terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Leia a Palavra para Entender a Obra Redentora de DEUS na História


Leia a Palavra para Entender a Obra Redentora de DEUS na História

Enquanto você lê a Bíblia, ore com o salmista: "Abre meus olhos para que eu veja as maravilhas da Tua lei." (Salmo 119:18) Aproximadamente 75% da Bíblia é narrativa. A partir do relato da queda da humanidade em Gênesis 3, observamos dois temas acontecendo simultaneamente na história: 1. O princípio do pecado, na raça humana, transcorrendo paralelamente com o desenvolvimento da cultura humana, (e também) 2. O transcorrer do propósito redentor de Deus de restaurar a humanidade e levá-la a um relacionamento de aliança harmoniosa Consigo Mesmo. Observe a conseqüência do princípio do pecado- a humanidade rompe sua comunhão com Deus por descrer `a Deus e desobedecê-Lo. Mal peca o homem, e Deus demonstra Sua Graça com a Promessa de um Salvador (Gn 3:15) e vestimentas para sua nudez (Gn 3:21); ambos profeticamente representando a obra salvadora de Cristo. As conseqüências do homem independente de Deus são vistas quando: · Adão tem medo, e se esconde (de Deus) (Gn 3:10), · Adão se auto-justifica, e acusa os outros (Gn 3:12), · Adão tenta se auto-redimir, e costura as folhas da figueira; · Caim adota `a auto-redenção, a religião das boas obras, e se relaciona com Deus em seus próprios termos, fazendo o que é certo aos seus olhos. · Caim tem ciúme que resulta em fratricídio- Caim mata Abel (Gen.4: 8). · Caim vai sem rumo, em eterna insatisfação ( Gen4:12). · Vemos a desobediência de Lameque, em sua bigamia e vanglória (Gn 4:19).

Lameque vangloria-se de seu comportamento iníquo. Ele tem orgulho de suas conquistas e aniquila aqueles que entram em seu caminho, sendo sua vingança desproporcional a ofensa. (Gn 4:23).

A linha de pecadores descendentes de Caim é contrastada a uma outra linha de pecadores que clama ao nome do Senhor.Em Gênesis 4:25, Adão tem outro filho, chamado 'Sete,' que significa 'apontado, nomeado' referindo-se a um "substituto.” Adão disse: “Deus me deu outro filho em lugar de Abel.” Novamente, há a lembrança do substituto prometido provir, Jesus, o Cristo (Messias), cuja Vida e Morte substitutiva nos providenciaria reconciliação com Deus (2 Cor. 5:19-20). A linhagem de Sete e a linhagem de Caim são contrastadas por um período que abrange 1500 anos, toda extensão do livro de Gênesis, até o dilúvio. Enoque, o sétimo filho de Adão através da linhagem de Sete, é contrastado com Lameque, o sétimo filho de Adão através da linhagem de Caim. Enoque andou com Deus, agradou a Deus (Hebreus 11:5), foi utilizado como porta-voz para a glória de Deus (Judas 1:14) e foi arrebatado por Deus (Gn 5:24). Em contraste, Lameque andou com uma arrogante independência de Deus, foi desafiador dos Seus mandamentos, foi porta-voz de sua glória pessoal (Gn 4:23-24) em vez da glória de Deus e, finalmente, ele prova que Satanás é um mentiroso, e que a Palavra de Deus é verdadeira, pois ele morre em seus pecados. Depois do dilúvio, Babel é a expressão de uma ordem mundial que opera em desafio `a Deus, movida pelo princípio satânico do pecado- a presunção humana de ser auto-suficiente, de indiferença para com Deus, de rebelião contra Ele em orgulho e arrogância. O mistério da iniqüidade, que é representado por Babel, continuamente vem a tona ao longo da história humana, porém ao final é destruída, "para nunca mais ser encontrada" (.Apocalipse 18:21). Em Gênesis 11, Deus confundiu as linguagens e planos humanos, e dispersou a raça humana para que assim Seu plano de redenção pudesse ser realizado. O Apóstolo Paulo prega sobre isso no Novo Testamento: “De um só fez Ele todos os povos, para que povoassem toda a terra, tendo determinado os tempos anteriormente estabelecidos e os lugares exatos em que deveriam habitar. Deus fez isso para que os homens o buscassem e talvez, tateando, pudessem encontrá-Lo, embora Ele não esteja longe de cada um de nós.” Atos 17:26-27 (NVI) Enquanto as nações tramam contra o Senhor e contra O Seu Ungido, (Salmo 2:1), Deus prepara a restauração da Ordem Divina. Ele chama Abrão, filho de um idólatra, e de seus descendentes virá a Semente Prometida do Messias. Através de Sua Semente seriam abençoados todos os povos da terra (Gn 12:3). Até este ponto a história de Gênesis tem sido sobre os povos da terra. De agora em diante o foco estará em Abraão e seus descendentes, e particularmente no povo de Israel. Através desta linhagem o propósito redentor de Deus é visto e realizado.

Deus é fiel a Sua Promessa na dádiva do Messias.

Pr. David

So, naturally, we proclaim Christ! We warn everyone we meet, and we teach everyone we can, all that we know about him, so that, if possible, we may bring every man up to his full maturity in Christ. (Colossians 1:28, J.B. Phillips paraphrase)

New Life Community Church, Concord, MA 10742

www.newlife.org

Meeting Sundays at 10:30 AM at the Emerson Umbrella for the Arts, 40 Stow Street, Concord MA

Mailing Address: Post Office Box Five, Concord, MA 01742

Church Offices: 35 Bypass Rd. Lincoln, MA 01773 978-369-0061

Home Office: 978-371-3176

New Life Fine Arts

"Theater you can believe in."

www.newlifefinearts.org

Custumo escrever um blog em Inglês para encorajar aqueles na nossa igreja para ler toda a Biblia e orar por todos os países do mundo em 2011. Cecilia Lemos se ofereceu para ajudar a traduzir esses artigos em português. – Pr. David MacAdam

http://www.newlife.org/pastors-blog www.davidmacadam.blogspot.com

http://www.oneyearbibleonline.com/ http://www.operationworld.org/

Sete de Janeiro de 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário