sábado, 5 de fevereiro de 2011

Deus não faz promessas que Ele não pode manter‏


Deus não faz promessas que Ele não pode manter.

Fico satisfeito em ouvir que muitos estão compartilhando o objetivo de ler a Bíblia por inteiro neste ano, 2011. Minha esposa e eu temos participado nesta prática por muitos anos, e sabemos que isto tem contribuído imensamente para nossa alegria. Aqui está um vídeo de um menino de 11 anos de idade que faz um bom trabalho recitando, de memória, como vemos Cristo em cada livro da Bíblia.

As leituras de hoje no “Ler-a-Bíblia-em-Um-Ano” são:

Gênesis 28:1 - 29:35; Mateus 9:18-38; Salmo 11:1-7; Provérbios 3:11-12.

Ao lermos a Bíblia, passamos a entender que Deus tem um plano, e que Ele nunca faz promessas que Ele não pode, e não vai manter. Abraão tem, registrados, sete encontros pessoais com Deus, nos quais promessas são feitas. (12:1-3, 7; 13:14 Gen 15:01 / 13-16; 17:1-21, 18, 22;). Deus cumpre Sua Palavra `a Abraão, e Lhe dá a "Semente" prometida, Isaque, e como veremos, a terra prometida. Isaque tem dois encontros pessoais com Deus. Durante um período de fome, escassez, Deus ordena que Isaque fique na terra prometida, e que não vá ao Egito.


A bênção dada `a Abraão é estendida a Isaque, desde que ele “permaneça" onde ele foi posicionado (26:4). Isaque persiste, e vive na terra durante tempos de dificuldade. Ele é paciente com aqueles que ficam enciúmados (por causa de) sua prosperidade . Seus adversários taparam e roubam o que eles imaginam ser a fonte de sua prosperidade. Pacientemente, ele os desencava e procura um caminho de paz, provando que é o Senhor, Quem o prospera. O Senhor aparece a Isaque pela segunda vez (26 : 24) e renova a promessa que Ele tinha feito com seu pai, Abraão.

Jacó, que nasceu em Canaã, é enviado aos antigos e batidos caminhos de Abraão, `a família de seu avô Betuel em Padã-Arã, para casar com uma das filhas de seu tio Labão, ao invés de uma Cananéia. Isto vem a ser uma provação penosa. Labão demonstra ser um sogro fazedor-de-miséria!

Enquanto Jacó está no seu percurso, a grande distância de casa, ele tem sua experiência única com Deus;

“Chegando a determinado lugar, parou para pernoitar, porque o sol já se havia posto. Tomando uma das pedras dali, usou-a como travesseiro e deitou-se. E teve um sonho no qual viu uma escada apoida na terra; o seu topo alcançava os céus; e os anjos de Deus subiam e desciam por ela. Ao lado dele estava o Senhor, que Lhe disse: "Eu sou o Senhor, o Deus de seu pai Abraão e o Deus de Isaque. Darei a você e a seus descendentes a terra na qual você está deitado. Seus descendentes serão como o pó da terra, e se espalharão para o Oeste e para o Leste, para o Norte e para o Sul. Todos os povos da terra serão abençoados por meio de você e da sua descendência. Estou com você e cuidarei de você, aonde quer que vá, e Eu o trarei de volta a esta terra. Não o deixarei enquanto não fizer o que Lhe prometi " (Gênesis 28:11-15).

Uau! Quanta Graça! O nome de Jacó significa "trapaceiro" ou "traidor," e já vimos como o comportamento de Jacó tem sido coerente com seu nome, pois ele usurpou seu irmão Esaú de sua primogenitura, do seu patrimônio, mesmo quando Deus tinha um plano, onde o direito da primogenitura ou patrimônio viria a ele. Mas o propósito de Deus não é anulado por nossas carências, ou fracassos. Suas promessas permanecem intactas.

Suas Promessas estão ancoradas ao Pacto e Obediência de Um Outro! Observe a repetição da palavra "Eis" no encontro de Jacó com Deus:

* EIS - UMA ESCADA (1)
* EIS - OS ANJOS DE DEUS (2)
* EIS - O SENHOR (3), QUE ESTAVA AO LADO DELE e LHE DISSE:
* EIS - A PROMESSA (4) “ESTOU COM VOCÊ E CUIDAREI DE VOCÊ, AONDE QUER QUE VÁ, E EU O TRAREI DE VOLTA A ESTA TERRA. NÃO O DEIXAREI ENQUANTO NÃO FIZER O QUE LHE PROMETI” (Gênesis 28:11-15).

* (1) A escada é uma imagem de comunhão não quebrantada com Deus. Vemos isto cumprido, realizado em Jesus (veja João 1:51).

* (2) Os anjos são "espíritos ministradores,” enviados para prestar serviços para o bem daqueles que hão de herdar a salvação. (Hebreus 1:14)

* (3) O próprio Senhor é a melhor parte da visão. E de fato, só Ele é mencionado quando referências são feitas mais tarde sobre essa experiência (Gn 28:16; 35:1,7; 48:3)

* (4) A Jacó, além de serem dadas as promessas de bênçãos no futuro (28:13-14), e de proteção em todos os lugares (28:15), também recebe a garantia de Sua Presença.

Lembremo-nos da fidelidade de Deus para fazer o que Ele promete: “Não o deixarei enquanto não fizer o que Lhe prometi" (Gênesis 28:11-15). Jacó só tinha planejado se afastar por alguns dias. Ao contrário de Isaque, o pai não enviou um mensageiro para ir antes dele e escolher a noiva; 20 anos passariam até a volta de Jacó `a terra prometida! (31:38). Porém Deus demostrou que estava com ele!

O que me impressiona sobre o resto da história é Jacó se apaixonar por Raquel. É uma história tenra e (meiga), mas mesmo assim uma que, como a maioria das histórias de amor, enfrenta todos os tipos de obstáculos.

"Então Jacó trabalhou sete anos por Raquel, mas lhes pareceram poucos dias, pelo tanto que a amava." (Gn 29:20).

Quão maravilhoso ver como existem noivas as quais vale a pena ganhar. Há noivas as quais vale a pena esperar. Isso me faz pensar sobre a paciência do Senhor, como Ele espera por Sua noiva!

LEITURA DO NOVO TESTAMENTO - MATEUS 9:18-38

Muitos dos acontecimentos da vida de Jesus ocorreram enquanto Ele estava indo a outro lugar. Assim é com a cura da filha de Jairo, e com a mulher que sofria de hemorragia por doze anos. Assim foi com a cura dos cegos. Que encontros divinos haverão para nós, (durante a rotina diária de nossas) vidas?

Frequentemente prego sobre Mateus 9:35-38, e assim fiz na minha missão recente ao Brasil. Por quê? Porque neste relato temos uma imagem muito relevante de Jesus, contemplando a tarefa inacabada de alcançar e discipular as nações. Nossa prece deve ser: Senhor, ajude-nos a ver as pessoas como Você as vê (aflitas e desanimadas, como ovelhas sem pastor, pessoas com problemas tão grandes que não sabem a quem ir pra receber ajuda - Mateus 9:36). Ajude-nos a sentir da maneira que Você sente - ter compaixão por elas; para orar como Você ora ao Soberano Senhor da colheita, para que possamos fazer o que Você nos disse para fazer - Ir onde Você nos enviar, e fazer discípulos de todas as nações.

O Provérbio DO DIA

Provérbios 3:11-12 (NVI) “Meu filho, não despreze a disciplina do Senhor, nem se magoe com a Sua repreensão, pois o Senhor disciplina a quem ama, assim como o pai corrige ao filho de quem deseja o bem.”

Um dos grandes agentes de santificadores do Senhor é a maneira como Ele lida com a gente!

Pastor David “Assim, naturalmente, proclamamos Cristo! Avisamos a todos que encontramos e a todos que podemos, ensinamos tudo o que sabemos sobre Ele, de modo que, se possível, possamos trazer cada homem a sua plena maturidade em Cristo.” (Colossenses 1:28, J. B. Phillips, paráfrase)

Igreja Nova Vida em Comunidade, Concord, MA 01742

www.newlife.org

Reunião aos Domingos, 10:30 da manhã, no Emerson Umbrella para as Artes

Rua Stow, No. 40, Concord, MA
Endereço para correspondência: Caixa Postal No. 5, Concord, MA 01742
Escritório da Igreja: 35 Bypass Road., Lincoln, MA 01773 (978) 369-0061
Escritório residencial: (978) 371-3176

Nova Vida Belas-Artes

“Teatro No Qual você pode crer.”

"Theater you can believe in."

www.newlifefinearts.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário