sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

LEITURA DA PALAVRA PARA APLICAÇÃO


A Vida de Abraão

Embora o foco da narrativa bíblica esteja agora sobre Abraão e seus filhos, o Senhor tem a salvação para todos os povos em vista.

Vemos Deus fazer uma obra em Abrão para que ele, progressivamente, começe a agir de acordo com os Seus Propósitos. Ele deixa pai e mãe, e segue a Deus para construir um lar de fé.

Atos 7:2-3 (NVI) "Irmãos e pais, ouçam-me! O Deus glorioso apareceu a Abraão, nosso pai, estando ele ainda na Mesopotâmia, antes de morar em Harã, e Lhe disse: ‘Saia da sua terra e do meio dos seus parentes
e vá para a terra que Eu Lhe mostrarei.’”

O Senhor aparece a Abrão e promete aos seus descendentes a terra de Canaã. Lá ele constrói um altar e clama ao Nome do Senhor.

Abraão é exemplo de um homem chamado para caminhar pela fé. Ele é um exemplo para nós todos.


L
emos a Bíblia para aplicação, e também para adoração. Assim, enquanto lemos, vamos olhar as perguntas contidas aqui: “O PÃO VEM DE: DEUS.”

Se existe:

O - O pecado pra confessar?

P - Promessa pra afirmar?

à - Atitude pra mudar?


O - Oração pra suplicar?

V - Verdade pra crer?

E - Erro pra evitar?

M - Mandamento pra Obedecer?

D - Dádivas pra agradecer a Deus?

E - Exemplo pra Seguir?

Deus - O Filho

A confiança de Abrão em Deus é continuamente testada. Assim como
nós somos. Ele compromete sua obediência `a Cristo. Nós também. Ele não deixa sua família, como Deus Lhe pediu. Ele leva o pai e o sobrinho. A desobediência nos traz dificuldades. Porém, "Se confessarmos os nossos pecados, Ele é Fiel e Justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça." (1 João 1:9) Deus é fiel à Sua aliança. Esta é a mensagem de Abraão. A graça de Deus está disponível para aqueles que confiam Nele. E pela Graça, mediante `a fé, Seus propósitos são avançados em nós e através de nós.
Porque somos criação de Deus, realizada em Cristo Jesus, para fazermos boas obras, as quais Deus preparou para nós as praticarmos. (Efésios 2:10 NVI)


Na vida daqueles que cre
êm, Deus testará a fé e revelará Sua Fidelidade. Será que estamos apoiados Nele? Será que estamos confiando no Seu Caráter, Sua Promessa, Seu Poder? Será que estamos investindo Nele, por aquilo que Ele tem dedicado Sua Pessoa a Ser e Fazer em nós, para os outros? Será que estamos comprometidos `a Sua Vontade?

Será que deixaremos o Senhor escolher onde vamos morar? (Gn 13:8-9) Se assim for, podemos dizer com o Salmista:

As divisas cairam para mim em lugares agradáveis: Tenho uma bela herança!” (Salmo 16:6)

Lemos a Palavra para adorar. Na história de Abraão, vemos "o Deus glorioso" (Atos 7:2) e imagens proféticas de Seu Evangelho glorioso. Depois que Abrão resgata seu sobrinho Ló, ele é cumprimentado por Melquisedeque, Rei de Salém (literalmente, "paz") (Gen. 14:17-24). Seu Nome significa "Rei da Justiça". O Novo Testamento não nos deixa nenhuma dúvida de que Melquisedeque é uma representação de Messias, O Rei Ungido, Sacerdote e Profeta, O Qual traria salvação `aqueles que crêem. (Hebreus 7) Não há registro na Bíblia da genealogia de Melquisedeque, do Seu princípio ou Seu fim. Seu sacerdócio é antes da lei e além da lei. Ele é o Rei da Paz, porque Ele é o Rei da Justiça. Paz só pode existir de acordo com os termos da Justiça. Vemos isto na cruz de Cristo, o único lugar onde a Justiça pode perdoar pecadores, o único lugar onde a Justiça e a Paz se beijam (Salmo 85:10).

Melquisedeque traz uma oferenda a Abrão de pão e vinho, uma ceia memorável, e abençoou Abrão com uma palavra profética sobre o que Deus tinha feito por ele. (Gênesis 14:19-20)

Como resposta a esta palavra profética, Abrão nega-se os despojos de sua vitória sobre o rei de Sodoma, como também para evitar que o rei de Sodoma pudesse dizer: "Eu enriqueci Abrão." A vanglória de Abrão seria no Senhor.

Deus rejeita todos os planos de Abrão de cumprir A Vontade de Deus através de seus próprios atos. Ele rejeita a sugestão de Abrão que a promessa de um filho seria realizada por meio da adoção de Eliezer (Gn 15:2) ou mais tarde, pelo filho de Agar, Ismael (Gênesis 16:1-4). Não, Deus faz o Seu Trabalho Do Seu Jeito. A semente prometida viria por intervenção do Senhor. Para assegurar Abrão, a Promessa de Deus verbalmente dada, é agora selada com um pacto (Gen.15: 12), um contrato legal ao qual os participantes estão comprometidos, ou perdem suas vidas. E para enfatizar que isto seria A Obra de Deus, e não de Abrão, Deus coloca Abrão num sono profundo. A responsabilidade pelo cumprimento do pacto seria somente de Deus. Quanta Graça!

Um Nome Novo

Em Gênesis 17, o Senhor aparece `a Abrão diretamente pela segunda vez (cf. Gn 12:07, 17:1). Abrão tem agora 99 anos de idade. Ele tinha recebido censuras por ter acreditado numa promessa de Deus que ainda não tinha sido realizada. Seu nome, "Abrão,” significa “pai exaltado,” ou “pai-do-ano.” Um nome como este implora a pergunta: "Quantos filhos você tem?" Uma pergunta que deve ter sido um embaraço doloroso para o casal-sem-filhos, Abrão e Sarai.

Porém Deus graciosamente lembra a Abrão que não se esqueceu dele, e renova Sua Promessa de faz
ê-lo pai de uma multidão de nações, e de uma Aliança Eterna, em que o Senhor seria o Deus destas nações! (17:04).

E Deus dá a "Abrão" um novo nome. A quinta letra do alfabeto hebraico, o soprado 'Hey’ (phonético), indicando que Deus estaria soprando vida naquele que estava morto. Na sua idade, Abrão e Sarai estavam mortos, falidos em seus recursos para realizar a promessa de Deus. Porém Deus Vida-Ressuscitada aos mortos. Assim, a quinta letra de ambos Abrão e Sarai é substituída com a quinta letra do alfabeto hebraico, soprando vida na promessa. Como é maravilhoso ter a Promessa de Deus ressuscitada em nós!

O número cinco (5) nas Escrituras significa Graça. Assim, no quinto encontro de Deus com Abraão, com a introdução da quinta letra do alfabeto hebraico, Abrão, (o pai exaltado) torna-se Abraão, "pai de muitas nações", e "Sarai" (chefe, governante) torna-se "Sarah,” (princesa).

Em Gênesis 18
Temos o sexto encontro de Abrão com o Senhor. Esta é a terceira vez que as Escrituras dizem especificamente: "O Senhor apareceu" (Gn 18:1). Na frase seguinte lemos, "E Abraão ergueu os olhos e viu três homens em pé, a pouca distância.” Novamente vemos como o Senhor Se fez conhecer ao homem, em forma de Homem. Referem-se a isto como uma “Cristofania,” a aparência pré-encarnada da Segunda Pessoa da Trindade, ao qual aprenderemos mais a respeito, ao lermos a Bíblia.

COLHEITA NO
NOVO TESTAMENTO

Nós continuamos a ler o Sermão da Montanha. Acho interessante que o maior sermão jamais pregado não foi um simples sermão de um ponto, nem era tampouco um sermão de três pontos.


Jesus revela, no Sermão da Montanha, a Justiça que Deus requer, tanto na atitude do coração, assim como no comportamento exterior. Esta é a vida cristã, a qual temos como proposta de vida. Como eu já disse muitas vezes, "A vida cristã não é difícil, é impossível.” Existe Um que já Viveu e que irá Viver a Vida Cristã: Cristo. E é por isso que precisamos reconhecer Jesus como Senhor, nossa Justiça. Somente quando Ele, O Legislador, (Doador-da-Lei), torna-se O Guardião-da-Lei em nossos corações, então teremos Paz e seremos capazes de viver a vida cristã.

Que bênção é ter a revelação de uma vida-acertada perante a Deus, Vida soletrada perfeitamente nas palavras e atos de nosso Senhor e Salvador.

Salmo 7
O Apóstolo Paulo fala a respeito de se exercitar, ou fazer o seu melhor pra sempre manter uma consciência pura diante de Deus, e diante dos homens (Atos 24:16). Aqui está um bom exemplo de Davi fazendo o mesmo.

Pr. David

“Assim, naturalmente, proclamamos Cristo! Avisamos a todos que encontramos e a todos que podemos, ensinamos tudo o que sabemos sobre Ele, de modo que, se possível, possamos trazer cada homem a sua plena maturidade em Cristo.” (Colossenses 1:28, J. B. Phillips, paráfrase)

P.S. Ao orarmos para a safra mundial em 2011, que o Senhor aumente nossa visão, nossa compaixão, nossa vida de oração e nossa obediência. Vamos rezar para os "Pontos Quentes do Globo" na página 10 e "Observar as Tendências Globais" na página 12 do livro "Operação Mundo, (Operation World)."
Se você precisar de material no internete, acesse estas conexções:


www.Oneyearbibleonline.com
www.operationworld.org

Igreja Nova Vida em Comunidade, Concord, MA 01742

www.newlife.org

Reunião aos Domingos, 10:30 da manhã, no Emerson Umbrella para as Artes

Rua Stow, No. 40, Concord, MA
Endereço para correspondência: Caixa Postal No. 5, Concord, MA 01742
Escritório da Igreja: 35 Bypass Road., Lincoln, MA 01773 (978) 369-0061
Escritório residencial: (978) 371-3176

Nova Vida Belas-Artes / New Life Fine Arts

“Teatro No Qual você pode crer.”

"Theater you can believe in."

www.newlifefinearts.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário