sábado, 5 de fevereiro de 2011

Jacó - A Graça de Deus o Aleijou Afim de Coroá-lo‏


Jacó – A Graça de Deus o Aleijou Afim de Coroá-lo

LEITURA NO ANTIGO TESTAMENTO: GEN 32:13-34:31

Que Deus maravilhoso temos! Ele está disposto a ir onde ninguém pode ou quer ir, aos mais
minusculos detalhes de nossas vidas caóticas. De forma pessoal, Ele se encontra conosco, nos confortando, desafiando, resistindo e encorajando, e nos trata com golpes amorosos de correção, que nos humilha onde e quando precisamos. Ele está disposto a batalhar concosco quando lutamos com problemas pessoais, medos, dúvidas e incertezas.

Vemos isto na luta de Jacó com o Anjo do Senhor em Gênesis 32.

Em Gênesis 32, a astúcia de Jacó est
á novamente em ação, pois ele tem em vista abrandar o que ele antecipa, a ira de Esaú, apaziguando-o com um cortejo de oferendas de paz - suas possessões e, se necessário, seu povo. O mecanismo de auto-defesa de Jacó está trabalhando hora-extra. Ele coloca na frente, na linha de fogo, o que ele considera serem os mais dispensáveis bens e pessoas, afim de oferecê-los como presentes para Esaú, e mantém sua bem-amada Raquel e José bem perto, `a mão, para que assim possa escapar com vida.

Deus tinha dado a promessa de que o mais velho (Esaú), serviria o mais novo (Jacó). Ao invés de permitir que Deus cumpra Sua promessa, Jacó, de acordo com seu enredo, se esforça para realizar isto por conta própria. Jacó teve experiências anteriormente do favor e benefício de Deus. Deus manifestou Sua grandeza e glória com anjos subindo e descendo numa escada para o céu, com o próprio Senhor falando com ele. Assegurou-lhe que iria acompanhá-lo, abençoá-lo e trazê-lo em segurança `a sua herança, a promessa feita a Abraão de uma terra e de uma nação, e da Semente prometida, em Quem todas as nações da terra seriam abençoadas (Gênesis 28:10 - 17). Anjos de Deus reuniram-se a ele em Maanaim (Gn 32:1) pra lhe assegurar do acompanhamento constante da presença de Deus, isto ocorreu logo ápos seu pacto e despedida do seu sogro, porém isto não foi bastante. Estes encontros, por mais magníficos que sejam, ainda não surtiram nenhum efeito transformador sobre seu comportamento.

Na noite antes de Jacó encontrar seu arqui-rival, Esaú, ele envia sua família para atravesar a vau, o lugar de passagem do rio Jaboque, um rio ao leste do Jordão.

Gênesis 32:24 (NVI)
“E Jacó ficou sozinho. Ent
ão veio um Homem que se pôs a lutar com ele até o amanhecer. “

Jacó ficou sozinho. Porém ele não estava sozinho. Muito interessante. Um Homem luta com ele até o amanhecer. Isto não era uma simples briga-de-braço com um estranho. Quando a briga estava terminada-da-silva, Jacó sabe que ele ficou sozinho com Deus. Deus estava lidando com Jacó. Deus estava lá, neste homem, para abençoá-lo. Porém, Jacó estava se debatendo e empurrando pra longe O Abençoador, com seus esforços de tentar ser abençoado por conta própria!

O que aprendemos aqui é que Deus quer nos abençoar, mas Ele tem que lidar conosco, e às vezes tem que nos resistir, quando estamos contando com nossas próprias forças. Portanto, o Anjo do Senhor teve de lidar com Jacó . O osso da coxa de Jacó foi deslocado durante o combate. Dá até pra pensar que este golpe contra a força de Jacó o levaria a desistir, a pendurar as chuteiras. Porém, finalmente, Jacó articula o que ele esta procurando. "Não Ti deixarei ir, a não ser que me abenções!" Será que Jacó sabe com Quem ele está falando? Ele está falando com "Deus, O Bendito, O Abençoado" que é, até agora, a Fonte de todas as bênçãos de Jacó. Ele é Aquele que abençoou seu avô Abraão, seu pai Isaque, e o abençoou, Jacó, com Sua presença e prosperidade. Jacó está preparado a se curvar diante de seus medos (Esaú - ele vai fazer isto sete vezes no dia seguinte, Gen. 33:3), Porém, ainda não perante o Senhor.

Ao invêz de repreender Jacó, o Anjo do Senhor pressiona-lhe com uma pergunta:

“Qual é o seu nome?” Pergunta o Anjo.

"Trapaceador", pois isto é o que o nome "Jacó" significa, e certamente tal nome se encaixa bem a este homem. "Agarrador-de-calcanhar, suplantador, enganador" Tudo isso está implícito no nome "Jacó". Por toda sua vida, Jacó, o mais novo, tinha lutado para obter a bênção de seu irmão mais velho. Ele agarrou o calcanhar do irmão mais velho no nascimento. Ele trapaceou o mais velho do seu direito de primogenitura. Ele enganou seu pai, para que desse a bênção do primeiro filho `a ele, quando seu pai parecia estar em seu leito de morte. Porém a vontade de Deus era de abençoar a Jacó antes que Jacó tivesse nascido! O SENHOR disse a Rebeca: "Duas nações estão em seu ventre, já desde as suas entranhas dois povos se separarão; um deles será mais forte que o outro, porém o mais velho servirá ao mais novo." (Gênesis 25:23)

Todo esse tempo ele vinha lutando por essa bênção, a qual Deus havia predestinado, com Seus Próprios Esforços. (Quantas vezes resistimos a Graça de Deus através de nossa incredulidade! Ao invêz de descansar no que Deus prometeu, nós labutamos com nossas forças próprias. Como Jacó, quando usamos de enganação, no final, nós somos os enganados. Assim, quando lutamos por uma bênção, estamos resistindo Aquele que quis nos abençoar desde o princípio!).

O Senhor tem um jeito de nos levar ao lugar de convicção e confissão, arrependimento e fé. Após `a admissão de Jacó sobre seu nome, o Anjo do Senhor abençoa-o com um novo nome.
"Seu nome não será mais Jacó (trapaceiro), mas Israel (‘governado por Deus’), porque voc
ê lutou com Deus e com os homens e venceu." (Gn 32:28)..

Quanta Graça! Um novo nome! O nome Israel é uma combinação de duas palavras. "Isra" significa "governado" ao invêz de "governador" e "El" é o Nome de Deus. Assim, o nome significa, “governado por Deus.” Até aqui, Jacó, tinha batalhado com os homens, e prevalecido. Isto tinha sido através dos esforços de sua carne, de sua própria astúcia e força natural. Ele até tentou negociar com Deus desta forma. Contudo, a única maneira de realmente prevalecer com Deus é no receber da Sua Graça. Deixe Ele ti dar um nome novo.


Isto é realmente uma imagem do lidar gracioso de Deus para conosco na conversão. Nós nos esforçamos para nos salvar, antes de nos render ao Salvador.
Nós labutamos para conseguir uma bênção, antes de nos render ao Abençoador.


G. Campbell Morgan escreve: "Jacó tinha se debatido com os homens e tinha prevalecido. Isto tinha sido sua história, e o efeito destes sucessos sobre seu caráter, tinha-o tornado mais auto-suficiente, e nesta exata medida também esqueceu que estes sucessos eram resultado do fato de que sua vida, por inteiro, havia sido organizada e governada por Deus. Essa foi a lição que ele tinha de aprender, a fim de ser liberto de uma auto-suficiência que inevitavelmente lhe arruinaria. Isso explica toda a história daquela noite. Deus o aleijou para coroá-lo, revelou sua fraqueza para lhe ensinar o segredo da força, lhe derrotou para que ele possa encontrar Vitória."

Não pense que precisas forçar um Deus relutante a ti abençoar. Lembre Quem Ele é.

Martin Luther observou, "A oração não é superar a relutância de Deus, e sim porém se apegar `a Sua vontade."
.
Esta é a terceira mudança de nome que encontramos no Livro de Gênesis. Cada mudança de nome é uma revelação da Graça de Deus. ‘Abrão’ se torna ‘Abraão.’ "Sarai" se torna "Sarah". 'Jacó' se torna 'Israel'. As promessas de Deus estão acontecendo, transcorrendo. Não por força nem por poder, mas por Seu Espírito. Assim, ao final do dia, vemos vidas transformadas através da Semente prometida para o louvor da glória da Sua Graça.


Israel se distancia dessa experiência mancando, uma lembrança permanente de que foi tratado pela Graça, a fim de que ele possa confiar, contar com Deus. Como Jacó, nós todos devemos expor a marca de ser crucificado com Cristo, fracos Nele, para que Ele seja nossa força.

Sobre Jesus, Paulo escreveu: "Pois, na verdade, foi crucificado em fraqueza, mas vive pelo poder de Deus. Da mesma forma somos fracos Nele, mas, pelo poder de Deus, viveremos com Ele para servir vocês.”(2 Coríntios 13:4)

2 Coríntios 1:9 (NVI) De fato, já tinhamos sobre nós a sentença de morte, para que não confiássemos em nós mesmos, mas em Deus, que ressuscita os mortos.”



LEITURA NO NOVO TESTAMENTO: Mateus 11:7-30

Quando Jesus Cristo, a 'Semente Prometida,’ chega, João Batista, o precursor, prepara o caminho. Quem é este homem misterioso, o último dos profetas?

Jesus nos diz a verdade sobre João Batista. Ele é o cumprimento da profecia de Malaquias 3:1

Malaquias 3:1 (NVI)
"Vejam, Eu enviarei o Meu mensageiro, que preparará o caminho diante de Mim. E então, de repente, o Senhor, que vocês buscam, virá para o Seu templo; o mensageiro da aliança, aquele que vocês desejam, virá," diz o SENHOR dos Exércitos.

Jesus estava vindo para inaugurar a Nova Aliança. João seria o último dos profetas do Antigo Pacto. Ele apontaria as pessoas para Jesus, como Aquele que cumpre a Lei e os Profetas, como o Messias prometido por Deus.

O que o versículo 12 significa? "Desde os dias de João Batista até agora, o Reino dos céus é tomado `a força, e os que usam de força se apoderam dele.” João Batista foi um homem de convicção e coragem. Você tem que ser forte no Senhor e no poder de Sua Grandeza (Ef 6:10) se é que você vai resistir à oposição violenta que está armada contra o reino de Deus.



Warren Wiersbe escreve: "O ministério de João era preparar a nação para Jesus e apresentar Jesus a nação (Lucas 1:15-17, João 1:29-34). Tivesse o povo recebido o testemunho de João e aceitado o seu Messias, João teria cumprido as profecias literalmente. Em vez disso, elas foram cumpridas num sentido espiritual nas vidas daqueles que confiaram em Cristo. Jesus deixou isto claro em Mateus 17:10-13. Muitos estudantes da Bíblia acreditam que Malaquias 4:05 será cumprido literalmente quando Elias chegar como uma das "duas testemunhas" mencionadas em Apocalipse 11.” (Comentário sobre a Bíblia em Exposição (BE Series) - Novo Testamento - Comentário sobre a Bíblia em Exposição - Novo Testamento, Volume 1).

É evidente, a partir das observações de Jesus, que o povo das cidades da Galiléia não estavam respondendo `a mensagem de João ou de Jesus. Eles foram uma audiência indiferente. (Mt 11:16-19). No entanto, Jesus confiou que Deus, Que tinha enviado tanto João Batista como a Ele Mesmo, sabia o que estava fazendo. "Mas a sabedoria é comprovada pelas obras que a acompanham." (Mateus 11:19).


Jesus denuncia as cidades da Galiléia (Mt 11:20-27). Elas tinham ouvido as palavras de João Batista e visto as obras do Messias, mas não tinham dado-as-costas aos seus pecados e voltado suas faces para Deus.

Quanto a Cafarnaum:
Mateus 11:23 (NVI)
23 "E você, Cafarnaum, será elevada até ao céu? Não, você descerá até o Hades. Se os milagres que em você foram realizados tivessem sido realizados em Sodoma, ela teria permanecido até hoje."

Cinco dos dez milagres que ocorreram em Mateus 8-9, após o Sermão da Montanha, ocorreram em Cafarnaum.

Vemos claramente que milagres não necessariamente resultam em avivamento. A menos que haja uma resposta `a convicção do Espírito Santo, contrição, arrependimento, e um-dar-as-costas ao pecado e a face para Deus (11:20) com certeza aguardamos julgamento.



Jesus concluí com uma promessa maravilhosa para aqueles que se arrependem e crêem.

Mateus 11:28-30 (NVI)
28 "Venham a Mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e Eu lhes darei descanso. Tomem sobre vocês o Meu jugo e aprendam de Mim, pois Sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso PARA AS SUAS ALMAS. Pois o Meu jugo é suave e o Meu fardo é leve."

Alegremo-nos com aqueles que confiaram em Cristo hoje, e encontraram descanso pra suas almas!

Pastor David “Assim, naturalmente, proclamamos Cristo! Avisamos a todos que encontramos e a todos que podemos, ensinamos tudo o que sabemos sobre Ele, de modo que, se possível, possamos trazer cada homem a sua plena maturidade em Cristo.” (Colossenses 1:28, J. B. Phillips, paráfrase)

Igreja Nova Vida em Comunidade, Concord, MA 01742

www.newlife.org

Reunião aos Domingos, 10:30 da manhã, no Emerson Umbrella para as Artes

Rua Stow, No. 40, Concord, MA
Endereço para correspondência: Caixa Postal No. 5, Concord, MA 01742
Escritório da Igreja: 35 Bypass Road., Lincoln, MA 01773 (978) 369-0061
Escritório residencial: (978) 371-3176

Nova Vida Belas-Artes

“Teatro No Qual você pode crer.”

"Theater you can believe in."

www.newlifefinearts.org

New Life Community Church, Concord, MA 10742

www.newlife.org

Meeting Sundays at 10:30 AM at the Emerson Umbrella for the Arts, 40 Stow Street, Concord MA

Mailing Address: Post Office Box Five, Concord, MA 01742

Church Offices: 35 Bypass Rd. Lincoln, MA 01773 978-369-0061

Home Office: 978-371-3176

New Life Fine Arts

"Theater you can believe in."

www.newlifefinearts.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário