sábado, 30 de julho de 2011

Ensinos elementares da doutrina de cristo. (1º DOUTRINA: Arrependimento- Parte 1)


Arrependimento

Uma mensagem para os nossos dias.

Você já parou e refletiu sobre a época em que vive? Será que em algum momento dessa sua reflexão percebeu o nível de pecado e iníquidade em que nossa geração pratica e de que como deve estar o cálice de Deus hoje? Levando em consideração reflexões desse tipo, que mensagem você acha que a nossa geração precisa? Qual a necessidade dessa gente que caminha a passos largos para o etreno afastamento de Deus?

ARREPENDEI-VOS!



Houve uma é poca em que as coisas também iam muito mal, ao ponto de pais e filhos não se respeitarem, de existirem pessoas corruptas a tal ponto que ropubavam dos pobres sem nenhuma compaixão, existia também um departamento de segurança pública totalmente corrupto e covarde, que praticava a injustiça sem receio de coisa alguma, uma geração totalmente entregue aos desejos da caramne, servindo a satanás e um mundo totalmente coprrompido. Quando de repente surge um homem, sem status, mal vestidos, fedorento e em um lugar inapropriado (deserto) carregando uma mensagem totalmente adversa e contrária as várias mensagens existentes no mundo atual. Uma mensagem que ia de encontro a maldade, ao ego, ao individualismo, a falsa religiosidade, a mensagem que de fato iria preparar o Caminho para alguém muito maior que estava por vir.

Qual a mensagem que João batista começou a anunciar entre o povo de sua época?

Arrependei-vos, pois está próximo o reino dos céus.” MT. 3:2

Ele só tinha isso em seus lábios grosseiros, mas cheio de vida! João Batista não negociou com o sistema, ele entendeu a sua vocação em Deus e correu para o deserto a pregar a mensagem de arrependimento.

É importante citar aqui que João Batista sabi que estava preparando o caminho para Jesus, e isso só era possível se os homens se arrependesse de seus pecados e começassem a produzirem frutos dignos de arrependimento.

Se hoje arde em seu coração uma necessidade de que Cristo venha e se manifeste entre nós, sem dúvida alguma a mensagem em que nos dará condições de preparar o ambiente não é aquela cantada por cânticos que alentam o nosso coração e sim pela dura e verdadeira mensagem do arrependimento, que muitas e muitas vezes nos causará terror e medo, porém o fim desse mensagem para quem de fato a ouve é paz e alegria no espírito.

Qual a mensagem de inauguração do ministério de Jesus?

arrependei-vos, pois está próximo o reino dos céus.”MT. 4:17

O contexto onde essas mensagens foram apresentadas, era o pior possível, corrupção, miséria, doença, religiosidade entre aqueles que se diziam os líderes do povo de Deus, opressão por parte dos romanos e suas influências Satânicas, ou seja, o contexto era dos piores, não havia esperança para os menos favorecidos, como os pobres, as viúvas, os que viviam a margem da sociedade.

Apesar disso, surgem dois homens anunciando coisas totalmente controversas ao estilo de vida daquele povo, assuntos como ter de se arrepender, pois estavam em estado de condenação.

A prioridade era o arrependimento, era o início de um ministério que iria mudar para sempre a forma de todo o mundo se portar ante o julgamento divino.

O que observamos hoje em dia, é que muitos acreditam que a mensagem do arrependimento é algo ultrapassado, só serve para povos bárbaros sem uma cultura como a nossa. Existem homens que se dizem pastores da igreja de Deus(ser é bem diferente de dizer),que excluíram esta mensagem de seus ensinos e pregações. Certa vez cheguei a ver uma entrevista em um canal de TV, onde determinado homem dizendo-se pastor, afirmou que é proibido pregar sobre pecado na igreja dele, pois isso não é mais necessário; segundo ele as pessoas já estavam machucadas o bastante para ouvirem de suas culpas e erros, e era tempo de animá-las a viverem em um estilo de vida vitoriosa.

Parece absurdo, mas este é o contexto da chamada igreja de Deus neste tempo, e não estou me referindo aos que não tem compromisso com a Palavra de Deus, e sim me refiro àqueles que se dizem cristãos, que carregam em seus carros adesivos de que servem a Jesus, que estão palestrando sobre a Bíblia em todos os lugares possíveis, etc.

Também é de conhecimento de todos os que estão antenados com as coisas espirituais, que segundo algumas instituições que se denominam igreja, o pecado de adultério, não é mais pecado, é algo que pode ser resolvido com 'jeitinhos” .

Um cantor muito conhecido em nosso meio simplesmente se divorciou por ter se encantado com a sua secretária, e segue com seu “ministério prosperando”, afirmando que a benção de Deus está sobre a Sua vida! E existem muitas pessoas que concordam com isso, pois vão aos seus shows, compram seus CDs, e seguem financiando o seu pecado.

Qual mensagem você acha que pode mudar esse quadro? O que você esta esperando para anunciar a essa geração a sua verdadeira realidade?Não podemos mais nos esquivar de nossas responsabilidades, e sim, precisamos enfrentar esse desafio de frente, sem medo e temendo somente a Deus!

O que é arrependimento?



Arrependimento é uma palavra comum, principalmente nos círculos religiosos. Muitas definições serão dadas a essa palavra se você perguntar a qualquer tipo de pessoa, porém o que vai fazer toda a diferença nesse tempo não é o que as pessoas dizem sobre esse tema, e sim o que a Bíblia afirma.

A palavra Arrependimento no grego significa “metanoia”, uma mudança de mente, uma mente substituída por completo, pois retira-se a primeira, e recebe uma outra. Porém esta mudança de maneira alguma pode ser realizada por meios humanos ou religiosos de raciocinar, ou de agir, e sim somente por intervenção divina na vida da pessoa, é uma operação espiritual em nossa vida, e se não for dessa maneira, não surtirá efeito algum na vida de quem almeja por esta dádiva.

Um dos aspectos no arrependimento é o deixar a velha maneira de pensar, e receber uma nova mente,e esta sendo do próprio Cristo. Deixamos de pensar como homens pecadores, e pensamos como Cristo o Homem vitorioso.


Continua....


Luciano Couto

Nenhum comentário:

Postar um comentário