terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Quem é a Pedra?



A espinha dorsal do dogma do papado é Mat. 16:17-19:


"Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do hades não prevalecerão contra ela; dar-te-ei as chaves do reino dos céus; o que ligares, pois, na terra será ligado nos céus, e o que desligares na terra será desligado nos céus."


Supõe-se, portanto, que Pedro é a pedra sobre a qual está edificada a Igreja e que Pedro recebeu as chaves do Reino. Curiosamente, o católico Agostinho de Hipona, em sua obra Retratação, nos oferece a seguinte interpretação do texto:


Nesta pedra, então, disse Ele, a qual tu confessaste, construirei minha Igreja. Esta Pedra é Cristo, e nesta fundação o próprio Pedro construiu (The Fathers of the Church, Catholic University, 1968 e Saint Augustine, The Retractations, Capítulo 20.1).


Em harmonia com a interpretação de Agostinho, vemos que Jesus se refere a ele mesmo com sendo a Rocha sobre a qual está fundamentada a Igreja em outras partes do Evangelho (Mateus 21:42-44, Marcos 12:10, Lc 20:17-18 ).
Efésios 2.20 afirma que a Igreja está constituída sob a fundação dos apóstolos e dos profetas, sendo o próprio Cristo Jesus a Pedra Angular. Apóstolos e profetas bíblicos, pela revelação que portam do Filho de Deus, provêem a plataforma sobre a qual operam os demais dons e ministérios da Igreja. Portanto, todos os apóstolos fazem parte da fundação da Igreja, e não somente Pedro. Não vemos no Novo Testamento nenhuma referência dos outros apóstolos a Pedro como a Rocha primaz. Somente Cristo, a Pedra Angular, a Rocha, é o único que tem primazia sobre sua Igreja e todas as coisas (Atos 4:11, 1 Pedro 2:4-7).
Quanto as chaves do Reino, as Escrituras demonstram que não eram de exclusividade de Pedro. Mateus 18:18 nos diz que a autoridade para ligar e desligar foi dada também aos demais discípulos de Cristo. As chaves do Reino são a revelação que Pedro teve de Cristo como Filho de Deus. Dessa revelação emana a autoridade para abrir as portas do céu, por meio da pregação apostólica. Esta autoridade não repousa somente sobre um homem, e sim sobre todos aqueles que portam a mesma revelação que teve Pedro.


Continua...


Um comentário:

  1. 13 ¶ E, chegando Jesus às partes de Cesaréia de Filipe, interrogou os seus discípulos, dizendo: Quem dizem os homens ser o Filho do homem?
    14 E eles disseram: Uns, João o Batista; outros, Elias; e outros, Jeremias, ou um dos profetas.
    15 Disse-lhes ele: E vós, quem dizeis que eu sou?
    16 E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo

    Observando o texto acima verificamos o inicio da conversa com seus discipulos e percebemos que Pedro acaba de ter uma revelação de quem é Jesus: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo

    Sobre esta verdade ou revelação é que Jesus afirma que ele irá edificar a sua Igreja.
    Por Ele ser o Cristo-Messias e Filho primogenito entre muitos irmãos ele mesmo vai edificar sua igreja, nós que somos seu corpo.
    Esta revelação é um fundamento, alicerce de nossa fé portanto uma rocha sobre a qual a igreja será edificada.

    Em cristo Jesus

    Waguinho

    ResponderExcluir