segunda-feira, 9 de julho de 2018

Assentados nas Trevas


"O povo que estava assentado nas trevas, viu uma grande luz; aos que estavam assentados na região e sombra da morte, a luz raiou. " Mateus 4:16


Você já se sentiu impotente diante de alguma situação? Já sentiu-se travado, limitado ou impedido por algo ou alguém? Aquela sensação de que dá um branco, ou o atualizado jargão: "Está tudo embaçado"...

Tem até aquele conto do sapo na água fervente, mas não sei se realmente é desse jeito, porém a ideia da figura é excelente.

Uma das coisas que as trevas faz conosco é nos deixar amarrados, presos, e assentados pois o medo do desconhecido nos limita a simplesmente nos levantar e caminhar... O medo opera e impera, como levantar nessa escuridão, então o que nos resta é sentar e esperar.

Imagine agora uma multidão, assentada nas trevas, perdida, sem saber o que fazer, com frio, fome, destruída e incapacitada pelo medo, assentada na beira de um precipício, sentindo o cheiro da morte, sendo golpeadas pelo impetuoso  vento gélido das trevas, uivos de horrores.... que sensação horrível!  Não há a quem recorrer, não há a quem clamar, pois estão todos na mesma posição.

Quem ousaria entrar nesse local de morte? Quem iria desafiar escalar essa montanha, ou descer a um vale tão tenebroso? Quem teria autoridade para levar a luz até aquele lugar?

Jesus se levantou de seu desafio no deserto, e ao invés de buscar descanso, ele foi em direção a esse lugar, cheio de força, cheio de poder, como uma tocha ele brilhou, e aqueles que estavam em trevas  viram o sol raiar pela primeira vez desde sua existência....

Talvez não estavam enxergando, mas sentiram seu calor, aquela sensação de algo interrompendo a rotina, agora poderiam fazer a diferença de dia e noite, tinham uma orientação, um norte, uma bússola, podiam se mover, Pois Seu Salvador estava ali....  

Assim hoje, como naquele tempo, várias pessoas estão assentadas nas trevas, sofrem estão doentes, cegas, aleijadas, limitadas, com medo, com frio, com fome, sem esperança ou espectativas de mudanças, já estão ali acomodadas na criminalidade, na falta de amor, na indiferença, pois tentam sobreviver a maneira que podem. 

Alguns me dirão: Mas Luciano, existem tantas igrejas, e essas pessoas não vão porque? são tantos programas de TV , rádio, Internet, etc.... E eu respondo afirmando que as igrejas estão cheias de trevas, de morte de maledicencia, os programas de TVs e rádios em sua maioria servem a Mamon.... O que falar da internet onde a igreja se limitou a discutir sobre temas legalistas e etc?

Aqueles que estão assentados em trevas não podem se levantar, o medo os impedes, e a responsabilidade da mudança do cenário cabe a nós, pessoas que se dizem cheias do Espírito, cheias de Jesus, se levantar e enfrentar as trevas com a mensagem do Reino de Deus. 

Levante-se em Nome de Jesus, porque se assim não agir, certamente suas trevas são mais densas do que as deles.

O povo, que estava assentado em trevas, Viu uma grande luz; aos que estavam assentados na região e sombra da morte,A luz raiou.

Mateus 4:16
O povo, que estava assentado em trevas, Viu uma grande luz; aos que estavam assentados na região e sombra da morte,A luz raiou.

Mateus 4:16

Um comentário:

  1. Amei essa explicação realmente tem todo sentido e ela tem a iluminação do espírito santo

    ResponderExcluir