João entendia que o pecado de um governante polue o país, e abre a porta para que outros pequem, e que Deus julgaria os pecadores (Mal. 3:5) (Mal. 3:5). Devemos mencionar, com honra, João, por sua coragem em nomear o pecado e denunciá-lo. Israel era a nação da aliança de Deus, e os pecados dos governantes, (mesmo que fossem eles descrentes), traria o castigo, a correção de Deus.

Em vez de ouvir ao servo de Deus e obedecer à Palavra de Deus, Herodes deteu João e o encarcerou. João foi aprisionado na fortaleza de Maqueronte, localizada a cerca de quatro milhas leste do Mar Morto. Erguida `a 3.500 metros acima do nível do mar, numa crista rochosa somente acessível por um único lado.

Foi Herodias, esposa de Herodes, quem amarzenou queixa e rancor contra João (Olhe cf. Mc 6:19, NVI) (Mark 6:19, nasb), e ela influenciou o marido. Planejou que sua filha adolescente apresentasse uma dança lasciva, luxuriosa, na festa de aniversário de Herodes. Herodias sabia que seu marido iria sucumbir aos encantos de sua filha e faria alguma promessa impetuosa à ela. Sabia também que Herodes queria "resguardar sua reputação" perante seus amigos e funcionários. A trama funcionou, e João Batista foi morto.

A voz da consciência (vv. 1-2) (vv. 1-2). Quando Herodes ouviu falar das obras maravilhosas de Jesus, ele teve a certeza de que João tinha ressuscitado dentre os mortos. Sua consciência estava incomodando-o, e nem sua esposa nem seus amigos podiam consolá-lo. A voz da consciência é uma voz poderosa, e pode ser a voz de Deus, para aqueles que ouvem.

Em vez de prestar atenção a sua consciência, Herodes decidiu matar Jesus, assim como ele havia matado João. Alguns fariseus, (provavelmente envolvidos na trama), avisaram Jesus que Herodes queria matá-lo (Lucas 13:31-32) (Luke 13:31-32). Mas Jesus não ficou perturbado com tal relatório. A palavra "raposa" em Lucas 13:32 Luke 13:32 é feminina. “Jesus respondeu: ‘Vá dizer aquela raposa.’" Estaria Ele, talvez, referindo-se a Herodias, o verdadeiro poder por trás do trono?

A voz de Jesus (Lc 23:6-11) (Luke 23:6-11). Quando ele, finalmente, se encontra com Jesus, Herodes descobre que o Filho de Deus lhe deu silêncio! Herodes tinha silenciado a voz de Deus! "Assim, como diz o Espírito Santo: ‘Hoje, se vocês ouvirem a Sua Voz, não endureção o coração’" (Hb 3:7-8) (Heb. 3:7-8.

A voz da História. Herodes deveria ter tido consciência de que ele não poderia seguir impune de seu pecado. A História registra que Herodes perdeu prestígio e poder. Seus exércitos foram derrotados pelos Árabes, e seus apelos para ser coroado rei, (estimulado por sua esposa), foram recusados pelo Imperador Calígula. Herodes foi banido para a Gália (França) e, em seguida, para Espanha, onde morreu.

Comentário Bíblico Exposição (Série BE) - Novo Testamento – O Comentário e Exposição da Bíblia - Novo Testamento, volume 1.

OPERAÇÃO MUNDO - Oremos pela Igreja nas Américas (p.51-52)

Pastor David “Assim, naturalmente, proclamamos Cristo! Avisamos a todos que encontramos e a todos que podemos, ensinamos tudo o que sabemos sobre Ele, de modo que, se possível, possamos trazer cada homem a sua plena maturidade em Cristo.” (Colossenses 1:28, J. B. Phillips, paráfrase)

Igreja Nova Vida em Comunidade, Concord, MA 01742

www.newlife.org

Reunião aos Domingos, 10:30 da manhã, no Emerson Umbrella para as Artes

Rua Stow, No. 40, Concord, MA
Endereço para correspondência: Caixa Postal No. 5, Concord, MA 01742
Escritório da Igreja: 35 Bypass Road., Lincoln, MA 01773 (978) 369-0061
Escritório residencial: (978) 371-3176

Nova Vida Belas-Artes

“Teatro No Qual você pode crer.”

www.newlifefinearts.org

New Life Community Church, Concord, MA 10742

www.newlife.org

Meeting Sundays at 10:30 AM at the Emerson Umbrella for the Arts, 40 Stow Street, Concord MA

Mailing Address: Post Office Box Five, Concord, MA 01742

Church Offices: 35 Bypass Rd. Lincoln, MA 01773 978-369-0061

Home Office: 978-371-3176

New Life Fine Arts

"Theater you can believe in."

www.newlifefinearts.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário