sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

A hora da Revelação


A hora da Revelação

(Revelação da Identidade de José, e revelação da Identidade de Jesus)


Espero que vocês estejam sendo incentivados a ler a Bíblia junto com a gente em 2011!

As leituras de hoje são:

Gênesis 44:1-45:28 Mateus 14:13-36 Salmo ~ ~ ~ Provérbios 18:37-50 4:11-13

José tinha determinado não se revelar enquanto não tivesse conduzido seus irmãos ao arrependimento, pois sendo José senhor de todo o Egito, os seus irmãos estavam agora à sua mercê. As ações de José não são inspiradas por vingança, mas por um desejo de presenciar o arrependimento genuíno deles por seus pecados, para que pudessem ser reconciliados.

José queria saber como eles estavam tratando seu pai e seu irmão mais novo, Benjamim. Poderia ele assumir que Benjamim, sendo o outro filho de Rachel, seria favorecido pelo seu pai, Jacó. Será que eles sentiriam o mesmo ciúme e hostilidade em relação a Benjamim que eles tinham tido para com ele?


A primeira visita ao Egito trouxe entre os irmãos de José consciência, reconhecimento de seu pecado, e o fato de que tal merecia punição. (Gênesis 42:21-22).

Durante a segunda visita, José testa os sentimentos de seus irmãos para com Benjamim, dando-lhe cinco vezes mais pra comer e beber do que ele havia dado aos outros (Gn 43:34). Nenhuma queixa é registrada.



O teste mais difícil foi quando o cálice de prata, que José tinha arranjado para ser secretamente colocado no saco de Benjamim, foi descoberto. Benjamim foi condenado a ficar no Egito como escravo, enquanto os outros voltaram a seu pai. Esta teria sido a oportunidade perfeita para se livrar do filho favorito de Jacó, assim como haviam se livrado de José, muitos anos átras. Mas desta vez os irmãos não estavam dispostos a ignorar o sofrimento de seu irmão, Benjamim, ou a tristeza de seu pai. Eles disseram que preferiam compartilhar a escravidão com Benjamim,, do que ele sofrer sozinho. Judá suplica que ele tome o lugar de Benjamim (Gn 44:33).



Agora que José tinha visto essa mudança de coração em seus irmãos, ele está pronto para revelar sua identidade. Seus irmãos estão, de ínicio, alarmados com sua presença, mas as palavras de José são tranquilizadoras, "Cheguem mais perto ... Agora, não se aflijam nem se recriminem por terem me vendido para cá, pois foi para salvar vidas que Deus me enviou adiante ..Deus me enviou `a frente de vocês para lhes preservar um remanescente neste terra e para salvar-lhes a vida com grande livramento, portanto não foram vocês que me enviaram, mas Deus.” (Gn 45:5, 7-8)


José estava confiante no propósito providencial de Deus para salvar seu povo, e ele estava feliz por ter suportado as dificuldades, a fim de ser Seu instrumento.



Mais uma vez vemos um paralelo entre José e Jesus, pois seus irmãos foram enviados pra levar a Boa Notícia ao seu pai. "José ainda está vivo! Na verdade, ele é o governador de todo o Egito!" (45:26). Que diferença este fato fez na vida de ambos, o Judeu (o povo de Israel), e o Gentio.



LEITURA NO NOVO TESTAMENTO: Mateus 14



Ao invés de dispersar a multidão faminta que O seguia, Jesus desafia os discípulos a dar-lhes algo `a comer. Sua resposta: "Impossível!". Imediatamente seus pensamentos correram para seus próprios recursos, "Tudo o que temos aqui são .." (Mateus 14:17)

Jesus tomou os cinco pães e os dois peixes e entregou toda a situação ao Pai em oração, com um coração agradecido. Ele partiu os pães e os peixes em pedaços e os deu aos discípulos, e os discípulos às multidões, "todos comeram e ficaram satisfeitos." Os restos foram mais abundantes do que o que havia no começo, doze (12) cestas cheias de sobra. Cada um dos discípulos tinha uma refeição completa pra levar! Cinco mil famílias foram alimentadas.



Depois que as multidões se vão, Jesus vai orar sozinho numa montanha, olhando o Mar da Galiléia, enquanto havia enviado seus discípulos a ir de barco e encontrá-Lo depois, no outro lado. É interessante que não foi até essa noite aterradora no Mar da Galiléia, quando Jesus (e Pedro) andaram sobre as águas, que os discípulos juntamente confessaram: "Verdadeiramente, Tu és o Filho de Deus!"



À medida que trabalhamos, na esperança de que as pessoas reconheçam quem Jesus é, lembremo-nos do evento que aconteceu imediatamente antes dos discípulos terem iluminado o seu entendimento espiritual," Ele subiu sozinho a um monte para orar"

Peço que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai Glorioso, lhes dê espírito de sabedoria e de revelação, no pleno conhecimento Dele!” (Ef 1:17).


Pr. David

“Assim, naturalmente, proclamamos Cristo! Avisamos a todos que encontramos e a todos que podemos, ensinamos tudo o que sabemos sobre Ele, de modo que, se possível, possamos trazer cada homem a sua plena maturidade em Cristo.” (Colossenses 1:28, J. B. Phillips, paráfrase)

Igreja Nova Vida em Comunidade, Concord, MA 01742

www.newlife.org

Reunião aos Domingos, 10:30 da manhã, no Emerson Umbrella para as Artes

Rua Stow, No. 40, Concord, MA
Endereço para correspondência: Caixa Postal No. 5, Concord, MA 01742
Escritório da Igreja: 35 Bypass Road., Lincoln, MA 01773 (978) 369-0061
Escritório residencial: (978) 371-3176

Nova Vida Belas-Artes

“Teatro No Qual você pode crer.”

www.newlifefinearts.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário