quinta-feira, 1 de março de 2012

O FARISAÍSMO INVERTIDO

NA BABEL DA RELIGIOSIDADE HÁ FARISEU QUE SE TORNA PUBLICANO E PUBLICANO TOMANDO O LUGAR DE FARISEU (Quem lê entenda!)
"Propôs também esta parábola a alguns que confiavam em si mesmos, por se considerarem justos, e desprezavam os outros: Dois homens subiram ao templo com o propósito de orar: um, fariseu, e o outro, publicano. O fariseu, posto em pé, orava de si para si mesmo, desta forma: " Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros, nem ainda como este publicano; jejuo duas vezes por semana e dou o dízimo de tudo quanto ganho. O publicano, estando em pé, longe, não ousava nem ainda levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: " Deus, sê propício a mim, pecador! Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque todo o que se exalta será humilhado; mas o que se humilha será exaltado" (Lc 18.9-14).
Gente, nem sei porque estou escrevendo isso daqui, na verdade senti vontade, e não digo que foi uma vontade carnal ou espiritual, só sei que desejei escrever por conta de algumas horas de meditação sobre o assunto.
Eu disse horas e não dias, semanas ou meses, ou seja, o que você vai ler não passa de questionamentos que fiz a mim mesmo e há algumas disputas que tenho entendido ser irrelevante para o tempo em que vivemos (penso eu que este é o tempo do fim). Não dê risada desta afirmação, mas ore por mim se não concordar, ou até mesmo seja humilde o suficiente e me admoeste em amor... valeu?!
Vamos lá. Você leu o texto acima? Trata-se de uma parábola do Senhor Jesus, onde Ele denunciou o farisaísmo religioso e soberbo e exaltou a vida de humildade de um pobre pecador.
Agora permita-me fazer uma paráfrase para aplicação diante daquilo que tenho visto, ouvido, sentido, tocado, etc...
"Com toda a humildade estou propondo uma parábola Propôs a alguns que confiam em si mesmos, por se considerarem justos, e desprezam os outros: Dois homens foram a um lugar reservado com o intuito de orar, um era cristão maduro, que tinha rompido com as influencias da religião em vigência se colocou de pé com o dedo de autoridade espiritual  e orava assim: “Senhor Deus, te agradeço, te exalto e te louvo, porque não sou como aqueles traficante, não sou político e não ando na roda dos ímpios e muito menos como este crente que é preso a liturgias e ritos cerimoniais, não oferto porque não financio ladrões , jamais darei o dízimo de tudo o que ganho, pois isso é ofender a sua graça, e não freqüento encontros nos templos de maneira alguma, porque o Senhor não habita esses lugares. Mas aquele crente ultrapassado e sem entendimento nas escrituras, se ajoelhou, e não conseguia nem falar direito, pois sua voz estava embargada e se embolava nas lágrimas, com o seu rosto roçando o chão dizia : Deus, Tem misericórdia de mim, sou pecador, estou todo errado, me ajude em nome de Jesus. Penso que este desceu justificado para a sua casa e não aquele outro, porque todo aquele que se exalta será humilhado; mas o que se humilha, será exaltado.
É claro que é uma viagem simples, como disse acima, foram apenas algumas horas de meditação, mas tenho pensado muito na sutileza como a serpente pode estar se inserindo no “Jardim de nossa segurança espiritual” e disseminando seu veneno de orgulho e soberba naqueles que conseguiram enxergar algo além do convencional no que diz respeito a religião e liturgias do dia a dia.
Eu acho muito complicado nos atermos a questões que nem mesmo o Mestre se prendeu, ou gastou tempo dizendo e explicando, principalmente quanto a questão dos dízimos e ofertas voluntárias.
Estive conversando com meu irmão enquanto ele pilotava a sua moto para que fizéssemos um serviço. Pensei em uma pessoa que entendendo a necessidade de outrem, decidiu em sua simples (ou profunda, eu não sei ao certo) compreensão bíblica que deveria se dedicar a ajudar aquele irmão com o dízimo, ou dez por cento daquilo que ele ganhava. Ele não estava interessado em ser abençoado por isso, ou ser protegido do devorador ou coisa desse tipo, ele simplesmente queria dar e fez isso com toda a sua alegria.
E quando chegamos ao local do serviço fomos surpreendido com algo tão marcante que ali chegamos ao fim de nossa conversa. Uma irmã que conhece o nosso trabalho na Terra Prometida, e nos ajuda muito de nome Isabel, estava com uma caixa dessas que contém 12 caixinhas de leite de um litro. E enquanto conversávamos, ela disse o seguinte: “Luciano, não sou eu que estou dando esse leite não, e sim é uma irmã que estava com seu ticket de refeição e entendeu que deveria tirar dez por cento para doar a obra de Deus. Ninguém a induziu a tal coisa, ela simplesmente pensando no valor do ticket quis dar o que ela chamou de dízimo daquele Ticket e fez isso com alegria.
Agora te pergunto essa irmã pecou? Essa irmã ofendeu a santidade de Deus com tal generosidade e disponibilidade em dar, ainda que a sua compreensão de dízimos ou oferta seja diferente daquela que consideramos a correta?
Tá na hora de falarmos de fato o que é pecado e não das manifestações deles ou daquilo que a nossa tradição quer seja de séculos ou de semanas nos limita em dizer que são.
O Evangelho é Jesus cristo, e não um conjunto do que pode ou não ser feito. Por falar nisso você sabe o que é o Evangelho? Leia 1 Coríntios 15
“Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados,
Que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo.

Ninguém vos domine a seu bel-prazer com pretexto de humildade e culto dos anjos, envolvendo-se em coisas que não viu; estando debalde inchado na sua carnal compreensão,

E não ligado à cabeça, da qual todo o corpo, provido e organizado pelas juntas e ligaduras, vai crescendo em aumento de Deus.
Se, pois, estais mortos com Cristo quanto aos rudimentos do mundo, por que vos carregam ainda de ordenanças, como se vivêsseis no mundo, tais como:
Não toques, não proves, não manuseies?
As quais coisas todas perecem pelo uso, segundo os preceitos e doutrinas dos homens;
As quais têm, na verdade, alguma aparência de sabedoria, em devoção voluntária, humildade, e em disciplina do corpo, mas não são de valor algum senão para a satisfação da carne. 
Colossenses 2:16-23
Hoje, se olharmos de certo ponto de vista a coisa tá meia invertida, pois aqueles que se julgam terem entendido o que é igreja, o que é corpo, nada mais fazem a não ser se afastar das pessoas que consideram religiosas e sob maldição para criticá-las e sei lá o que mais, e esquecem ou ignoram o fato de que Jesus confrontava os fariseus cara a cara, estava com eles, comia com eles, chamava-os de filhos de satanás na cara deles e não em encontros ou reuniões particulares. O apóstolo Paulo em todas as cidades que ia ele fazia questão de estar nas sinagogas, ensinando, pregando mesmo que isso lhe custasse a vida. Temos agido assim meus irmãos?
Dizemos: “Não faça isso, pois isso é tradicionalismo, não faça aquilo pois isso é maldição, não faça aquilo outro, pois não provem de Deus.” E assim repetimos a cadeia alimentar da religiosidade, somos tragados sem ao menos perceber, que estamos enganando e sendo enganados.
Você deseja saber como deve lidar com questões periféricas  ou de interpretações pessoais e diversificadas, principalmente no que diz respeito usos e costumes e até mesmo práticas?
Ora, quanto ao que está enfermo na fé, recebei-o, não em contendas sobre dúvidas.
Porque um crê que de tudo se pode comer, e outro, que é fraco, come legumes.

O que come não despreze o que não come; e o que não come, não julgue o que come; porque Deus o recebeu por seu.

Quem és tu, que julgas o servo alheio? Para seu próprio senhor ele está em pé ou cai. Mas estará firme, porque poderoso é Deus para o firmar.
Um faz diferença entre dia e dia, mas outro julga iguais todos os dias. Cada um esteja inteiramente seguro em sua própria mente.
Aquele que faz caso do dia, para o Senhor o faz e o que não faz caso do dia para o Senhor o não faz. O que come, para o Senhor come, porque dá graças a Deus; e o que não come, para o Senhor não come, e dá graças a Deus.
Porque nenhum de nós vive para si, e nenhum morre para si.
Porque, se vivemos, para o Senhor vivemos; se morremos, para o Senhor morremos. De sorte que, ou vivamos ou morramos, somos do Senhor. 
Romanos 14:1-8
Você prestou a atenção nos grifos? Tem gente que acha que todos temos de pensar de maneira igual, pois o Espírito é o mesmo e não traz confusão, e acreditamos que aquele que pensa diferente é fraco porque não recebeu a devida revelação dos céus que eu recebi. ISSO É SER IMATURO MEU QUERIDO! Está escrito nas Sagradas Escrituras inspiradas pelo Espírito Santo, que um segundo o seu entendimento espiritual, ele crê que pode comer tudo, e o outro não.... nas mesmas Escrituras dizem que um faz diferença de dias e o outro não... o que vai fazer a diferença nessas questões de não concordância tão insignificantes, é a motivação de para quem e por causa de quem eles fazem tal coisa ou deixam de fazer.
È claro que não estou afirmando aqui que podemos interpretar as Escrituras de forma libertina, mas sim que podemos ouvir o Espírito de maneira livre e longe da escravidão do pecado.
Pra finalizar, quero citar aqui a continuação dessa texto maravilhoso que diz o seguinte:
Porque foi para isto que morreu Cristo, e ressurgiu, e tornou a viver, para ser Senhor, tanto dos mortos, como dos vivos. ( Já existe um senhor e o seu nome é Jesus e não Luciano!)
Mas tu, por que julgas teu irmão? Ou tu, também, por que desprezas teu irmão? Pois todos havemos de comparecer ante o tribunal de Cristo.

Porque está escrito: Como eu vivo, diz o Senhor, que todo o joelho se dobrará a mim, E toda a língua confessará a Deus.
De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus.
Assim que não nos julguemos mais uns aos outros; antes seja o vosso propósito não pôr tropeço ou escândalo ao irmão.
Eu sei, e estou certo no Senhor Jesus, que nenhuma coisa é de si mesma imunda, (aqui no sentido da comida) a não ser para aquele que a tem por imunda; para esse é imunda.
Mas, se por causa da comida se contrista teu irmão, já não andas conforme o amor.(Se por causa da forma dele dar, se dar, se doar contrista, envergonha, humilha seu irmão, já não andas conforme o amor) Não destruas por causa da tua comida (Ou da sua doutrina) aquele por quem Cristo morreu.

Não seja, pois, blasfemado o vosso bem;
Porque o reino de Deus não é comida nem bebida (e te garanto que nem dinheiro), mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo. 

Romanos 14:9-17
E pra finalizar:
Porque quem nisto serve a Cristo agradável é a Deus e aceito aos homens.
Sigamos, pois, as coisas que servem para a paz e para a edificação de uns para com os outros. 
Romanos 14:18-19
No amor de Cristo, seu irmão e conservo
Luciano Couto
02.03.2012
01:34h

Nenhum comentário:

Postar um comentário