domingo, 19 de fevereiro de 2012

Introdução “As Boas Novas”

Leitura Bíblica
1 Corintíos 15:1-34; 15:58
Versículo para memorizar!
Porque não me envergonho do evangelho, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê. Romanos 1:16
Uma pergunta para iniciar nosso estudo do dia:
Você já se arrependeu de seus pecados e recebeu Jesus como seu único Senhor e Salvador? Hoje você tem uma excelente oportunidade para ouvir o evangelho e tomar essa séria decisão.
Meditar sobre este verso
“Na verdade eu sou o mais bruto dos homens, nem mesmo tenho o conhecimento de homem, Nem aprendi a sabedoria, nem tenho o conhecimento do santo. Quem subiu ao céu e desceu? Quem encerrou os ventos nos seus punhos? Quem amarrou as águas numa roupa? Quem estabeleceu todas as extremidades da terra? Qual é o seu nome? E qual é o nome de seu filho, se é que o sabes?” Provérbios 30:2-4

Você conseguiu entender as Perguntas?
Consegue ouvir em teu interior o clamor silencioso das pessoas? Suas dores e angústias?

Estou cansado Oh Deus,
Estou cansado Oh Deus, e desmaio.
Certamente mais rude sou eu que ninguém, nem tenho entendimento do homem.
Não conheço a ciência do Santo.
Quem subiu ao céu e desceu?
Quem encerrou os ventos em seus punhos?
Quem atou as águas em um pano?
Quem afirmou todos os termos da terra?
Qual é o seu nome?
E o nome de seu filho, se sabe?
Provérbios 30:1-4

Milhões de pessoas não compreenderam o significado da vida. Não sabem de onde vem, porque estão aqui, ou quando irão quando suas vidas chegarem ao fim. Algumas até acreditam que existe um Deus, mas se perguntam:”Quem é ele?, Onde Ele está?, Como Ele é?
Os estudos que teremos aqui nesse período através das Escrituras, que popularmente conhecemos com Bíblia, é a Palavra do Deus que fez todas as coisas e que deseja compartilhar com você de Seu grande plano de amor. Por isso é importante que você ouça atentamente a sua Palavra, procurando sempre perguntar, meditar, se interessar, pois assim, certamente Ele te responderá seus honestos questionamentos.
O que vamos aprender?
O Apóstolo Paulo escreveu a seus irmãos na igreja de Corinto, na Grécia, respondendo essas perguntas. Disse que existem seis coisas importantes das quais as pessoas precisam saber para que possam ter condições de tomarem a decisão correta.

1 Coríntios 15:1-28

1. Há uma mensagem de Deus para a humanidade.
2. Jesus morreu, ressuscitou e vive hoje.
3. Há graça e favor de Deus.
4. A morte não é o fim de tudo.
5. Jesus vem outra vez.
6. Haverá um último dia.
È possível conhecer a Deus!
A Bíblia diz que é de suma importância que cada homem e mulher, cada rapaz e cada moça possa ouvir o evangelho, a única mensagem que reaproxima homem com o Deus e Pai celestial.
O Quê é o Evangelho?
É o poder de Deus a todos os que crêem, Romanos 1:16. Paulo diz que Cristo, o Filho de Deus morreu pelos nossos pecados, foi sepultado e que se levantou ao terceiro dia. 1 Cor. 15:1-4.

Precisamos crer que Deus existe e que é galardoador dos que diligentemente o buscam; não é uma figura cruel e distante.
Hebreus 11:6.

Precisamos crer que é um Deus santo, e que os nossos pecados de não busca-lo, de ir pelos nossos próprios caminhos, de nossos muitos pensamentos, palavras e atitudes maldosas, nos afasta de Deus e do seu amor e presença. E o fruto desse afastamento é um eterno castigo terrível depois da morte física. Romanos 3:23; 6:23.

Precisamos crer que Deus pelo seu grande amor enviou Jesus seu Filho, nascido de uma virgem e perfeito, para nos resgatar da ira justa de Deus para que possamos ter paz com Ele e entrar na sua santa presença tanto agora como depois da morte. 1 Pedro 2:24-25.

Precisamos entender que vamos ter que responder a Deus. Por isso precisamos ter consciência de nossos pecados e assim nos arrependermos e confessá-los a Deus. Crendo que Jesus morreu por nós e pedindo a Deus que nos ajude a mudar a nossa maneira de viver. Recebendo a Jesus como Senhor e Salvador, e nos comprometendo a segui-Lo sempre independente das dificuldades. João 1:12-13. Apocalipse 3:20.
Você sabia que Jesus está vivo?
Nossa fé não se baseia em sentimentos emocionais, mas ela se fundamenta sobre fatos sólidos que se admitiriam como evidência crucial em qualquer tribunal. Paulo relatou que 514 pessoas testemunharam sobre a ressurreição de Jesus, sem contar os discípulos. 1 Coríntios 15:5-8.
Existe Graça para todo aquele que crer.
Graça é O favor não merecido de Deus, dado livremente. Não se compra e não se ganha, só se recebe com ação de graças.

Paulo diz que ainda que ele tenha perseguido a igreja, a graça de Deus havia operado poderosamente na vida dele. Foi a graça de Deus que transformou Paulo de um severo chefe de pecadores e o converteu para ser um homem poderoso de Deus. 1 Cor. 15:9-10.
A Morte não é o fim!
Quando morrermos, somente os que escolheram seguir a Jesus, é que entram na presença do Senhor. Aguardamos ansiosamente a ressurreição que vem quando iremos receber corpos novos que não sofrerão mais com as fraquezas do antigo corpo. Viveremos em uma Nova Terra, a verdadeira Terra Prometida, sob um céu novo; mas aqueles que rejeitam ao Senhor só podem esperar um lago de fogo e um tormento eterno longe do amor de Deus.
1 Coríntios 15:12-23, 35-49.
Jesus voltará logo!
Quando Ele vier, fará justiça aos povos da terra. Creia na promessa proferida pelos anjos em Atos 1:11, tal como creram muitos cristãos aos longo dos séculos. 1 Coríntios 15:23-25.
Haverá um Último Dia!
Hoje é o dia de receber a salvação de Deus, e “agora” sempre é o tempo melhor, porque amanhã pode ser muito tarde. 1 Cor. 15:24-28, 50-57. Por razões como estas, nós que cremos devemos nos manter firmes, sem nos desviar destas verdades eternas. Sempre devemos nos oferecer totalmente para servir na Obra do Senhor, comunicando o evangelho a outros, acreditando que mesmo que seja duro e difícil essa tarefa, O senhor sempre nos recompensará. 1Coríntios 15:58


Um desafio para fazermos até o próximo encontro.
Verifique honestamente em oração e relendo esses textos, se você tem a certeza que Jesus é Seu senhor e Salvador. Busque-O com sinceridade, sem pedir nada a não ser que salve a sua alma. E depois vá testemunhar a pelo menos uma pessoa o que Jesus fez em Sua vida.

Que o Senhor Jesus Cristo te abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário