quarta-feira, 17 de agosto de 2011

26 LANÇANDO FORA O MEDO




LINHAS QUE SALVAM-VIDAS

IGREJA VIDA NOVA EM COMUNIDADE
O QUE É REAL

(Uma série de ensinamentos na Primeira Epístola de João)

# 26 LANÇANDO FORA O MEDO

Lançando fora o medo
Leitura Bíblica: 1 João 4:15-18

[15] Se alguém confessa publicamente que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece nele, e ele em Deus. 16 Assim conhecemos o amor que Deus tem por nós e confiamos nesse amor. Deus é amor. Todo aquele que permanece no amor permanece em Deus, e Deus nele. 17Dessa forma o amor está aperfeiçoado entre nós, para que no dia do juízo tenhamos confiança, porque neste mundo somos como Ele. 18No amor não há medo; ao contrário o perfeito amor expulsa o medo, porque o medo supõe castigo. Aquele que tem medo não está aperfeiçoado no amor.


A grande idéia:
O conhecimento preciso, acertado, tanto traz o medo saudável como tamb
ém lança fora medos doentios

O Amor aperfei
çoado lança fora o medo

John Newton escreveu estas palavras em seu hino, TREMENDA GRAÇA:
Foi graça que ensinou meu coração a temer
E a graça meus medos aliviou
John Newton, O Hino, A Graça Tremenda,

O Perigo da ignorância espiritual
1. Ignorância dos problemas fundamentais
Temos medo quando nos falta o conhecimento espiritual
João 16:8-11 " Quando ele vier (o Espírito Santo), convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo. 9 Do pecado, porque os homens não crêem em Mim;

I. (eles não vêem a realidade de sua necessidade de Um Salvador e de Sua cruz)

10 da justiça, porque vou para o Pai, e vocês não me verão mais;

(Os padrões de Deus só são satisfeitos em nosso Representante -Cristo, nossa justiça -1 Coríntios 1:30)
1 Coríntios 1:30 (NVI) 30
É, porém, por iniciativa dEle que vocês estão em Cristo Jesus, o qual se tornou sabedoria de Deus para nós, isto é, justiça, santidade e redenção, 11e do juízo, porque o príncipe deste mundo já está condenado. (A realidade da punição eterna)

D. A ira de Deus contra o pecado
Lucas 12:4-5 "
"Eu lhes digo, meus amigos: Não tenham medo dos que matam o corpo e depois nada mais podem fazer. 5 Mas eu lhes mostrarei a quem vocês devem temer: temam aquele que, depois de matar o corpo, tem poder para lançar no inferno. Sim, eu lhes digo, esse vocês devem temer.

Provérbios 29:25 (NVI) 25 Quem teme o homem cai em armadilhas, mas quem confia no Senhor está seguro.
O temor `a Deus é aquilo que vence todos os outros medos, pois a pessoa que verdadeiramente teme a Deus nada mais precisa temer.


É lógico colocar o temor de Deus sobre todos os outros medos. E então lembramos de que Deus, que é Juiz, nos ama e quer que sejamos reconciliados `a Ele mesmo.
Lucas 12:6-7 (NVI) 6 "
Não se vendem cinco pardais por duas moedinhas Contudo, nenhum deles é esquecido por Deus. 7 Até os cabelos da cabeça de vocês estão todos contados. Não tenham medo; vocês valem mais do que muitos pardais!

Lucas
12:49 "Vim trazer fogo à terra, e como gostaria que já estivesse aceso!
O Senhor é incansável em seu desejo de ver o pecado

removido e sua noiva purificada do pecado.


2. A ignor
ância `a solução do evangelho
Hebreus 9:27-28 [27]
Da mesma forma, como o homem está destinado a morrer uma só vez e depois disso enfrentar o juízo, 28 assim também Cristo foi oferecido em sacrifício uma única vez, para tirar os pecados de muitos; e aparecerá segunda vez, não para tirar o pecado, mas para trazer salvação aos que O aguardam.

1 João 2:28 Filhinhos, agora permaneçam nEle para que, quando Ele se manifestar, tenhamos confiança e não sejamos envergonhados diante dEle na sua vinda.

1 Ts. 5:9-10 Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para recebermos a salvação por meio de nosso Senhor Jesus Cristo. 10 Ele morreu por nós para que, quer estejamos acordados quer dormindo, vivamos unidos a Ele.



1 João 4:17 Dessa forma o amor está aperfeiçoado entre nós, para que no dia do juízo tenhamos confiança, porque neste mundo somos como Ele.

João 3:36 " Quem crê no Filho tem a vida eterna; já quem rejeita o Filho não verá a vida, mas a ira de Deus permanece sobre ele".

João 3:18 " Quem nEle crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, por não crer no nome do Filho Unigênito de Deus.

João 5:24 "Eu lhes asseguro: Quem ouve a Minha palavra e crê naquele que Me enviou, tem a vida eterna e não será condenado, mas já passou da morte para a vida.

II. Medo - o resultado de andar na escuridão


1. O pecado não confessado e não abandonado

1 João 1:5-7 [5] Esta é a mensagem que dEle ouvimos e transmitimos a vocês: Deus é luz; nEle não há treva alguma. 6Se afirmarmos que temos comunhão com Ele, mas andamos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade. 7Se, porém, andarmos na luz, como Ele está na luz, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado.

Salmo 32:3-4 [3]
Enquanto eu mantinha escondidos os meus pecados, o meu corpo definhava de tanto gemer. 4 Pois dia e noite a tua mão pesava sobre mim; minhas forças foram-se esgotando como em tempo de seca. Pausa.
(“Medo é o imposto de renda que a consciência paga `a culpa.” Médico George Sewell, século 18)

A SOLUÇÃO DO EVANGELHO: 1 João 1:9

Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça.

Salmo 32:1-3 Como é feliz aquele que tem suas transgressões perdoadas e seus pecados apagados! 2Como é feliz aquele a quem o Senhor não atribui culpa e em quem não há hipocrisia! 3 Enquanto eu mantinha escondidos os meus pecados, o meu corpo definhava de tanto gemer. E em cujo espírito não há engano!

ESTAMOS FAMILIARIZADOS COM A REVELAÇÃO DE ISAÍAS SOBRE A SANTIDADE DO SENHOR, MAS NÃO DEVEMOS ESQUECER A PROVISÃO QUE ELE RECEBEU
Isaías 6:1-6 (NVI) 1
No ano em que o rei Uzias morreu, eu vi o Senhor assentado num trono alto e exaltado, e a aba de Sua veste enchia o templo. 2 Acima dEle estavam serafins; cada um deles tinha seis asas: com duas cobriam o rosto, com duas cobriam os pés e com duas voavam. 3 E proclamavam uns aos outros: "Santo, santo, santo é o Senhor dos Exércitos, a terra inteira está cheia da Sua glória".4 Ao som das suas vozes os batentes das portas tremeram, e o templo ficou cheio de fumaça. 5 Então gritei: Ai de mim! Estou perdido! Pois sou um homem de lábios impuros e vivo no meio de um povo de lábios impuros; os meus olhos viram o Rei, o Senhor dos Exércitos! 6 Logo um dos serafins voou até mim trazendo uma brasa viva, que havia tirado do altar com uma tenaz.

Isaías 6:7 Com ela tocou a minha boca e disse: "Veja, isto tocou os seus lábios; por isso, a sua culpa será removida, e o seu pecado será perdoado".
2. Visão distorcida de Deus

Sigla F-E-A-R: Falsa Estimativa Parecendo Real

1 João 4:18 No amor não há medo; ao contrário o perfeito amor expulsa o medo, porque o medo supõe castigo. Aquele que tem medo não está aperfeiçoado no amor.

FALSAS ESTIMATIVAS:
• Que Deus vai fazer algo pra nos machucar
• Que Deus deve ser pacificado por nossas obras
A verdade: Deus é amor e ama.
Temos um Advogado, Jesus Cristo (2:1)
• Que Deus não é digno de confiança
A verdade é que nenhuma de Suas promessas falham em acontecer

O Resultado do Medo são:

1. Raiva
2. Vingança
3. Preocupação
4. Ansiedade Agitação
5. Insegurança

III. Lançamos fora o medo através do amadurecer no amor, do amor aperfeiçoado

1. Acreditando no evangelho e recebendo o amor que Deus tem por nós. (A fé que atua pelo amor. Gal 5:6) Porque em Cristo Jesus nem circuncisão nem incircuncisão têm efeito algum, mas sim a fé que atua pelo amor.
1 João 4:16 a (NVI) 16
Assim conhecemos o amor que Deus tem por nós e confiamos nesse amor. Deus é amor. Todo aquele que permanece no amor permanece em Deus, e Deus nele.Nós conhecemos e cremos no amor que Deus tem para nós.
Se você acredita que Deus ama você, você estará:
1 Pedro 5:7 (NVI) 7 Lançando
sobre Ele toda a sua ansiedade, porque Ele tem cuidado de vocês..
Romanos 8:32 (NVI) 32
Aquele que não poupou Seu próprio Filho, mas O entregou por todos nós, como não nos dará juntamente com Ele, e de graça, todas as coisas?

1. Repousando, Apoiando-se em Cristo como sua fonte de vida

1 João 4:16 b. 16b Deus é amor. Todo aquele que permanece no amor permanece em Deus, e Deus nele
3. Se submetendo, se rendendo ao Senhorio de Cristo

2. "Onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade" (2 Coríntios 3:17) Caminhe no Espírito

4. Recebendo o testemunho do Espírito para com sangue de Cristo

Hebreus 9:14 14 quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu de forma imaculada a Deus, purificará a nossa consciência de atos que levam à morte para que sirvamos ao Deus vivo!
5. Perdoando aqueles que transgrediram contra você.
Não assuma o papel de advogado de acusa
ção
O diabo é o acusador dos irmãos

3.
Apocalipse 12:10
Então ouvi uma forte voz dos céus que dizia: "Agora veio a salvação, o poder e o Reino do nosso Deus, e a autoridade do seu Cristo, pois foi lançado fora o acusador dos nossos irmãos, que os acusa diante do nosso Deus, dia e noite.
6. Deixando a prerrogativa, o direito da vingança `a Deus.

Romanos
12:19 19 Amados, nunca procurem vingar-se, mas deixem com Deus a ira, pois está escrito: " MINHA É A VINGANÇA; EU RETRIBUIREI " diz o Senhor.

7. Liberte o Espírito de Deus dentro de você.
Que a palavra de Cristo habite em vocês abundantemente.

Colossenses 3:16 (NVI) 16 Habite ricamente em vocês a palavra de Cristo; ensinem e aconselhem-se uns aos outros com toda a sabedoria, e cantem salmos, hinos e cânticos espirituais com gratidão a Deus em seu coração.

Efésios 5:17-19 (NVI) 17 Portanto, não sejam insensatos, mas procurem compreender qual é a vontade do Senhor. 18 Não se embriaguem com vinho, que leva à libertinagem, mas deixem-se encher pelo Espírito, 19 falando entre si com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando e louvando de coração ao Senhor,

Que o conhecimento dos teus benefícios ofusque o conhecimento do inimigo.

Salmos 103:1-22 (NASB) 1 Bendiga o Senhor a minha alma! Bendiga o Senhor todo o meu ser! 2 Bendiga o Senhor a minha alma! Não esqueça nenhuma de suas bênçãos! 3 É Ele que perdoa todos os seus pecados e cura todas as suas doenças, 4 que resgata a sua vida da sepultura e o coroa de bondade e compaixão, 5 que enche de bens a sua existência, de modo que a sua juventude se renova como a águia. 6O Senhor faz justiça e defende a causa dos oprimidos. 7 Ele manifestou os Seus caminhos a Moisés, os Seus feitos aos israelitas. 8 O Senhor é compassivo e misericordioso, mui paciente e cheio de amor. 9 Não acusa sem cessar nem fica ressentido para sempre; 10 não nos trata conforme os nossos pecados nem nos retribui conforme as nossas iniqüidades. 11 Pois como os céus se elevam acima da terra, assim é grande o Seu amor para com os que o temem; 12 e como o Oriente está longe do Ocidente, assim Ele afasta para longe de nós as nossas transgressões. 13 Como um pai tem compaixão de seus filhos, assim o Senhor tem compaixão dos que o temem; 14 pois Ele sabe do que somos formados; lembra-se de que somos pó. 15 A vida do homem é semelhante à relva; ele floresce como a flor do campo, 16 que se vai quando sopra o vento e nem se sabe mais o lugar que ocupava. 17 Mas o amor leal do Senhor, o seu amor eterno, está com os que o temem, e a sua justiça com os filhos dos seus filhos, 18 com os que guardam a Sua aliança e se lembram de obedecer aos Seus preceitos. 19 O Senhor estabeleceu o Seu trono nos céus, e como rei domina sobre tudo o que existe. 20 Bendigam o Senhor, vocês, seus anjos poderosos, que obedecem à sua palavra. Bendigam o Senhor todos os seus exércitos, vocês, seus servos, que cumprem a Sua vontade. 22 Bendigam o Senhor todas as suas obras em todos os lugares do Seu domínio. Bendiga o Senhor a minha alma!


Salmo 23:1-6 (NVI) 1
O Senhor é o meu pastor; de nada terei falta. 2 Em verdes pastagens me faz repousar e me conduz a águas tranqüilas; 3 restaura-me o vigor. Guia-me nas veredas da justiça por amor do seu nome. 4 Mesmo quando eu andar por um vale de trevas e morte, não temerei perigo algum, pois tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me protegem. 5 Preparas um banquete para mim à vista dos meus inimigos. Tu me honras, ungindo a minha cabeça com óleo e fazendo transbordar o meu cálice. 6 Sei que a bondade e a fidelidade me acompanharão todos os dias da minha vida, e voltarei à casa do Senhor enquanto eu viver.

CONCLUSÃO - CAMINHE NO ESPÍRITO

A vocês, graça e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo, 4 que se entregou a si mesmo por nossos pecados a fim de nos resgatar desta presente era perversa, segundo a vontade de nosso Deus e Pai,

Nenhum comentário:

Postar um comentário