quinta-feira, 16 de junho de 2016

O ESPÍRITO QUE DESCE COMO POMBA, É O MESMO QUE IMPELE AO DESERTO. MARCOS 1: 9-13



          É bem comum vermos nas celebrações religiosas, a tal busca pelo Espírito Santo, e sinceramente, é difícil identificar o que de verdade as pessoas buscam, quando dizem clamar por mais unção, por mais do espírito, por mais poder de Deus....

          Lembro do período em que fazia o mesmo, sendo um novo chegado as reuniões de oração, clamava pelo Espírito Santo, mesmo porque, caso não fizesse, seria considerado um ser frio e indiferente....

          Mas logo, comecei a questionar o que de fato significava aquele clamor, e posso te dizer que minha tristeza foi grande, pois tudo o que eu queria de verdade era poder para demonstrar e parecer mais espiritual do que meus irmãos....

          Graças a Deus, Ele nunca me deu o que eu pedi!

          Jesus ao ser batizado, O Espírito Santo desceu sobre Ele... Foi algo tangível e nítido diante do público e algumas pessoas na multidão que ali aguardavam a sua vez de serem submersas no Rio Jordão.

          Além de algo tangível, houve uma manifestação audível, uma voz ecoou dos céus, de todos os lugares, um estrondo prazeroso e de alegria, uma voz de deleite e satisfação: TU ÉS MEU FILHO AMADO EM QUEM ME COMPRAZO!

          Que experiência maravilhosa, Jesus sendo cheio do Espírito Santo como nunca, a voz testificava, Uauuuu!!!!  Agora era o momento de sair curando todo mundo, ressuscitando todos os mortos, e fazendo e acontecendo pra todo mudo ver.

          Mas ainda bem, que O Espírito Santo agiu de outra maneira. Ele conduziu Jesus a um lugar, onde pudesse ensiná-lo a controlar esse poder com responsabilidade....  Com sabedoria, submisso ao Pai, e aos propósitos eternos.

          O deserto é o seminário mais poderoso do mundo.... ali aprendemos de verdade, entendemos soberania, dependência, lidar com pressões, opressões e tentações....  Ali conseguimos operar com responsabilidade, para então sermos encaminhados ao ministério, ou serviço que Deus reservou para nossas vidas....


"E aconteceu naqueles dias que Jesus, tendo ido de Nazaré da Galiléia, foi batizado por João, no Jordão.
E, logo que saiu da água, viu os céus abertos, e o Espírito, que como pomba descia sobre ele.
E ouviu-se uma voz dos céus, que dizia: Tu és o meu Filho amado em quem me comprazo.
E logo o Espírito o impeliu para o deserto.
E ali esteve no deserto quarenta dias, tentado por Satanás. E vivia entre as feras, e os anjos o serviam."




quarta-feira, 15 de junho de 2016

JOÃO, O PROFETA QUE BATIZAVA COM ÁGUA MARCOS 1:2-8



Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, Endireitai as suas veredas.


          A Vida de João Batista, foi a manifestação e cumprimento de uma das profecias das Escrituras sagradas. Antes de seu surgimento, havia uma Palavra proferida através de profetas do passado, apontando para seu surgimento e missão.

          Por vezes nos esquecemos que podemos ser manifestação e cumprimento das promessas de Deus para nossa geração, nos encantamos com o brilho atraente do mundo, e deixamos de manifestar a luz de Cristo, que brilha para a vida.

          João, surgiu, apareceu em um cenário nada atraente, O DESERTO. Ele transmitia uma mensagem, que também, por sua vez, não era nada atraente: BATISMO DE ARREPENDIMENTO PARA REMISSÃO DOS PECADOS.

          Sua forma de se apresentar em público, tão pouco era atraente, pois se vestia de pelo de Camelo, e cinto de couro, além de sua alimentação também ser bastante repulsiva: comia gafanhotos e bebia mel silvestre.

          Tudo em torno desse profeta era assustador, não havia nada voltado para a glória, para o glamour, não existia um departamento de estratégias para atrair pessoas para ouvir a mensagem, porém mesmo assim, muita gente percorria longas distâncias para ir ter com ele.

          Quando o texto diz no versículo 5  que as pessoas iriam até ele confessando os seus pecados, aqui não esta dizendo que simplesmente chegavam ao local e se reconheciam pecadores.... Na verdade a coisa era profundamente séria.... Havia confissão de verdade, as pessoas abriam seu coração e a sua voz narrando um pouco de suas vidas pecaminosas, vazias e sujas.

          Porém, após o processo doloroso e humilhante da confissão, poderiam ser sepultados para aquela velha vida e assim serem ressurretos com um novo propósito de vida.

          E João tinha mais.... muito mais a dizer.... Na verdade a sua mensagem, o seu trajeto, as suas roupas, eram somente a preparação para algo muito maior do que ele.... Alguém que ele nem poderia amarrar os cardaços,


Eu, em verdade, tenho-vos batizado com água; ele, porém, vos batizará com o Espírito Santo.


          Sim, João dizia que o seu serviço era apenas sombra, e um apontamento para algo muito maior, e inimaginável....

          Jesus estava vindo, Jesus estava surgindo e se manifestando entre eles, e Jesus teria o poder de submergi-los a uma dimensão espiritual sem precedentes, uma imersão onde eles seriam livres dos pecados, libertos das cadeias espirituais, salvos dos grilhões da morte.... pois seriam batizados com O ESPÍRITO SANTO.

         Todos nós batizamos alguém, João batizava com água, Jesus com O Espirito Santo, e com que eu batizo as pessoas? Batizamos com as nossas enxurradas de palavras, com as nossas ações, tem pessoas que se saturam ao ponto de explodirem conosco... que tipo de batismo propomos as pessoas?


Em que hoje, posso afirmar que a minha vida aponta para algo muito maior do que eu?

Que tipo de batismo, ou imersão, submeto a vida das pessoas que estão a minha volta?

O que atrai as pessoas até a mim? São meus truques ou a minha vida?

Que tipo de pessoas vive ao meu redor? 



terça-feira, 14 de junho de 2016

O EVANGELHO É JESUS CRISTO MARCOS 1:1




"Princípio do Evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus"




Talvez você já saiba, ou de repente não, mas o significado da palavra EVANGELHO É: 

 "Boa Notícia" , "Boa Nova", "Boa Mensagem". 




O contexto político, religioso  da época era extremamente crítico, crise para tudo quanto é lado, fome, violência, injustiça pra tudo quanto é lado, corruptos no poder, inversão de valores que fazia o honesto parecer ridículo, e o agressor uma vítima da sociedade....



Conhece um contexto semelhante?



Pois bem, em um momento assim, Jesus surge, não apenas com uma boa mensagem, ou um bom discurso, na verdade Ele se revelou como O Verbo de Deus, a Grande Boa Notícia de Deus ao ser humano...



"Eu Sou Jesus, O Filho de Deus!".... "Agora, é chegado a vocês, o Reino de Deus.!!!"


Eis a melhor notícia que um pecador poderá ouvir em toda a sua existência!