quinta-feira, 5 de abril de 2012

POR ONDE ANDA JESUS?





“E percorria Jesus todas as cidades e aldeias, ensinando nas sinagogas deles, e pregando o evangelho do reino, e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo.
E, vendo as multidões, teve grande compaixão delas, porque andavam cansadas e desgarradas, como ovelhas que não têm pastor.

Mateus 9:35-36

Conheço e canto uma canção que diz o seguinte em seu refrão :
“... Eu quero estar contigo, vivendo em Tua Presença,
Comendo em Tua mesa, Rodeado por Tua Glória, Senhor
Em Tua presença é onde sempre quero estar
Eu só quero estar, contigo quero estar Senhor.”

           E sabe de uma coisa? Quando cantei ou quando canto esta letra, sempre é de todo o coração, fecho meus olhos e declaro com todas as minhas forças a verdade pronunciada em meus lábios que  é de um coração desejoso em estar com Jesus em qualquer lugar que ele estiver.
          Mas você sabe como é essa história de música não é? Geralmente é o momento em que mais mentimos ou dizemos coisas que são totalmente desconhecidas a nós em sua essência.  E pensamos que o lugar que ele está é qualquer outro mas  menos o lugar em que ele se encontra de vferdade.
          Por exemplo, estou cansado de ver no mundo gospel musical pessoas que dizem: “SE EU TE ADORAR POR MEDO DO INFERNO, QUEIMA-ME NO INFERNO. SE EU TE ADORAR PELO PARAÍSO, EXCLUA-ME DO PARAÍSO.
MAS SE EU TE ADORAR PELO QUE TU ÉS, NÃO ESCONDA DE MIM A TUA FACE!” Rabia
          Acham as expressões as mais maravilhosas do mundo, aquelas que acalentam a nossa alma, e na maioria das vezes, cantamos para nos sentirmos bem com a nossa consciência e sendo  assim podemos afirmar que cantoria funciona mais como analgésico do que revela a verdade de nossos desejos.
          Mas por onde Jesus andou? Onde Ele estaria hoje? Bem segundo a Mariana Valadão e sua trupe Ele estaria no Twitter, ou ensaiando com sua banda de Rock and roll  gospel. Sem falar que teria uma BMW, já que naqueles tempos O jumento era o “veículo” do momento (segundo eles, não segundo a Bíblia). Porém quero aqui  te afirmar algo com todo o meu coração. O Jesus da Mariana Valadão é bem diferente do Jesus que a Bíblia que eu leio revela. E sinto muito mesmo por ela conhecer um Jesus tão pobre e tão sem vida quanto este que ela esta apresentando e cantando. (me perdoe e falta de etiqueta ao citar o nome, mas o video dela esta explosto no Youtube.).
         O Jesus que eu conheço, é revelado nas Escrituras Sagradas em constante movimento, sim Ele se movia em direção à vontade do Pai restaurando gente, tocando em pessoas, curando os enfermos, e jamais usava isso para se promover, porque o Jesus que eu conheço não se promove em desgraça dos outros, e sim Seu nome é glorificado por ser homem de dores e de compaixão que se apresenta e se torna a resposta as pessoas.
         O Jesus que eu conheço, valoriza o grito desesperador de um homem sem nome, que conhecemos como Bartimeu ( Filho de Timeu), um mendigo a beira do caminho, cego, pobre e que só não estava nu por conta de uma capa que possuía. Ahhh como Jesus poderia virar as costas a esse pobre mortal?
        O Jesus que eu conheço ao ver um velório de uma viúva numa cidade chamada Naim, não se uniu ao cortejo para cantar a sua nova música da moda e cheia de unção, mas ele se apresentou como a ressurreição e a vida e tocou no esquife e assim devolveu o que aquela viúva tinha de mais importante que era seu filho.
         O Jesus que eu conheço, não gostava muito da roda dos escarnecedores, mas aqui me refiro aqui é a da  alta sociedade que escarnecia da miséria do povo, e por isso Jesus vivia entre as meretrizes, os doentes, os pobres etc.
         O Jesus que eu conheço olhava para os doutores da lei, as autoridades gospel da época e dizia: “Filhos do diabo, servos de Mamom, Sepulcros caiados, (hoje seria, sepulturas enfeitadas e floridas)”. Mas a uma prostituta dizia: “Eu não te condeno...vai e não peques mais”
         O Jesus que eu conheço está bem próximo aos necessitados, aos desamparados, aos aflitos, e é  de impressionante que o Jesus que esses poetas gospel das músicas nunca estão envolvidos com as pessoas em suas tragédias e dores, e quando fazem, é somente para divulgarem a sua “bondade” ou “boas obras”. Como um bom amigo citou: Vá ao corredor do INCA e cante: “hoje o meu milagre vai chegar...”. Esses lobos são patéticos e não tem ideia de quem seja meu Jesus.
         O Jesus que eu conheço tem estado diariamente na Terra Prometida, bairro pobre da cidade onde moro, bairro onde o lixo de toda a cidade é despejado, onde as pessoas não apenas comem NO  lixo, e sim comem DO lixo. Sim tenho visto Jesus ali, no rosto de uma mãe que chora por não ter o suficiente para dar a seu filho. De mães sujas e maltrapilhas, sem ter um lugar para dormir adequado. Enquanto isso se constrói catedrais gigantescas aqui, tiram do pobre e colocam nas paredes. Ah Jesus, eles não ouviram que não deveríamos valorizar tanto assim os templos, e negligenciar aos aflitos...
         Como temos a audácia de declarar a frase da mulçumana Rábia, e nem Sequer nos dispomos a ir a um hospital e estar com os doentes? Como declaramos com todas as forças que preferimos queimar, se não entregamos o nosso corpo para enfrentar o calor da vida que perece nas ruas e nas favelas de nossa cidade?  Como podemos cantar que desejamos, almejamos “estar onde Jesus está”, se evitamos os bares, as boates, os bordeis, as favelas, os sanatórios, as famílias destruídas, e preferimos as recamaras de um templo que chamamos de Igreja como desculpa de não andarmos nas rodas dos escarnecedores? Me poupem, e poupe o Nome de meu Jesus!
          Não, o meu Jesus poderia até passar pelas sinagogas, mas ele jamais seria aceito ali, assim como o Jesus que conheço dificilmente seria admitido no rol de membros da maioria das congregações em nossa cidade.
          E caso em alguns lugares ele fosse aceito, iriam questionar a sua falta de fé por não ter onde reclinar a cabeça, ou não possuir uma BMW,  ou acusar-lhe de inconstância por andar com o tipo de pessoa pecadora que ele costumava andar, e até mesmo de ser maldito por ter nascido em uma manjedoura ao invés de nascer em um hospital melhorzinho.
         O Jesus que eu conheço é muito diferente do apresentado hoje naquilo que é chamado de igreja em nosso país.
         Jesus onde estás? Com quem habitas?
         Se você deseja saber isso de verdade, precisa ler: Isaías 57.15; Sl 51.17; Is 66.2; Mt 5.4; Lc 7.36-38. E faça um favor a si mesmo. Pare de uma vez por todas com de financiar esse mercado gospel.

       Maranata!

       No amor de Cristo, Luciano Couto após muita dor...

Nenhum comentário:

Postar um comentário