domingo, 16 de janeiro de 2011

Encorajados a Descansar na Provisão da Graça de Deus



Eu escrevi no início desta semana para incentivar a todos a ler a Bíblia, pelo o que Ela é: A Palavra de Deus. Leia a Bíblia com "Cristo-ao-centro". Leia e adore Jesus, a Palavra Viva.

À medida que progredimos através da Bíblia-em-Um-Ano, vamos aprender mais sobre a leitura da Bíblia como história e também como leitura para aplicação.

Na leitura do Novo Testamento de hoje, Jesus anuncia em Seu Sermão da Montanha, que Ele veio para cumprir tanto a Lei (Torá), como os Profetas (Mateus 5:17-18). Ele também nos diz nestes versos que a lei em si foi uma profecia a ser cumprida, e que seria realizada Nele Mesmo. Jesus nasceu sob a Lei para cumprir a lei com Sua vida justa e Sua morte substitutiva (Gálatas 4:4). Ele redime aqueles que foram condenados à morte pela lei, através de Sua morte na cruz, como nosso substituto.

Mais adiante, no Monte da Transfiguração, vemos Jesus conversando sobre a revelação do “Cristo-ao-centro,” na Lei e nos Profetas, com Moisés e Elias. O Evangelho de Lucas nos diz que eles estavam conversando sobre o caminho de escape, a partida, a morte (no texto original grego, o “êxodo ") que Ele iria realizar em Jerusalém (Lucas 19:31). Jesus oferece o caminho para que escapemos `a ira de Deus ao ser Crucificado, Sepultado e Ressuscitado dentre os mortos em Jerusalém (cf. Lc 9:31).

Na leitura do Antigo Testamento de hoje, continuamos a ler o relato de Noé. A arca de Noé é outra representação da "saída", do êxodo, da execução do plano de salvação que Jesus realizaria em Jerusalém.

"Então Deus lembrou-se de Noé" (Gênesis 8:1)

Quanto isto nos asegura! Sobre o Que é a graça de Deus? É a revelação de Deus fazendo por nós o que não poderíamos fazer por nós mesmos. É Deus lembrando-se de nós. Ele conhece a nossa estrutura, nossas capacidades e limitações. Ele lembra de que somos apenas pó. (Salmo 103:14) Deus nos deu a capacidade de consertar coisas, porém, algo que não podemos consertar é o problema do coração humano. O problema dos nossos corações.

Assim, Deus nos dá o que não merecemos, ou não podemos alcançar por nós mesmos. Ele nos dá a revelação de Sua Palavra e a capacidade de crer n’Ele. Nós temos a capacidade de resolver problemas e consertar coisas. Mas o problema do coração humano está além da nossa capacidade de consertar (Jer. 17:09, 13:23).

Qual é a origem das lutas e disputas na história humana? (Tiago 4:01) Jesus disse: "Pois do coração saem os maus pensamentos, os homicídios, os adultérios, as imoralidades sexuais, os roubos, falsos testemunhos e as calúnias." (Mateus 15:19; Gênesis 6:5)

Do ponto de vista de Deus não é apenas um coração novo que precisamos. Transplante do coração humano não trará a cura. Precisamos de um novo tipo de coração, amoroso e cumpridor da lei. Um coração acertado com Deus. E é isto que o Evangelho da graça de Deus nos promete como herança:

"Darei a vocês um coração novo e porei um espírito novo em vocês; tirarei de vocês o coração de pedra e lhes darei um coração de carne. Colocarei o Meu Espírito em vocês e os levarei a agirem segundo os Meus decretos e a obedecerem fielmente às minhas leis. " (Ezequiel 36:26)

Esta é a promessa do Espírito, dada a uma nova criação, um novo homem em Cristo.

O nome Noé significa "descanso." Embora sua vida tivesse sido bastante ativa, sendo obediente `a Deus, (construir uma arca e pregar a Palavra), finalmente ele teria que descansar na autoridade da Palavra de Deus, quando esta se refere a sentença iminente contra o pecado, e ao Seu plano de salvação, de escape ao julgamento. Como Noé, precisamos de um barco que está além de nós mesmos para nos resgatar. É necessário que confiemos na revelação de Deus e que sejamos obedientes a revelação de Deus. Na arca não havia leme nem mastro. Não coube a Noé a orientação, ou a aceleração deste navio. Ele teria de "descansar" na provisão de Deus. Assim, quando as águas do julgamento desceram sobre a primeira criação, ele precisaria confiar que Deus iria trazê-lo `a nova criação.

Também aprendemos sobre aliança nesta seção. Um pacto é a definição de um relacionamento. Promessas e expectativas são soletradas claramente. Na aliança que Deus faz com Noé, Deus soletra claramente Suas promessas a Noé e seus descendentes (o qual, de fato, também somos). Deus faz promessas que Ele se compromete a manter para sempre. Deus sinalizou que o arco-íris seria o sinal daquele pacto. Deus diz que ao vê-lo, Ele lembrará da Aliança. Nós, ao vê-lo, lembramos que Deus lembra. Nós Lembramos de Sua Graça. O Senhor se lembrou de Noé, assim Ele se lembrará de nós. Podemos repousar em Sua Palavra. Podemos confiar em Seu plano de salvação e responder com a obediência da fé para entrar nele (Gênesis 6:18; 7:1; Hebreus 11:6-7).

Salmos 05:11 "Alegrem-se, porém, todos os que se refugiam em Ti; cantem sempre de alegria!

Deus te abençoe!

Pr. David

So, naturally, we proclaim Christ! We warn everyone we meet, and we teach everyone we can, all that we know about him, so that, if possible, we may bring every man up to his full maturity in Christ. (Colossians 1:28, J.B. Phillips paraphrase)

New Life Community Church, Concord, MA 10742

www.newlife.org

Meeting Sundays at 10:30 AM at the Emerson Umbrella for the Arts, 40 Stow Street, Concord MA

Mailing Address: Post Office Box Five, Concord, MA 01742

Church Offices: 35 Bypass Rd. Lincoln, MA 01773 978-369-0061

Home Office: 978-371-3176

New Life Fine Arts

"Theater you can believe in."

www.newlifefinearts.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário