sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

José nas Manchetes; A Montanha-Russa Emocional‏


José nas Manchetes; A Montanha-Russa Emocional

A LEITURA DE HOJE NA BÍBLIA-EM-UM-ANO:


Gênesis 39:1-41:16 Mateus 12:46-13:23 Salmo ~ ~ ~ Provérbios 3:33-35 17:1-15

Jos
é está realmente nas manchetes da leitura do Antigo Testamento de hoje:

Empregado amador promovido a CEO das Empresas de Potifar. Os lucros do terceiro trimestre sobem (‘Revista Negócios Semanais’ - Gênesis 39:3-5). Logo José, filho de Jacó, está na capa da revista Forbes, (*EXAME*), celebrado por sua perspicácia e tino comercial, como também na Revista Pessoas (*Quem é Quem*), por sua boa aparência. Porém, de repente, todos os jornais publicam a história, "Executivo-estrela em negócios condenado a prisão por tentativa de estupro." (Gn 39:23). "Escândalo abala a casa do capitão da guarda de Faraó.” (*Contexto, c.l.)

A história de José é uma montanha-russa emocional de subidas altissímas e curvas baixissimas. Quão difícil seria se José vivesse em seus sentimentos: "Meu pai me ama! Estou bem!” “Meus irmãos me odeiam! Estou mal!" “Sou bem-sucedido com os projetos que me confiaram! Estou bem!” “Meus irmãos me jogam num poço! Estou mal!” "Sou resgatado do poço! Estou bem!" Sou vendido como escravo, estou mal!" “Tenho um trabalho interessante e um chefe que reconhece o meu talento! Estou bem!" "A mulher do meu chefe está testando meus limites, estou mal.” "Sou vitorioso sobre a tentação e escapo suas tentativas de seduzir-me! Estou bem!" "Sou acusado de um crime contra meu Mestre e vou preso! Estou mal!" “O carcereiro-chefe me faz responsável por todos os presos, e até posso usar os dons que Deus me deu! Estou bem!” "O chefe dos copeiros de Faraó, que prometeu se lembrar de mim como aquele que interpretou correctamente seu sonho, me esquece! Estou mal!"(Gn 40:23) Depois de dois anos, o chefe dos copeiros se lembra de me recomendar `a faraó! Estou finalmente bem! (Gn 41:14). E assim por diante. Mas ao invés de focalizar sua atenção nas suas circunstâncias, José focalize-se na promessa de Deus. Ao invés de focalizar em si mesmo, José focalizou no servir a Deus e aos outros.

Observe que, quando José foi tentado pela mulher de Potifar, sua mente estava fixa em como o seu comportamento afetaria outros, aqueles a quem amava e servia. Ele rejeitou a mulher de Potifar dizendo que tudo que Seu Mestre possuía foi confiado a sua administração. Ele reconheceu que Deus havia lhe dado a oportunidade de servir ao seu Mestre, e em servir ao seu Mestre, ele estava servindo a Deus. ‘Como posso fazer algo tão perverso, e pecar contra Deus? ‘

Ela nos lembra de Colossenses 3:22-24:
“Escravos, obedeçam em tudo a seus senhores terrenos, não somente para agradá-los quando eles estão observando, mas com sinceridade de coração, pelo fato de temerem ao Senhor. Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para homens, sabendo que receberão do Senhor a recompensa da herança. É o Cristo, o Senhor, que vocês estão servindo.”

Estou certo de que, mesmo durante os longos períodos de silêncio que José suportou, onde ele não podia ouvir a voz de Deus, ele estava vivo para a promessa de Deus, Sua Constante Presença, mesmo que nem sempre foste essa a sensação, emocionalmente, tal fato era pra ser reconhecido:
Gênesis 39:2 (NVI) O SENHOR estava com José, de modo que este prosperou.“

Isto era verdade nos bons tempos, quando ele estava produzindo, ao ar-livre.

Então também lemos em Gênesis 39:21 (NVI):

“Mas o SENHOR estava com José e o tratou com bondade, concedendo-lhe a simpatia do carcereiro-chefe.” Isto também era verdade nos tempos ruins. O SENHOR estava com ele. “Nunca o deixarei, nunca o abandonarei.” (Hb 13:5). E José foi apto `a ver a bondade que lhe foi estendida, mesmo quando estava na prisão, sob acusações falsas.

Provérbios 3:5-6 (NVI)
“Confie no SENHOR de todo o seu coração e não te apóie em seu próprio entendimento: reconheça o SENHOR em todos os seus caminhos, e Ele endireitará as suas veredas. “



LEITURA NO NOVO TESTAMENTO: Mateus 12:46-13:23

A mãe de Jesus e seus irmãos e irmãs de criação querem falar com Ele (Mt 12:46) Temos a impressão de que eles não tinham vindo pra ouvir. A resposta de Jesus aponta pro fato de que existe uma outra Família, com a qual o vínculo é muito mais profundo – aqueles com quem estamos unidos em vínculo-de-fé com Ele, para fazer a vontade do Pai Celestial. Esta é a Igreja. Quão maravilhoso saber que somos Família através de nossa fé em Cristo! (Gn 12:50)

Mateus 13 é a Parábola dentre todas as parábolas, a Parábola Fundamental Do Semeador, A Semente e Os Terrenos. Essa Parábola desvenda o mistério da obra de Deus, trazendo conhecimento revelador sobre Cristo e o milagre da regeneração.


Que esta leitura o inspire a semear a semente do Evangelho na fé, sabendo que o Evangelho tem poder de transformar vidas! Que você também mantenha seu coração tenro, aberto `a Palavra de Deus, livre de uma recepção com familiaridade, que gera o descaso, desprezo (o terreno batido do ouvinte `a beira do caminho); livre da recepção dos que só seguem durante a bonança ("escutarei se me fizer sentir melhor" - o ouvinte do terreno superficial); livre de distrações, preocupações e coisas mundanas (o ouvinte do terreno cheio do joio, dar ervas daninhas).

E melhor que tudo, o Senhor está conosco!

Pastor David “Assim, naturalmente, proclamamos Cristo! Avisamos a todos que encontramos e a todos que podemos, ensinamos tudo o que sabemos sobre Ele, de modo que, se possível, possamos trazer cada homem a sua plena maturidade em Cristo.” (Colossenses 1:28, J. B. Phillips, paráfrase)

Igreja Nova Vida em Comunidade, Concord, MA 01742

www.newlife.org

Reunião aos Domingos, 10:30 da manhã, no Emerson Umbrella para as Artes

Rua Stow, No. 40, Concord, MA
Endereço para correspondência: Caixa Postal No. 5, Concord, MA 01742
Escritório da Igreja: 35 Bypass Road., Lincoln, MA 01773 (978) 369-0061
Escritório residencial: (978) 371-3176

Nova Vida Belas-Artes

“Teatro No Qual você pode crer.”

www.newlifefinearts.org

New Life Community Church, Concord, MA 10742

www.newlife.org

Meeting Sundays at 10:30 AM at the Emerson Umbrella for the Arts, 40 Stow Street, Concord MA

Mailing Address: Post Office Box Five, Concord, MA 01742

Church Offices: 35 Bypass Rd. Lincoln, MA 01773 978-369-0061

Home Office: 978-371-3176

New Life Fine Arts

"Theater you can believe in."

www.newlifefinearts.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário