domingo, 20 de fevereiro de 2011

A Última Cena em Gênesis; A Primeira Cena na Continuação, ÊXODO‏


A Última Cena em Gênesis; A Primeira Cena na Continuação, ÊXODO

A Leitura de Hoje da Bíblia-em-Um-Ano:

Gênesis 50:1-26 | ÊXODO 01:01 - 02:10 | MATEUS 16:13-17:09 | SALMO 21:1-13 | Provérbios 5:1-6

Hoje terminamos a leitura do Livro do Gênesis. Antes de partirem, Jacó e José depositam sua fé sobre o Guardião das Promessas. A tribo de Israel havia aumentado dos primeiros doze (filhos), aos setenta (quando eles vieram a se instalar em Goshen, Gn 46:27, Êxodo 1:5), at
é as multidões que iriam retornar `a Terra Prometida, quando se tornassem uma nação. (Vemos um paralelo com a chamada de Jesus aos doze (Mateus 10:1) e aos Setenta (Lucas 10:1,17), sugerindo a continuidade do plano de salvação e o privilégio da participação, estendida `aqueles a quem Ele escolhe).

O Deus que criou os céus e a terra, tinha você em mente desde o princípio:


Sl 8:3-9 (NVI) 3 Quando contemplo os Teus céus, obra dos Teus dedos, a lua e as estrelas que ali firmaste, pergunto: 4 Que é o homem, para que com ele Te importes? E o filho do homem, para que com ele Te preocupes? 5 Tu o fizeste um pouco menor do que os seres celestiais e o coroaste de glória e de honra. Tu o fizeste dominar sobre as obras das Tuas mãos; sob os seus pés tudo puseste; 7 todos os rebanhos e manadas, e até os animais selvagens, 8 as aves do céu, os peixes do mar, e tudo que percorre as veredas dos mares. 9 SENHOR, Senhor nosso, como é majestoso o Teu nome em toda a terra!

Aprendemos que a posição.que Deus deu ao homem de co-regente na terra (Gênesis 1 e 2) foi arruinada pela desobediência da humanidade (Gênesis 3). Ao invés de tomar seu lugar no reino de Deus, tornou-se governado pelo pecado (Gn 4:7). A única saída seria através da Oferta, da Expiação pelo pecado. (É interessante que a palavra hebraica encontrada em Gênesis 4:7, 'chattath,’ tanto é a palavra para ‘pecado’ como também ‘Oferta, Expiação pelo pecado,’ e pode significar `a ambos. A qual iremos nos render, nos submeter? Ao
governo do pecado, ou ao governo da Oferta, da Expiação pelo pecado?)

A Boa Notícia é que o Deus que nos criou prometeu um Redentor. Ele se fez conhecido a Abraão, Isaque e Jacó, “Porque Deus tanto amou o mundo que deu o Seu Filho Unigênito, para que todo o que Nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3:16)

Jesus, o Filho de Deus, enquanto nunca sendo inferior a Deus, esvaziou-se das prerrogativas divinas, e se humilhou ao nascer como homem, perfeitamente submetido à regra de Deus, o Pai, através da comunhão com o Espírito Santo, para restaurar `a humanidade ao seu lugar no Reino de Deus. Ele vive a vida de perfeita obediência sob a lei sagrada de Deus, como deveríamos ter vivido, e morre de morte que, segundo a lei de Deus, deveriamos ter morrido. Através disto Ele cumpre a lei em nosso nome, e reconcilia os infratores da lei `a Si Mesmo, para que aqueles que se arrependem e crêem n’Ele possam ser restaurados `a vida.

O livro de Gênesis termina com a certeza do perdão. Após a morte de Jacó, os irmãos de José ficam receosos de que José os odiaria e se vingaria deles, pois anteriormente seu tratamento dele havia sido terrível. Porém José lhes assegura:


"Não tenha medo. Estaria eu no lugar de Deus? Vocês planejaram o mal contra mim, mas Deus o tornou em bem, para que hoje fosse preservada a vida de muitos."(Gênesis 50:19-20).

Alguns vêem isso como uma pergunta retórica, sugerindo que José está dizendo: "Você não vê que estou onde Deus me colocou?" Isto também é uma imagem de como nós, que estamos fincados, de pé no reino de Deus, como pecadores perdoados, reconciliados `a Deus pela fé em Cristo, podemos oferecer perdão aos outros.

Certamente podemos ver no caso de José que Deus operou através de todos os seus sofrimentos pra trazer um plano maravilhoso de salvação aos seus irmãos e toda a casa de seu pai.

O LIVRO DO ÊXODO


O Livro do Êxodo é definitivamente uma continuação. Ele começa com uma conjunção, "Agora,” que também pode ser lido como “E,” pois segue a narrativa do Gênesis. A leitura do livro do Êxodo pede que nos lembremos de José, e como ele tornou possível que Israel fosse tratado com benevolência no Egito.

Êxodo 01:08 (NVI)
8 Então subiu ao trono do Egito um novo rei, que nada sabia sobre José.”
A situação muda no Egito, e Israel agora se encontra sendo muito oprimido.



Gênesis é o livro de começos. Nele vimos o começo da criação, o começo da humanidade, e no início do casamento e da família. Vimos o início da sociedade humana e seu caminho de rebeldia. Vimos também o brotar do plano de Deus da redenção. Vimos como Deus começou a preparar um povo, através do qual Ele iria trazer o Messias, pra ser o Redentor e Abençoador de todas as nações da terra. Deus iniciou este trabalho com a chamada de um homem, Abraão, dando-lhe o filho prometido, Isaque. Deste filho vem uma família de muitos filhos. No livro do Êxodo aquela multidão torna-se uma nação.


Êxodo é o livro do Livramento. No Livro de Gênesis temos uma imagem de quem Deus salva (aqueles que crêem em Seu Evangelho). No Livro de Êxodo temos a imagem de como Deus salva (Seu plano de redenção através do Mediador, o sacrifício designado e o sangue aplicado do Cordeiro da Páscoa, as provisões milagrosas de alimentação e direção e o Tabernáculo no Deserto).

A princípio Moisés parece ser a figura-chave do Livro do Êxodo. Mas no Evangelho de Lucas, percebemos que, apesar de Êxodo descrever, sob a liderança de Moisés, a libertação histórica do povo de Deus dos duros capatazes do Egito e do anjo da morte; Lucas fala de um êxodo maior pelo qual os que crêem são livrados da morte e até mesmo do inferno, através do Maior Moisés, o Senhor Jesus Cristo.

Lucas 9:28-31 (NVI)
28 Aproximadamente oito dias depois de dizer essas coisas, Jesus tomou consigo a Pedro, João e Tiago, e subiu a um monte para orar. 29 Enquanto orava, a aparência de Seu rosto se transformou, e Suas roupas ficaram alvas e resplandecentes, como o brilho de um relâmpago. 30 Surgiram dois homens que começaram a conversar com Jesus. Eram Moisés e Elias. 31Apareceram em glorioso esplendor, e falavam sobre a partida” (literalmente, ‘êxodo’), “de Jesus, que estava para se cumprir em Jerusalém.”

Então sabemos que o que Moisés escreveu neste livro, foi escrito para o nosso benefício (1 Coríntios 10:6, 11) e nos fala de Cristo (1 Coríntios 10:4). O Livro do Êxodo nos fala da cruz de Jesus Cristo, pela qual, nós que crêmos, somos libertos dos duros-capatazes: do pecado, da morte e do sistema do mundo e seu faraó, Satanás. Êxodo fala de como somos levados a liberdade gloriosa de um novo começo, por estarmos unidos ao Maior Moisés em Sua morte, Sepultamento e Ressurreição (figurado na abertura do Mar Vermelho) e nos tornando um sacerdócio da realeza e uma nação santa, conduzida por Seu Espírito Santo (a coluna de nuvem de dia, e de fogo `a noite)




As principais seções do Êxodo são:

1. A história de um povo em escravidão, descrevendo a necessidade de redenção (capítulos 1-6)

2. A história de um povo liberto da escravidão, demonstrando o poder do Redentor (capítulos 7-18)

3. A história de um povo que se tornar uma nação, descrevendo a Provisão para os redimidos, e a luz da lei e o padrão do Tabernáculo (capítulos 19-40) 3

Um versículo em resumo pode ser:

"Com o Teu amor conduzes o povo que resgataste; com a Tua força, Tu o levas `a Tua santa habitação." (Êxodo 15:13)

Hoje lemos sobre as circunstâncias acerca do nascimento de Moisés, e entendemos como ele recebeu seu nome (Êxodo 2:10)


LEITURA DE HOJE DO NOVO TESTAMENTO: Mateus 16:13-17:09

Jesus nos dá muito `a pensar: "Quem vocês dizem que Eu sou?"

O que importa não é nossa opinião. O que importa é o que o Pai declarou. O que importa é o que o Espírito Santo revelou. O que importa é se recebemos revelação sobre Quem Jesus de Nazaré realmente é.


No Novo Testamento,
essa não é a primeira confissão dos discípulos de que Jesus é o Filho de Deus (Mt 14:33). Porém é a primeira vez que Jesus revela que Ele está construindo Sua igreja com aqueles que são capacitados por Deus `a fazer aquela confissão, tendo recebido revelação do Pai que Ele é o Cristo. (Observe que Jesus usa a palavra grega para 'construir' ('oikodomeo'), e no Antigo Testamento usa a palavra hebraica para 'construir' ('banah'), ao descrever como Deus construiu a noiva para Adão (Gênesis 2:22), A Igreja, que é construída do que é de Cristo, ‘contra a qual as portas do Hades, inferno não poderão vencer,’ assim como a primeira mulher foi construída do que era de Adão. A Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo é a única instituição existente que durará pra sempre.



É importante notar que Jesus disse aos seus discípulos que eles não deveriam contar a ninguém que Ele era o Cristo neste momento (Mt 16:20), tal como tinha dito ao leproso que foi sarado (Mat. 8:04) e aqueles que foram curados (Mt 12:15) que não anunciassem sua cura. A razão é que, somente declarando Quem é Jesus (Senhor, Cristo, Rei, Curador, Purificador), seria um evangelho incompleto e inadequado. Precisamos declarar a obra completa de resgate (Sua vida sem pecado que O qualifica para ser o nosso Perfeito Salvador, Sua morte substitutiva, pagando nossa sentença pelo pecado, e Sua ressurreição que inocenta toda alegação). O evangelho é a Boa Notícia de Quem Deus é, e o que Deus fez na Pessoa do Seu Filho.

“Desde aquele momento Jesus começou a explicar aos Seus discípulos que era necessário que Ele fosse para Jerusalém e sofresse muitas coisas nas mãos dos líderes religiosos, dos chefes dos sacerdotes e dos mestres da lei, e fosse morto, e ressuscitasse no terceiro dia.” (Mateus 16:21)

É somente depois que Jesus é cruxificado, como o Cordeiro expiatório de Deus, e de sua ressurreição dentre os mortos ao terceiro dia, que Jesus lhes dá ordens "Vão e digam" (Mateus 28:7). Sim, Ele é o Cristo! Contemplem o que Ele fez! Por crer n’Ele temos o perdão dos pecados e a vida eterna, comunhão com o Pai, Filho e Espírito Santo, e aqueles que pertencem a Ele.


Fazemos a mesma descoberta no próximo capítulo. Depois que Pedro, Tiago e João tinham visto Jesus transfigurado, em estado glorioso, e Moisés e Elias aparecendo com Ele, conversando sobre a obra plena da redenção que Ele iria realizar em Jerusalém (Lucas 9:31), Jesus lhes ordena, dizendo: "Não contem a ninguém o que vocês viram, até que o Filho do Homem tenha sido ressuscitado dos mortos. " (Mateus 17:9)



É humilhante ver uma pessoa como Pedro, que pode ser porta-voz para o Pai num momento, e em outro pra Satanás (Mateus 16:22). Este é um lembrete pra que “Sejam todos prontos para ouvir, tardios para falar.” (Tiago 1:19).



O convite ao discipulado é pra todos aqueles que têm a revelação de Quem Jesus é. Seguir `a Jesus é caríssimo. Porém nossa despesa não se compara com a provisão e a recompensa que Ele dá gratuitamente!


Mateus 16:24-27 (NVI)
24 Então Jesus disse aos seus discípulos: "Se alguém quiser acompanhar-Me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-Me 25. Pois quem quiser salvar a sua vida, a perderá, mas quem perder a sua vida por Minha Causa, a encontrará. 26 Pois que adiantara ao homem ganhar o mundo inteiro e perder sua alma? Ou, o que o homem podera dar em troca de sua alma? 27 Pois o Filho do Homem virá na glória de seu Pai, com os Seus anjos, e então recompensará a cada um de acordo com o que tenha feito.”

Pastor David

“Assim, naturalmente, proclamamos Cristo! Avisamos a todos que encontramos e a todos que podemos, ensinamos tudo o que sabemos sobre Ele, de modo que, se possível, possamos trazer cada homem a sua plena maturidade em Cristo.” (Colossenses 1:28, J. B. Phillips, paráfrase)

Nenhum comentário:

Postar um comentário