domingo, 28 de dezembro de 2014

O ano novo e o Velho Homem



O ano novo e o velho homem

          Assim como muitos acreditam que com o bater da meia noite e a queima de fogos do dia 31 de Dezembro para 01 de janeiro as mudanças aconteceram de forma mágica, outros também creem que com um simples levantar de mãos, ou ida a frente de um púlpito pode fazer com que haja uma transformação em seu velho homem. E da mesma maneira que as mudanças da virada de ano não surgirão se você não mudar primeiro, o velho homem permanecerá em ti, caso não haja uma entrega total.

          Quando o ano vira, as dividas que você contraiu não sumirão a não ser que você as pague, as contas de luz, água, aluguel, farmácia, supermercado, etc, também te assombrarão, por mais um ano, pois não existe mágica na virada de ano. Todos fazem promessas de que serão diferentes, mas na verdade são as mesmas pessoas, com as mesmas atitudes que obtém os mesmos resultados a cada ano que passa. Isso porque quem precisa “Virar” não é o ano, e sim você!
No caso do velho homem que habita em nós, adquirimos o hábito de proferir palavras mágicas,  para que ele seja anulado ou mesmo morto, e assim surja o novo homem. Porém só há uma saída para quem deseja ter uma nova vida, e é sacrificando a velha. Dois corpos não habitam o mesmo lugar no espaço, assim como não pode haver dois de você. Um precisa morrer, para que o outro permaneça. 


          Portanto, se desejas que seu ano seja diferente, então seja diferente em suas ações no decorrer do dia a dia. E se queres ser um novo homem, renovado, restaurado e santo, deixe que o velho homem o seus velhos hábitos seja morto, dia após dias com o carregar de sua Cruz. Pois assim , e somente assim poderemos dar espaço para Ele, Cristo, habite em nossos corações para sempre!

IGREJA, Afinal de contas o que é isto?

         

           Existem muitas afirmações, conceitos e opiniões em torno do que seja IGREJA, algumas levando pessoas a cometerem ações que são totalmente contrárias ao que as Escrituras nos dizem que tem haver com o Espírito da Igreja, outras fazendo com que pessoas se afastem do Cristo revelado. Esquecemos por vezes que além de inúmeras outras características, a Igreja é o Corpo de Cristo, e não um amontoado de dogmas escritos por denominações;  A Igreja são pessoas, e não tijolos sobrepostos sobre outros tijolos colados por massa , rebocado e pintado por profissionais;  além do mais a Igreja é o Testemunho de Deus no Espírito Santo oferecido  a um mundo perdido onde se torna o único farol direcionando as pessoas ao Único salvador, Jesus Cristo.
          Quando se afirma que a Igreja é o Corpo de Cristo, devemos lembrar em primeiro lugar que essa afirmação não surgiu de uma mente humana, ou algum pastor iluminado, muito menos de um santo papa. Em 1Cor. 12:27, o apóstolo Paulo Iluminado pelo Santo Espírito de Deus, escreve aos irmãos que se reuniam em Corinto, que Eles eram igreja por serem o Corpo de Cristo. Esse mistério vai além do que a mente humana possa explicar, quando nos tornamos participantes da mesa do Senhor, somos um com Ele, estamos nEle e Ele em nós, e isso não é mágica e sim graça e misericórdia. Pertencer a Igreja é ser parte do Corpo de Cristo, é ser parte de Deus. Deus em mim, e eu nEle.
          E quão profundo também o fato de Deus escolher que pessoas se tornem seu Corpo. Por muitas vezes fomos ensinados a acreditar que ir a um local de culto seria o mesmo que ir a Igreja. Achamos isso espiritual, quando na verdade isso destrói a grande Espiritualidade. Valorizamos mais os tijolos e os enfeites, do que pessoas. Na verdade começamos a desvalorizar gente, quando valorizamos paredes. As formalidades  do chamado templo e conceito de casa de Deus destroem a verdadeira espiritualidade de que pessoas e não locais são Igreja. Deus não habita em templos feito por mãos humanas, e sim em pessoas, a glória dEle vem sobre pessoas, portanto não chame de santo aquilo que Deus não chama de Santo... Não chame de Igreja aquilo que Deus não chama de Igreja. Ah, aceite ser Igreja, eu sei que é um mistério grande, mais aceite ser Igreja. E desfrute desse grande mistério.
          A Igreja é o próprio testemunho de Deus aos homens, pois revela Cristo a cada passo que dá. Enquanto a Igreja estiver aqui, se movendo e manifestando Jesus pelo poder do Espírito, há esperança para o homem. Porém a partir do momento que a Igreja verdadeira é usurpada por uma pseudo-Igreja, ainda que falemos de Jesus, preguemos Jesus, ou qualquer coisa que façamos em Seu nome, será em vão, pois o Testemunho da Igreja só é validado e confirmado pelo Espírito Santo, e não por dizermos palavras mágicas. Talvez isso explique o fato de o número de evangélico e católicos crescerem tanto no Brasil e ainda assim haver  tanta violência, miséria, indiferença, corrupção, etc, entre o povo, inclusive os fiéis. Você não precisa ir a uma favela ou nordeste para encontrar pessoas que passam fome, basta procurar com cuidado em cada congregação que encontrará membros desamparados mesmo que em seus círculos existam pessoas com grandes posses. Se entendêssemos que ser Igreja é testemunhar pelo Espírito, começaríamos a fazer isso a partir de nosso ambiente. Não haveria mais necessitado, pessoas com fome, ou sem roupas... Trocaríamos o fato de termos muitas roupas, pela benção de comprar e doar a irmãos que não tiveram a mesma posse deixaria de construir grandes mansões para que o desabrigado passasse a ter o seu Teto, teríamos tudo em comum e daríamos um grande testemunho. Isto é Igreja! Que impacto causaria ao mundo uma Igreja assim?

          Apesar de não tocar em todos os pontos do que seja Igreja, podemos começar a avaliar em que lado do que seja Igreja estamos vivendo, e quem sabe se Deus nos ajudar, poderemos começar a viver inserido no Corpo de Cristo, sendo pessoas cheias do Espírito para testemunhar mais do que falar, e assim revelar a Glória de Deus! Se alcançarmos a revelação de que somos o Corpo de Cristo, se entendermos que Deus nos habita e assim testemunharmos no poder do espírito, quão grande salvação há de se manifestar em nossa geração!