sexta-feira, 12 de novembro de 2010

12 HÁBITOS DIÁRIOS



1- ENTREGA DIÁRIA
Texto: Lc. 9:23 “E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me.”

Estamos nos propondo a meditar por um tempo em pelo menos 12 hábitos diários que um discípulo de Jesus deveria ter. Quem chamou a minha atenção para este fato, foi o pr. David MacAdan, quando esteve aqui nesta última semana, um tempo único e abençoador para todos os discípulos em Campos que tiveram o privilégio do contato com ele e o Peter Doncel. Que Jesus nos abençoe e traga ao nosso espírito a verdade revelada em Sua Palavra e nos capacite a viver a cada dia, tudo aquilo que Ele designou para nós.
O texto acima me leva a pensar se este seria um dos fundamentos para todos os demais hábitos. Seria possível vivermos uma vida exemplar de nós mesmo, ou somente seguindo os passos do Mestre?
Jesus nos chama a experimentar uma vida de renuncia, abnegação, uma vida mortificada, totalmente rendida a Ele, e a maneira de iniciarmos essa caminhada é tomando a decisão de aceitar o desafio acima.
O versículo deixa claro que o chamado é para todos, “dizia a todos”, sim muitos são chamados, e ele, Jesus não excluía ninguém dessa possibilidade.
Por outro lado, podemos ver também que Ele não forçava ninguém a tomar essa decisão, Ele usa a expressão “Se Alguém quiser”, que indica claramente que devemos nós decidirmos se queremos entrar por este caminho ou não. Hoje essa palavra é tão real quanto naqueles dias, Jesus te diz: “Se você quiser”. Ele nos dar a oportunidade de raciocinarmos, de pensarmos no assunto, por que nesse caminho, os aventureiros ficam para trás, não podemos tomar essa decisão por sentirmo-nos empolgados, ou emocionados, e sim por uma séria compreensão dos fatos que são apresentados a seguir.
Bem, se você de fato deseja seguir Jesus, precisa fazer o seguinte: “vir após mim”. Jesus deu os passos iniciais nessa jornada, talvez como aqueles escoteiros adentrando uma floresta desconhecida, eles vão marcando cada local, deixando códigos pelas árvores, para que aqueles que vêm atrás, não se percam. A única maneira de não se perder nesse caminho é nunca tirar os olhos de Jesus, nunca desviar-se de seus passos, de suas pegadas no caminho. O termo grego nesse texto é : “akoloutheõ” que significa seguidor, companheiro, aquele que vai pelo mesmo caminho, alude ao discipulado, a pessoa que segue, não tem um outro caminho, ou se tem ele abre mão de seu caminho para seguir o de seu mestre. E a pergunta surge, qual o caminho que você tem seguido? Por qual estrada você tem passado nesse tempo? Ele diz: “Se alguém quiser vir após mim...”
E nessa jornada, “após Jesus”, devemos ter algumas coisas indispensáveis na caminhada, ou melhor, algumas atitudes, sendo que a primeira é: “negue-se a si mesmo”. Como isso é duro! Como isso é radical! Talvez você não consiga ter a dimensão da coisa por que esse versículo se tornou uma expressão comum no meio do povo de Deus. Na verdade muitos versículos se tornaram comum, e isto nos traz um prejuízo enorme.
Negar a si mesmo vai contra tudo o que você ouve hoje tanto no mundo, como em grande parte da chamada igreja. Ninguém aceita negar a si mesmo, todos estão contaminados com o veneno da supervalorização humana. “Você não é calda e sim cabeça” dizem por aí, porém se esquecem que Um só é o Cabeça. Você tem que ter, tem que possuir, isto esta até nos meios chamados cristãos, e é algo que revela o quanto nós temos estado longe de sermos discípulos.
O termo grego para negar é “aparneomai”, significa: negar totalmente, renunciar, negar a si mesmo, um ato totalmente altruísta, abrir mão da sua personalidade. Isso não é uma opção, e sim uma exigência. Mas fique calmo meu amigo, minha amiga, Ele diz: “Se alguém quiser”.
A segunda atitude que você deve ter para seguir Jesus é : “tome a sua cruz”. Meu irmão, minha irmã, que loucura! Como Jesus pode motivar alguém a segui-lo com essas exigências? Sabe o que Ele esta dizendo pra você? “ olha meu caro, no meu reino a sua vida só serve para uma coisa... ser crucificada.” Ele nos diz claramente que não temos nada a oferecer a Ele, além do nosso sacrifício, da nossa abnegação absoluta.
Outra coisa surpreendente é que esta cruz deve ser tomada diariamente, talvez porque o nosso homem interior é muito resistente, ele persevera em te acompanhar, em ressuscitar, em desafiar a sua decisão. Isso vai acontecer todos os dias.
A única maneira de você seguir a Cristo é abrindo mão de você mesmo, e deixando Ele te conduzir. Só assim você obterá êxito nesse primeiro hábito que estamos vendo.
Que o Senhor Jesus Cristo, nos capacite pelo Seu espírito a alcançarmos tal graça.
Shalom

Nenhum comentário:

Postar um comentário