sábado, 3 de março de 2012

DEUS NÃO FALA NOS EXTREMOS



Por: Gino Iafrancesco
Deus não fala nos extremos. Precisamente nos extremos do propiciatório, Deus colocou querubins guardiões. Deus fala debaixo e no meio das asas dos querubins, sobre o propiciatório (Êx 25.22).
Nem o rigorismo nem a lassidão são soluções. Necessitamos do equilíbrio. Por um lado, devemos apreciar todos os tesouros em todos os membros do Corpo de Cristo; ao mesmo tempo, devemos lembrar que esses tesouros estão em vasos de barro e, por trás de quase imperceptíveis imperfeições em líderes notáveis, podem-se esconder grandes e sutis príncipes malignos que tentam anular o trabalho da Igreja.
Necessitamos da nobre amplitude para valorizar, apreciar, reconhecer e ter longanimidade. Ao mesmo tempo, necessitamos do rigor fulminante da cruz que se encarrega de todos os elementos estranhos. Por isso, Deus combina ministérios distintos e complementares: Pedro e João, Paulo e Barnabé…
A Igreja está grávida para dar à luz o Varão Perfeito, para conformar-se à plenitude de Cristo. E as dores da gravidez são inevitáveis e necessárias. O importante é entender os caminhos de Deus e avançar em sua luz.
Não permitamos que Satanás distorça o que é apenas complementar para apresentá-lo à Igreja como se fosse algo oposto ou contrário e assim provocar a divisão. Satanás quer aproveitar-se das diferenças entre nós que deveriam ser usadas como complemento um do outro e convertê-las em foco de oposição, ao mesmo tempo em que, sutilmente, disfarça-se em anjo de luz, e seus ministros, em ministros de justiça. Mas Cristo mesmo é a luz que discerne e a síntese que coordena a todos os membros de seu Corpo, por mais distintos que sejam.
[Portanto, não nos contentemos com verdades parciais ou extremas, nem com comunhão parcial com grupos uniformes, porém incompletos. Busquemos a revelação do amor de Cristo “com todos os santos” para podermos compreender toda a largura, o comprimento, a altura e a profundidade da plenitude de Deus (Ef 3.17-19).]
É o próprio governo de Deus que, por sua soberana vontade e a partir do Cristo glorificado à sua destra, pelo Espírito de Jesus, dispôs, dispõe e disporá as circunstâncias pelas quais há de encaminhar sua Igreja peregrina. O caminho é Jesus Cristo e cada passo é o próprio Jesus Cristo.
Gino Iafrancesco V., vive em Teusaquillo, Bogotá, com sua esposa Mirian; tem sete filhos e uma neta. Ministra a Palavra na Colômbia e também em igrejas e conferências em outros países, inclusive no Brasil, desde 1978. É autor de vários livros e algumas de suas obras podem ser encontradas em seus blogs: http://es.netlog.com/giv1, em português, e http://exegiv.zoomblog.com/, em espanhol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário