sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

VOCÊ JÁ EXPERIMENTOU FERTILIDADE NA TERRA DE SUA AFLIÇÃO‏

VOCÊ JÁ EXPERIMENTOU FERTILIDADE NA TERRA DE SUA AFLIÇÃO?

20 de Jan. - Leitura de hoje: Gênesis 41:17-42:17, Mateus 13:24-46, Salmo 18:1-15; Provérbios 4:1-6


Depois de ter sido esquecido na prisão por dois anos, José é finalmente recomendado para interpretar o sonho aterrorizante e mistificador do faraó. O copeiro se lembra de como, dois anos antes, José interpretou seu sonho e este foi cumprido com precisão. Isso nos lembra da importância de fielmente usarmos os dons que Deus nos deu, quando a oportunidade nos é dada, e ao mesmo tempo, nos manter na paci
ência.


Provérbios 18:16 nos lembra:
"O presente abre o caminho para aquele que o entrega e o conduz `a presença dos grandes."

Porém José não estava batalhando por uma grande chance, por promoções, por um poder maior, por uma influência maior, ou uma posição exaltada.
Ele não estava vivendo para ter reconhecimento ou aplauso de grandes homens. Ele viveu para que a maior glória e honra fossem dadas `a Deus. Parece que toda vez que uma oportunidade lhes é dada, ele toma a linha-reta, e entrega toda a glória `a Deus.

Observe a postura de humildade de José. Quando faraó menciona ter ouvido que José tem abilidade de interpretar sonhos quando ele os escuta, José responde: "Isso não depende de mim, mas Deus dará ao Faraó uma resposta favorável.”

Quando José ouve o sonho do Faraó, José começa sua interpretação, dizendo, "Deus revelou ao Faraó o que Ele está prestes a fazer" (Gn 41:25, 28).


Faraó reconhece não somente que José tem um dom
genuíno de interpretar sonhos que predizem o que "Deus estava prestes a fazer" (versículo 25), como também que ele tinha a sabedoria de saber o que Faraó deveria fazer (versículo 34).


José propõe que um quinto das colheitas de cada ano sejam postas `a parte durante os sete anos previstos de safras abundantes, a fim de que houvesse uma
provisão abundante reservada para os previstos sete anos de fome. Quando José sugere que alguém seja nomeado para administrar o projeto, o Faraó responde dizendo aos que estavam reunidos, “Será que vamos achar alguém como este homem, em quem está o espírito divino?"(Gn 41:38)

Não seria maravilhoso se isto pudesse ser dito sobre cada um de nós?


Que sejamos conhecidos pela nossa atitude-modelo em coração, e nossa capacidade de pensar com os pensamentos de Deus, e tomar decisões com a sabedoria de Deus direcionando a nossa vontade. Que sejamos conhecidos como guardiães fieis dos dons que Deus nos deu. Que sejamos conhecidos como aqueles que são “obviamente cheios do Espírito de Deus".

José foi vendido como escravo quando tinha 17 anos, e agora aos 30, ele é promovido à posição mais alta no Egito, ao lado do próprio Faraó. Ele vem mantendo um histórico de ser fiel e disciplinado. Ele exercita sabedoria e desenvolve suas habilidades diariamente. E em seus sucessos, ele dá a glória `a Deus.

Faraó dá a José o nome de Zaphenath-Paneah (“revelador de segredos”). Então José, como seus antepassados Isaque e Jacó, recebe sua noiva num país distante. (Isso também prefigura o Messias, tomando a noiva, Sua companheira eterna, a Igreja, vinda de um país distante.)


Durante os sete anos de abundância que seguem sua exaltação, José se torna pai de dois filhos por Azenate. Seus nomes refletem a profunda vitória interior que Deus deu a José, durante os 13 anos de adversidades no Egito - 'Manassés', significando, "Deus me fez esquecer todo o meu sofrimento e toda a casa de meu pai,” e "Efraim", significando "Deus me fez prosperar na terra onde tenho sofrido." José, novamente, estava testemunhando e dando glória ao que Deus havia feito por ele.


Deus estava agindo no coração de José, levando-o a ganhar perspectiva. José não esqueceu de sua família, ou das maldades de seus irmãos, mas ele foi apto `a largar a dor e o sofrimento que eles lhe tinham causado. Ele foi capaz de perdoar. Ele sabia que, apesar de seus irmãos terem planejado para o mal, Deus estava usando-o para o bem (Gn 50:20). Nós também podemos ter vitória sobre as más lembranças, mágoas do passado, ao afirmarmos o amor de Deus mostrado por nos na cruz de Cristo Jesus. Quando deixamos que a resposta justa de Deus para o problema do pecado se torne o nosso ponto-de-referência, e reconhecemos a misericórdia de Deus que nos foi mostrada, podemos então largar o nosso papel de vingadores. Devemos estar agradecidos, pois Deus está trabalhando e usa todas essas situações para o bem de Seus propósitos (Romanos 8:28).

"Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade e malícia." Efésios 4:31 (NVI)
José foi apto a se concentrar em cada bondade e misericórdia que Deus lhe havia mostrado. "Deus me fez prosperar na terra onde tenho sofrido." Podes dizer isto hoje sobre as áreas de mágoa na sua vida?
Efraim significa "duplamente
fértil.” Sim, José teve dois filhos no Egito, porém ele também foi abençoado com uma vida com Deus, que floresceu com abundância. A raiz hebraica de Efraim é 'apher,’(fonético), significando "atadura ou cobertura.” Deus, graciosamente e progressivamente, trouxe cura `as feridas de José. Que grande combinação para ter em nossas famílias: "esquecimento" e "fertilidade.” Esquecendo o que está pra trás (largando as feridas do passado, alegrando-se com a misericórdia de Deus no presente) e se esforçando em direção ao que está `a frente, por vir, sabendo que Deus está no controle, e que Ele tem um bom plano. (Filipenses 3:13) Durante o período de fome no Oriente Médio, os irmãos de José vieram ao Egito, a procura de socorro, como José deve ter previsto. José demonstra uma sabedoria celestial na forma com que ele, magistralmente, traz seus irmãos ao arrependimento e a uma nova relação familiar de amor e perdão.



LEITURA NO NOVO TESTAMENTO: Mateus 13:24-46


Parábolas são histórias terrenas que são ancoradas a verdades espirituais para ilustrá-las. Elas funcionam como janelas. Para alguns elas serão claras e deixaram a luz entrar. Para outros serão nubladas, não permitindo a luz.

Jesus descreve Suas parábolas como tendo dupla finalidade, cumprindo a profecia de Isaías:

Mateus 13:13-16 (NVI)
"Por essa razão Eu lhes falo por parábolas: porque vendo, eles não vêem e, ouvindo, não ouvem, nem entendem." Neles se cumpre a profecia de Isaías: ‘Ainda que estejam sempre ouvindo, vocês nunca entenderão; ainda que estejam sempre vendo, jamais perceberão. Pois o coração deste povo se tornou insensível; de má vontade, ouviram com os seus ouvidos e fecharam os seus os olhos. Se assim não fosse, poderiam ver com os olhos, ouvir com os ouvidos, entender com o coração e converter-se, e Eu os curaria.’
Mas, felizes são os olhos de vocês, porque vêem, e os ouvidos de vocês, porque ouvem."

Para alguns as parábolas revelariam a verdade sobre o Reino de Deus. Para outros, elas esconderiam a verdade sobre O Seu reino. Jesus, deliberadamente, falava por parábolas pra que algumas pessoas pudessem “captar a (Mensagem)," e outras não. Aqueles `a quem foram dados o entendimento, estes colocariam sua confiança em Jesus, e receberiam a cura que o Evangelho oferece.

O povo judeu tinha suas próprias idéias sobre o reino. Aqueles a procura de um Messias que iria libertar o povo de Israel da opressão política dos Romanos, ficaram desapontados com Jesus. Jesus explicou a maneira misteriosa de como O Reino atua, o milagre e a maravilha do impacto da Palavra de Deus em cada coração, individualmente, e sobre o crescimento da igreja verdadeira.

O que Jesus deixou claro sobre o Reino de Deus, desde a primeira parábola, a do Semeador, a Semente e os Terrenos, é que nem todo aquele que ouve a Palavra será salvo.

Na segunda parábola Jesus fala sobre o trigo e o joio crescendo juntos. Ele semeia o trigo verdadeiro. Satanás semeia o joio. Haverá verdadeiros e falsos crentes crescendo juntos na igreja visível. Só no final a diferença entre o trigo e o joio será totalmente perceptível. Jesus separará o trigo do joio no tempo determinado para o julgamento. O trigo será colhido com Cristo. O joio será lançado ao fogo. O ponto é que haverá mistura na igreja durante a estação de crescimento.

A terceira parábola, a parábola da semente de mostarda, mostra o impacto que o Evangelho terá na sociedade durante esse anos, entre a ressurreição de Cristo e Sua volta. Cristianismo vai servir de abrigo `a muitas aves que farão seus ninhos em seus ramos. Em outras palavras, indivíduos e civilizações irão se beneficiar dos efeitos do Evangelho, encontrando um porto-seguro nos valores centrais da Cristandade, seu património, instituições, etc, sem serem parte da árvore. Não devemos equivocar as pessoas sendo beneficiadas pela sombra do Reino como sendo o próprio reino.

A quarta parábola ilustra uma mulher que está trabalhando o fermento na massa e assando o pão. Neste caso, o fermento representa o Preceito do Reino de Deus -que está enterrado na massa do mundo. O fermento penetra e permeia todas as áreas da vida.



A quinta parábola é o tesouro escondido no campo. O Tesouro é o Reino; tudo que nos é oferecido em Cristo. Um homem depara-se com O Tesouro, talvez por trabalhar no campo. Ao invés de roubá-lo, ele o esconde de novo e honestamente compra o terreno, para que o Tesouro possa ser seu. Ele percebe que o Tesouro vale tudo o que tem. Ele, alegremente, vende tudo que tem, para que possa comprar o terreno e possuir o tesouro. Alguns vão topar com o Evangelho e terão a sensatez de valorizá -lo como o Tesouro que é, e venderão tudo para tê-lo.



A sexta parábola é a do comerciante que procura pérolas preciosas. Este homem sabe o que está procurando. Quando ele encontra a Pérola de Grande Valor, vai, vende tudo o que tem a fim de comprar a Pérola. Não há nada que se compare com a beleza do que nos é oferecido em Cristo, o Rei dos Reis. Algumas pessoas consomem muito tempo buscando a verdade, antes de encontrá-la em Cristo. Quando assim fazem, Deus lhes dá a habilidade de discernir Seu Valor e eles, alegremente, se esgotam para O Seu Reino.


A sétima parábola em Mateus 13 é o arrastão lançado ao mar que apanha peixes de todo tipo. Todos que já pescaram com uma rede sabem que muitas vezes os peixes ruins são arrastados com os bons, e o apanho precisa ser dividido. "Assim será no fim dos tempos". Jesus interpreta estas parábolas para que tenhamos entendimento dos tempos em que vivemos.



Quais são as lições? Agora é a hora de semear a semente (a Palavra de Deus), abundantemente por todo o campo de Deus, o mundo. Continuamente enfrentaremos à oposição e à falsificação das obras do Maligno. Devemos perseverar, amando aquele que não-amavél, disciplinando o desobediente, e sendo paciente com todos, pois o Senhor da safra sabe o que está fazendo, e Ele vai dividir os crentes verdadeiros dos falsos. O Dia ainda não acabou. Continue seguindo em frente e deixar o julgamento `a Deus. Permita que outros venham sob a sombra da influência do Evangelho, apresente o Evangelho com clareza para que aqueles a quem Deus designou `a conversão venham a ser convertidos. Seja generoso em estender o bem do Evangelho. Alguns tropeçarão nele. Como C.S Lewis, sua conversão será um evento súbito, como ser "surpreendido pela alegria" (o título de sua autobiografia). Outros, como o negociante, descobrem o Evangelho após uma busca longa e difícil, mas é Deus Quem abre seus olhos pra discernir o valor do Evangelho. Seja paciente com todos, faça sua parte, reconhecendo que Deus vai dividir os apanhados pelo Evangelho no final.

OPERAÇÃO MUNDIAL: Estamos concentrando as preces de hoje nas Américas - do Norte, América Central e do Sul e o Caribe. “Pontos Quentes” identificados e Tendências pra observar (p. 49-50)

Alguns “pontos quentes” específicos para ORAR:

1. O pecado sistêmico do abuso das drogas que, pelos vícios, (produzem) vidas arrebentadas, violência, criminalidade, corrupção, ganância, utilizando um sistema penitenciário e uma lei judicial que já, por muito tempo, foram esgotados.

2. Necessidades humanas generalizadas existem. O Caribe tem a maior taxa de homicídio de qualquer região do mundo. Falta de educação e alfabetização, pobreza, criminalidade, falta de água potável e saneamento, flagelam grande parte das Américas.

3. Rezem pelo Haiti, onde a devastação do terremoto de 2010, a falta de água potável, a epidemia da cólera, a situação política tensa, com o retorno do misterioso ex-ditador Bebê ‘Doc’ que está detido, possivelmente, para um julgamento. Ore para "Esperança para as Crianças do Haiti," "Órfãos Primeiro,"e os muitos grupos de pessoas que estão trabalhando para fazer a diferença lá.

4. Continuem a orar pelos esforços da missão da Igreja NovaVida no Brasil para apoiar novas igrejas. Ore por Luciano do Couto, e os crentes em Campos, com quem estamos a trabalhar no Estado do Rio de Janeiro e E3 Ministério de Parceiros no Estado de São Paulo. Ore por aqueles afetados pelos deslizamentos devastadores e inundações no Estado do Rio de Janeiro. O número de mortos já chegou a 744 em seis cidades.


Pastor David “Assim, naturalmente, proclamamos Cristo! Avisamos a todos que encontramos e a todos que podemos, ensinamos tudo o que sabemos sobre Ele, de modo que, se possível, possamos trazer cada homem a sua plena maturidade em Cristo.” (Colossenses 1:28, J. B. Phillips, paráfrase)

Igreja Nova Vida em Comunidade, Concord, MA 01742

www.newlife.org

Reunião aos Domingos, 10:30 da manhã, no Emerson Umbrella para as Artes

Rua Stow, No. 40, Concord, MA
Endereço para correspondência: Caixa Postal No. 5, Concord, MA 01742
Escritório da Igreja: 35 Bypass Road., Lincoln, MA 01773 (978) 369-0061
Escritório residencial: (978) 371-3176

Nova Vida Belas-Artes

“Teatro No Qual você pode crer.”

www.newlifefinearts.org

New Life Community Church, Concord, MA 10742

www.newlife.org

Meeting Sundays at 10:30 AM at the Emerson Umbrella for the Arts, 40 Stow Street, Concord MA

Mailing Address: Post Office Box Five, Concord, MA 01742

Church Offices: 35 Bypass Rd. Lincoln, MA 01773 978-369-0061

Home Office: 978-371-3176

Nenhum comentário:

Postar um comentário