segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

O que Você Está Aprendendo ao Ler Gênesis


O que Você Está Aprendendo ao Ler Gênesis?

Se você estiver lendo a Bíblia-em-Um-Ano até este ponto conosco, bom trabalho. Amanhã chegamos ao final do livro do Gênesis, e começaremos o livro do Êxodo.


Vou enumerar uns exemplos daquilo que alguns de vocês disseram est
ar aprendendo com o Livro Gênesis, à luz do restante da Bíblia, e incluirei referências Bíblicas:

"Tenho aprendido, de uma maneira nova, que nós fomos feitos à imagem de Deus (Gênesis 1:26). Deus originalmente nos criou para sermos como Jesus Cristo. Ele é a imagem de Deus perfeitamente expressa (2 Coríntios 4:04, Cl 1:15, Hb 1:3). Agora que nasci pelo Espírito Santo, Ele está me tornando mais parecido com Jesus. "(Romanos 8:29).



"Espelhado no casamento (Gênesis 2:24), na família (Gn 1:28) e na igreja." (Efésios 5:29-32; João 17:21), vi o desenho de Deus, refletido na comunhão existente no âmago da Trindade.”


"Vi que a primeira mulher foi feita a partir do primeiro homem, era originalmente no primeiro homem, composta pelo primeiro homem e trazida lado-a-lado ao primeiro homem, pra ser a amada, co-regente do primeiro homem (Gênesis 2:21-23 ). Mesmo assim, a igreja é comprada pelo sangue do lado ferido do Segundo Homem, é osso dos seus ossos, nascida do Seu Espírito, "pois somos membros do Seu Corpo. Por essa razão, o homem deixará seu pai e mãe e se unirá à sua esposa e os dois se tornarão uma só carne. Este é um mistério profundo, refiro-me, porém, a Cristo e à Igreja "(Efésios 5:29-32).

"Vi que mal tinha falido, ca
ído a humanidade em pecado, logo em seguida Deus entra em ação para dar Sua promessa e executar Seu plano pra uma obra de redenção perfeita que viria, em última analise, a ser cumprida pela Semente da Mulher (Gn 3:15), da virgem nasceu o Filho de Deus, da linha do substituto designado, Seth. O Messias profetizado viria através da linha de Noé, Abraão, Isaque, Jacó e Judá. Jesus é o cumprimento desta promessa. Ele vem terminar a obra redentora que o Pai colocou em ação: "Meu Pai continua trabalhando até hoje, e Eu também estou trabalhando" (João 5:17). Na cruz, Jesus declararia que as profecias sobre a Semente da Mulher haviam chegado à conclusão: "Está consumado!" (João 19:30) Nosso Redentor foi moído pelas nossas iniqüidades, mas a cabeça de Satanás foi esmagada por nosso Redentor.”

LEITURA NO ANTIGO TESTAMENTO: Gênesis 48:1-49:33

Lemos hoje, em Gênesis 49, Jacó abênçoando seus filhos e precisamente profetizando que o Messias viria da linhagem de Judá, dizendo: "O cetro não se apartará de Judá, nem o bastão de comando de seus descendentes, até que venha Aquele a que ele pertence, e a Ele as nações obedecerão.” (Gênesis 49:10) Jesus é verdadeiramente “o Leão da tribo de Judá, a Raiz de Davi. "(Apocalipse 5:5).


Quanto será que Jacó e sua família entenderam sobre o grande plano redentor de Deus? A esta altura a promessa feita `a Abraão (Gn 12:7) havia sido renovada (Gn 13:15, 15:7), selada com um juramento (Gênesis 22:15-18) e uma aliança (Gn 15:18, 17 :4-8). Essa promessa foi renovada com o aparecimento do Senhor ao filho de Abraão, Isaque (Gn 26, 2-5) e Jacó (Gn 28:12-15). Jacó lembra-se desta promessa, ao estar ele em seus últimos dias, e profetiza sobre sua família (Gênesis 48:4).


Há um incidente interessante em Gênesis 48, onde Jacó adota e abençoa Efraim e Manassés, seus netos. Eles são aceitos e tratados com todos os privilégios e direitos tribais de filhos. Eles são os filhos de José e nasceram no Egito, mas são legalmente decretados, através da adoção, a pertencerem `a Jacó, com todos os privilégios atribuídos aos "filhos de Israel.” Isto nos lembra da herança plena e as bênçãos da aliança conquistadas pelo Primogênito Escolhido da nova criação, Jesus Cristo (Colossenses 1:15,18, Romanos 8:29, Hb 1:6), que são livremente conferidas a nós, as bênçãos de filiação:

"Pois vocês não receberam um espírito que os escravize para novamente temerem, mas receberam o Espírito que os adota como filhos, por meio do qual clamamos: ‘Aba, Pai!’ O próprio Espírito testemunha ao nosso espírito que somos filhos de Deus. Se somos filhos, então somos herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo, se de fato participamos dos Seus sofrimentos para que também participemos da Sua glória.” (Romanos 8 :15-17)

A profecia (Gênesis 25:23) que tinha sido dada a Rebeca quando ela estava grávida, com gêmeos em seu ventre, de que o mais velho (Esaú) serviria o mais novo (Jacó). Lembrem-se que a primeira visão que temos de Jacó é quando ele nasce agarrando o calcanhar de Esaú! É lá que ele recebe o nome: "Agarrador-de-calcanhar!" Tal imagem se encaixa bem, pois Jacó passa a primeira parte de sua vida resolvendo questões a sua maneira, “com suas próprias mãos” e enganando aos outros. O que já era seu, pelo dom divinamente decretado, batalha ele pra obter. Assim, ao batalhar em sua própria força, ele continuamente bloqueia o caminho de Deus, que quer abençoá-lo livremente. Porém, quando Isaque o envia a procura de uma noiva, Jacó descobre que, daquele ponto em diante, as questões não estão “em suas mãos.” O controle não mais é seu, e ele é trapaceado pelos outros, e vitimado pelas enganações de seus parentes, vinda de todos os lados! Agora, ao final de sua vida, ele é a imagem de um homem que foi lidado por Deus. Ele está sob controle, mas não o controle de sua carne enganosa, que insiste em batalhar por uma bênção, nem sob o controle de seus parentes ( não permitindo ser controlado nem pelas mãos de José!), mas ele está sob o controle de Deus, o verdadeiro Abençoador. Ele, cientemente, abençoará a mais novo pela Graça.


Jacó
dá a José, o primogênito de sua noiva escolhida, Rachel, porção dobrada que é, por direito, do herdeiro legítimo (ao invés de dar a Rúben, primogênito através de fraude, engano. Ele também tinha perdido a sua primogenitura, seu património de nascimento pelo pecado). Jacó faz isso ao honrar José com a adoção dos seus dois filhos e, cientemente pondo em prática o padrão dado por Deus, o qual ele anteriormente tentou realizar por si, enganando seu pai e irmão. O padrão representa um princípio que descobrimos mais tarde no Novo Testamento: Primeiramente vem aquilo que é natural, o primeiro homem, Adão; em seguida, o espiritual, Cristo.


Primeiro vem aquele que é nascido da carne. Depois vem Aquele que é nascido do Espírito. Primeiro vem a justiça da lei, que condena. Depois vem a justiça de Cristo, que cumpre (a lei) e nos concede herança, a nós disponível pela Graça (1 Coríntios 15:45-50, João 3:6-7). Vamos ver mais deste padrão ao lermos a Bíblia toda. Jacó tinha aprendido pela dor que a vontade de Deus é pra ser feita `a maneira de Deus, e não pela enganação de tomar questões em “suas próprias mãos,” de acordo com seu coração enganoso.

Também é interessante notar que Jacó desfrutou 17 anos com seu filho José, em Hebron. Teve agora a alegria de 17 anos com seus netos, no Egito. Neste meio tempo ele havia sido roubado 22 anos de vida com José, porém estava vivendo, em sua velhice, uma porção-dupla, com José e seus netos.

LEITURA NO NOVO TESTAMENTO: Mateus 15:29-16:12
O que você está colocando nas mãos do Senhor?

Durante a primeira alimentação miraculosa da multidão (Mateus 14), haviam 5.000 homens, (sem contar com mulheres e crianças), alimentados com cinco pães e dois peixes, e 12 cestas de sobras. Aqui, na segunda alimentação milagrosa (Mateus 15), haviam 4.000 homens, (sem contar com mulheres e crianças) alimentados com sete cestos de sobras. Não façam as contas. Não existe fórmula, só que, com Jesus, há MAIS DO QUE BASTANTE!


Esses milagres são lembretes de que o Senhor quer empregar Seus discípulos para satisfazer necessidades. Nós devemos trazer tudo o que temos, não importa quão pouco, e colocá-lo em Suas mãos. Ele sabe como usá-lo, e podemos confiar n’Ele pra fazer coisas milagrosas.



Jesus adverte seus discípulos a serem vigilantes sobre o fermento dos Fariseus e Saduceus (Mt 16:6). Novamente Ele dá aos Fariseus e Saduceus o aviso de que o único sinal que Ele lhes dará é o sinal de Jonas (Mateus 12:39, 16:4). O fermento que Jesus diz aos seus discípulos pra estarem em vigilância contra, é o ensino falso de religiosidade que engana as pessoas a aceitar uma religião de adesão a princípios práticos, preceitos, devoções ou rituais, sem relacionamento com Cristo através do arrependimento e fé.

Pr. David - “Assim, naturalmente, proclamamos Cristo! Avisamos a todos que encontramos e a todos que podemos, ensinamos tudo o que sabemos sobre Ele, de modo que, se possível, possamos trazer cada homem a sua plena maturidade em Cristo.” (Colossenses 1:28, J. B. Phillips, paráfrase)

Igreja Nova Vida em Comunidade, Concord, MA 01742

www.newlife.org

Reunião aos Domingos, 10:30 da manhã, no Emerson Umbrella para as Artes

Rua Stow, No. 40, Concord, MA
Endereço para correspondência: Caixa Postal No. 5, Concord, MA 01742
Escritório da Igreja: 35 Bypass Road., Lincoln, MA 01773 (978) 369-0061
Escritório residencial: (978) 371-3176

Nova Vida Belas-Artes

“Teatro No Qual você pode crer.”

www.newlifefinearts.org

New Life Community Church, Concord, MA 10742

www.newlife.org

Meeting Sundays at 10:30 AM at the Emerson Umbrella for the Arts, 40 Stow Street, Concord MA

Mailing Address: Post Office Box Five, Concord, MA 01742

Church Offices: 35 Bypass Rd. Lincoln, MA 01773 978-369-0061

Home Office: 978-371-3176

New Life Fine Arts

"Theater you can believe in."

www.newlifefinearts.org


Jesus warns his disciples to be on their guard about the yeast of the Pharisees and Sadducees (Matt 16:6). Once again he gives the Pharisees and Sadducees the warning that the only sign he will give them is the sign of Jonah (Matthew 12:39, 16:4). The yeast that Jesus tells his disciples to be on guard against is the false teaching of religion that deceives people into accepting a religion of adherence to practical principles, precepts, piety or rituals without a relationship with Christ through repentance and faith.

Pastor David

Nenhum comentário:

Postar um comentário